Pular para o conteúdo principal

Como descartar o óleo.

O óleo vegetal, ou óleo de cozinha, é extremamente poluente. Por isso, o descarte consciente deste resíduo é necessário para evitar a contaminação dos rios ao ser despejado nas redes de esgoto. De acordo com o Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul, as pessoas não devem jogar o óleo de cozinha usado na pia, ralos, vaso sanitário. Ao fazer isso, provocam o entupimento no encanamento das residências, e contaminam os rios.
Segundo o departamento, despejar o óleo sobre a terra ou derramá-lo dentro do saco de lixo também não resolve a questão, pois acaba criando uma camada impermeável sobre a superfície, facilitando a ocorrência de enchentes, podendo poluir as águas do subsolo dos rios.
De acordo com a Sabesp, o descarte de óleo de cozinha pela rede de esgoto pode ocasionar incrustação da gordura nas tubulações entre outras consequências.
A melhor solução é a reciclagem, pois o óleo usado pode se transformar em sabão. Espere o óleo esfriar e depois o coloque dentro de garrafas de refrigerante do tipo pet. Existem ONGs, como o Instituto Triângulo, que coletam o material. Se não achar nenhuma, coloque a pet com o óleo usado no lixo reciclável.
Segundo o Instituto Triângulo, a OSCIP que realiza a coleta de óleo usado no Grande ABC e em São Paulo, existe centenas de Pontos de Entrega Voluntária de óleo de cozinha usado espalhados pelo Brasil. Somente na Grande São Paulo, o instituto disponibiliza 55 pontos instalados em escolas e supermercados.
Se você não conhece nenhuma organização que colete esse resíduo na sua região, uma saída para dar um destino correto ao óleo de cozinha é fazer o sabão em casa. Confira a receita de sabão caseiro do instituto:

Receita de Sabão Caseiro.

Ingredientes.

2 litros de óleo de cozinha usado; 

350 g de soda em escama; 

350 ml de água.

Preparo.

Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos). Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.

Importante.

Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda caustica se dissolva.

Retirado do site: http://diariodebiologia.com/2009/03/existe-uma-maneira-correta-de-descartar-o-oleo-de-cozinha-e-as-pilhas-usadas/

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1122821-16022,00-COMO+DESCARTAR+CORRETAMENTE+O+OLEO+DE+COZINHA+USADO.html


Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Frases 2.

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. &

Trolls.

Os trolls são criaturas originarias da mitologia nórdica. Algumas características como viver entre a natureza e uma aparência horrenda são comuns a todos os trolls, mas em relação aos tipos e tamanhos pode variar bastante. Segundo algumas obras podem existir vários tipos de trolls, variando de local para local, como cavernas, montanhas, florestas, entre outros, e também podem variar no tamanho, podendo haver trolls do tamanho de gigantes, sendo até confundidos com os mesmos, trolls do tamanho humanoide, sendo às vezes confundidos com orcs, e trolls pequenos, que geralmente são confundidos com goblins, devido à aparência. Os trolls atacam viajantes e aventureiros. Os trolls costumando se encontrar em locais fixos, mas moram sozinhos em seus esconderijos. Os trolls costumam se juntar em bandos para realizar algumas ações mais eficazmente que sozinhos porém, geralmente brigam entre si por causa do bens de suas conquistas e os grupos acabam se dissolvendo. A principal vantagem do troll

Horoscopo segundo os Cavaleiros do Zodiaco.