Pular para o conteúdo principal

Ancestrais do homem.


Provavelmente o ancestral de todos os grandes símios foi o Dryopithecus, animal de pequeno porte, tinha cerca de 1 metro de altura, que viveu a 20 milhões de anos atrás.
Mais ou menos a 10 milhões de anos apareceu, através da evolução do Dryopithecus, o gênero Pongidae. A 8 milhões outro gênero surgiu, os Hominidaes que engloba chimpanzés, Gorilas e homens. E somente a 4 milhões de anos atrás surgiu o subgênero homo.


Os ancestrais.

No ano de 1924 o professor Raymond Dart, de Johannesburgo anunciou a descoberta de um crânio que apresentava uma estranha combinação de características comuns aos crânios humanos e outras dos símios.
Posteriormente outros ossos foram encontrados e o esqueleto montado. Conclui-se que o tal animal caminhava de forma ereta e seu crânio tinha um volume médio de 600 cm3. A esse animal foi dado o nome de Australopiteco.
O Australopiteco tinha um metro e meio de altura e provavelmente usava ferramentas, entretanto não há provas que as inventava.
Análises da mandíbula do crânio mostraram que a língua não tinha muitos movimentos e por isso os antropólogos concluíram que o Australopiteco não tinha uma linguagem mais sofisticada que a de um chimpanzé.
O Australopiteco se espalhou por toda a África, de acordo com as exigências de cada ambiente o animal foi se diversificando até formar novas espécies. Uma das espécies formadas foi o Homo habilis que tinha um crânio de 650 cm3 e uma língua possivelmente mais livre que a do australopitecos, no entanto ainda estava longe de formar uma linguagem complexa.

O Homo habilis foi o primeiro primata, comprovadamente, a produzir, ainda que de forma muito rústica, ferramentas. Entretanto não era caçador, os instrumentos fabricados eram usados para auxiliar a coleta de frutos e o corte da carne de restos de caças de outros mamíferos.

As hipóteses.

Antigamente acreditava-se em uma linha evolutiva que seguia a seguinte ordem: Australopiteco, homo habilis, Homo erectus, homem de Neandertal e o homo sapiens. Entretanto com uma análise mais atenciosa dos crânios a teoria da linha evolutiva caiu por terra.
O crânio do Neandertal apresentava características evolutivas e regressivas.
Através de evidencias os antropólogos classificaram o Neandertal como um ramo paralelo da evolução.
Anos depois, com o aperfeiçoamento da datação de ossos através do carbono-14, descobriu-se que o Homo erectus, o Homo sapiens e o homem de Neandertal eram contemporâneos.
A parti desta descoberta veio uma dúvida: O porquê o homo erectus e o Neandertal se extinguiram, dando lugar a supremacia do Homo sapiens?

A hipótese mais aceita diz respeito a guerras. Através de guerras o homo Sapiens extinguiu as outras espécies de homo.

Evolução.

Australopitecos Boisei - É considerado o mais forte dos australopitecos. Seus fósseis foram achados na Tanzânia e no Quênia. Os machos tinham uma crista de osso na cabeça.

Homo Habilis - Seus restos procedem de Olduvai, na Tanzânia, e do Lago Turkana, no Quênia. Desenvolveu as primeiras ferramentas.

Australopitecos Robustus - Encontrado em Swartkrans na África do Sul, tinhas as mãos cujo formato permitia a construção de ferramentas.

 Homo Erectus - Muito mais evoluído que os australopitecos, migraram do berço africano para outras regiões. Dominou o uso do fogo, fabricava ferramentas e vivia em cavernas.

Neandertal - Conviveu por milhares de anos com o Homo Sapiens moderno. Fóssil achado em Portugal sugeriu que as duas espécies chegaram a se cruzar. Foi extinto na ultima idade do gelo.

Homo Sapiens arcaico - De cérebro grande, é o ancestral mais próximo do homem atual. Viveu principalmente na Europa e na Ásia, há cerca de 500 mil anos.

 Humanos Atuais - A civilização começou há cerca de 10 mil anos, com o fim da última idade do gelo e início da agricultura. As primeiras cidades surgiram há 5 mil anos.

Retirado do site: http://primatas.no.sapo.pt/homem.htm

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/1941021-ancestrais-homem/


Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Armas da Armadura de Libra.

Barra dupla Barra tripla Escudo Espada Tonfá Tridente

Pop art.

   Trata-se de um estilo artístico baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo. Surgiu a partir do final dos anos 50, principalmente na Inglaterra e Estados Unidos e recebeu esse nome pelo crítico Lawrence Alloway. A princípio, o movimento parecia centrar-se numa provocação e rompimento radical com as belas-artes. À medida que novos artistas começam a utilizar-se do estilo, parece começar a haver uma compreensão maior de seus objetivos de exploração dos potenciais da arte gráfica comercial, principalmente notado no trabalho de Andy Warhol. WARHOL, artista plástico norte-americano, um dos fundadores da arte pop. Nos Estados Unidos, os trabalhos de Jasper Johns e Robert Rauschenberg tiveram bastante influência sobre os artistas pop. JOHNS, pintor e escultor norte-americano estilo pop. Celebrizou-se pintando bandeiras e latas de cerveja, que obtiveram grande êxito em mostras internacionais de arte, embora seu estilo seja muito contestado. RAUSCHENBERG, pintor e grava

Lobisomem.

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias. O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pesso

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.