Pular para o conteúdo principal

Bibliografia de Jim Carrey.


James Eugene Carrey (Newmarket, 17 de janeiro de 1962) é um ator canadense, célebre por interpretar papéis cômicos como Ace Ventura, O Máscara, etc. Carrey também atingiu sucesso de críticas em interpretações dramáticas em filmes como: O Truman Show.

Antes da fama.

Nascido numa pequena localidade nas cercanias de Toronto, seus pais eram Percy e Kathleen Carrey. Jim interessou-se pela comédia desde pequeno, chegando a enviar a sua resume para o The Carol Burnett Show quando tinha apenas dez anos. A sua habilidade no ramo levou professores do seu liceu a lhe concederem alguns minutos antes do fim do dia de aulas para Carrey fazer rápidas encenações cômicas (stand-up comedy) para os seus colegas de turma. Os pais de Carrey viveram tempos difíceis e foram forçados a mudar-se para os subúrbios de Scarborough, em Toronto, onde tiveram de trabalhar como seguranças e empregados de limpezas na fábrica Titan Wheels. Carrey começou por trabalhar oito horas por turnos todos os dias depois da escola que frequentava, o Agincourt Collegiate Institute, o liceu mais antigo de Scarborough.

Carreira no cinema.

Jim Carrey estreou no filme "Rubberface", em 1981. Quatro anos depois, foi-lhe concebido um papel principal na comédia negra Once Bitten (no Brasil, "Procura-se Rapaz Virgem") interpretando Mark Kendall, um adolescente virgem que é perseguido por uma vampira de 400 anos protagonizada por Lauren Hutton. Carrey não atingiria o sucesso de bilheteiras até uma década depois, quando foi chamado para representar o principal papel na comédia Ace Ventura: Um Detetive Diferente, que só estreou meses antes de "In Living Color", um programa cômico da TV americana em que participara.
O filme recebeu péssimas críticas, também influenciado pelo fato de Carrey receber uma nomeação para um Golden Raspberry Award de 1994 como "Pior Ator-Revelação". Contudo, o filme foi um grande êxito comercial. Graças a ele fora concedidos a Carrey mais dois papéis principais: em O Máscara e Débi e Lóide, ambos lançados no mesmo ano.
Em 1995, Carrey apareceu no filme Batman Eternamente como Charada ou Riddler, com excelente atuação. E voltou a encarnar Ace Ventura em Ace Ventura: Um maluco na África. Ambos os filmes foram um sucesso de bilheteria e renderam a Carrey cachês multimilionários.
Alternando seus sucessos regulares na comédia, Carrey teve a oportunidade de mudar a rotina para ser a estrela principal em The Truman Show - (no Brasil, O Show de Truman - o show da vida) em 1998, uma mudança que conduziu Jim a rumores sobre uma possível nomeação para um Oscar da Academia, o que não aconteceu.
No ano seguinte recebeu o papel do comediante Andy Kaufman em "O Mundo de Andy" personagem que lhe provocou grande desgaste físico e psíquico. Vários atores,
incluindo Edward Norton entre outros, estavam interessados no papel, mas a popularidade de Jim Carrey, incluindo uma demonstração com os bongôs, que Kaufman usara nas suas próprias atuações, ajudou Jim a ser o escolhido. Apesar das boas críticas, Carrey não foi nomeado para um Oscar.
No ano de 2000, Carrey juntou-se de novo aos irmãos Farrely (os realizadores de "Deby & Loyd") na sua comédia escatológica, "Eu, Eu mesmo e Irene", que era sobre um policial que sofre com dupla personalidade depois que sua esposa o trai com um anão negro. Com os filhos crescidos, se envolve num romance com uma mulher interpretada por Renée Zellweger. O filme arrecadou 24 milhões de dólares no seu fim-de-semana de estréia e 90 milhões em toda sua carreira nos EUA.
Carrey continuou a aparecer em comédias de grande sucesso sem deixar de atuar também em papéis mais dramáticos. A sua atuação em "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças" em 2004 recebeu críticas muito positivas e, mais uma vez, foi previsto incorretamente que Carrey receberia uma nomeação para um Oscar, contudo o filme recebeu um Oscar da Academia na categoria de Melhor Argumento Original e Kate Winslet, com quem contracenou, recebeu uma nomeação pela sua atuação.
No ano anterior, em 2003, Carrey juntou-se de novo a Tom Shadyac para a comédia que foi um sucesso financeiro, O Todo-Poderoso. Arrecadando mais de 242 milhões de dólares nos Estados Unidos e mais de 458 milhões em todo o mundo, este filme tornou-se segunda comédia de ação real de maior bilheteria.

Vida pessoal.

Jim Carrey foi casado duas vezes: primeiro com Melissa Womer, relacionamento do qual nasceu a sua filha, Jane (06/09/1987). Depois se casou com a atriz Lauren Holly, um casamento que durou menos de um ano. Jim esteve envolvido com Renée Zellweger, a qual conheceu durante as filmagens de "Eu, Eu mesmo e Irene", contudo a sua relação terminou em Dezembro de 2000. Jim é dono de um jato Gulfstream V da Gulfstream Aerospace e de um carro Saleen S7. Carrey revelou ainda ter sido vítima de um período de depressão na revista 60 Minutes em Novembro de 2004. A sua banda favorita é Cannibal Corpse, uma banda de Death Metal, que apareceram com um pequeno papel em "Ace Ventura - Um detetive diferente”. Jim insistiu que eles atuassem no filme. Atualmente namora a atriz Jenny McCarthy. Jim Carrey tornou-se avô em 26 de fevereiro de 2010, quando sua filha Jane deu à luz um menino em Los Angeles. O bebê, de nome Jackson Riley Santana, nasceu às 0h28 locais (5h28 de Brasília) com 3,2kg.

Frase.

Sou uma pessoa difícil para conviver. Pareço um animal enjaulado. À noite levanto-me e começo a andar pelo quarto. Não consigo descer das nuvens e desligar-me do que eu faço. Sou como um astronauta. Vivo na Lua o dia inteiro e, ao chegar a casa à noite, tenho que pôr o saco do lixo para fora.

Prêmios e indicações.

Ganhou

Globo de Ouro de "melhor ator - drama" - "O Show de Truman" (1998)

Globo de Ouro de "melhor ator - comédia/musical" -"O Mundo de Andy" (1999) 

Ganhou MTV Movie Awards 2009 com melhor comediante

Indicação  

Quatro indicações ao Globo de Ouro de "melhor ator - comédia/musical" - "O Máskara" (1994), "O Mentiroso" (1997), "O Grinch" (2000) e "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004).

Indicação ao BAFTA de melhor ator - "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004).

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Carrey

Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Armas da Armadura de Libra.

Barra dupla Barra tripla Escudo Espada Tonfá Tridente

Pop art.

   Trata-se de um estilo artístico baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo. Surgiu a partir do final dos anos 50, principalmente na Inglaterra e Estados Unidos e recebeu esse nome pelo crítico Lawrence Alloway. A princípio, o movimento parecia centrar-se numa provocação e rompimento radical com as belas-artes. À medida que novos artistas começam a utilizar-se do estilo, parece começar a haver uma compreensão maior de seus objetivos de exploração dos potenciais da arte gráfica comercial, principalmente notado no trabalho de Andy Warhol. WARHOL, artista plástico norte-americano, um dos fundadores da arte pop. Nos Estados Unidos, os trabalhos de Jasper Johns e Robert Rauschenberg tiveram bastante influência sobre os artistas pop. JOHNS, pintor e escultor norte-americano estilo pop. Celebrizou-se pintando bandeiras e latas de cerveja, que obtiveram grande êxito em mostras internacionais de arte, embora seu estilo seja muito contestado. RAUSCHENBERG, pintor e grava

Lobisomem.

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias. O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pesso

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.