Yu-gi-oh!

Yu-gi-oh!
dragão branco de olhos azuis, dragão luminoso de olhos azuis e dragão supremo de olhos azuis.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Yuki-onna.


Yuki-onna “yuki”, que significa neve, e “onna”, que significa mulher (雪女? mulher da neve) é um espírito ou youkai encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas. Yuki-onna é muitas vezes confundida com o Yama-uba ( "velha da montanha" ), mas eles não são os mesmos.
Segundo o folclore, as Yuki-Onna cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.

Inúmeros são os relatos de suas aparições, e as histórias variam de região para região. Em alguns lugares, a Yuki-onna costuma aparecer no mês de janeiro, perto do ano novo. Em outros, a youkai é uma figura benevolente e solitária. No entanto, dizem que é ela que traz a morte para os viajantes que se perdem durante as tempestades de neve. A verdade é que, por ser a preferida dos poetas e dos literatos, os contos folclóricos se misturaram com os contos inventados pelos escritores.
A história mais famosa sobre a Yuki-onna foi escrita por Patrick Lafcádio Hearn, também conhecido como Koizumi Yakumo. Escritor, ele escreveu diversos contos de fadas, um dos quais se chama Yuki-onna, que faz parte do livro “Kwaidan”, transformado em filme em 1965.


Lenda.


Ela é vista em lendas por diversos casos, mas quase todos são de que ela é bela, voa e encanta as pessoas nas nevascas, fazendo eles se perderem e morrerem de frio. Mas há casos, no próprio folclore, que diz que seu canto foi usado para ajudar pessoas e acharem a saída de uma nevasca, revelando aos viajantes que se encontram presos em tempestades de neve e usa a respiração de gelo para deixá-los como cadáveres revestidos.

Yuki-onna aparece nas noites de neve como uma mulher alta e bonita com longos cabelos negros e lábios vermelhos. Sua pele pálida, quase transparente, faz sua mistura com a paisagem de neve. Ela às vezes usa um kimono branco, mas outras lendas descrevem-na como nua, com apenas o rosto e os cabelos ficando contra a neve. Apesar de sua beleza, seus olhos podem trazer o terror em mortais. Ela flutua pela neve, sem deixar pegadas (na verdade, alguns contos dizem que ela não tem pés, uma característica de muitos fantasmas japoneses), e ela pode se transformar em uma nuvem de neblina ou neve se ameaçada.
Segundo algumas outras lendas, dizem que ela seria originária de uma princesa da lua. Cansada da vida nos céus, esta donzela desceu sobre uma nevasca a fim e investigar a Terra, não podendo retornar, foi amaldiçoada e não pode voltar a Lua. Sendo assim, ela poderia aparecer somente em noites de lua cheia, quando a neve é mais profunda.
Algumas lendas dizem que a Yuki-onna, é associada ao Inverno e tempestades de neve, é o espírito de alguém que foi morto na neve. Ela é ao mesmo tempo bela e serena, ainda que cruel em matar inocentes mortais. Até o século 18, ela foi quase uniformemente retratada como o mal. Hoje, porém, muitas vezes as histórias a deixam mais humana, enfatizando sua natureza como um fantasma e beleza efêmera. Em muitas histórias, Yuki-onna aparece para viajantes presos em tempestades de neve, e usa seu hálito gelado para deixá-los como cadáveres revestidos em gelo. Outras lendas dizem que ela simplesmente leva-os a se perder para que eles morram na neve. Outras vezes, ela se manifesta com uma criança. Quando uma alma bem-intencionada leva o "filho" dela, eles são congelados no lugar. Pais à procura de crianças perdidas são particularmente suscetíveis a esta tática. Outras lendas fazem Yuki-onna muito mais agressiva. Nestas histórias, muitas vezes ela invade casas, soprando na porta com uma rajada de vento matando moradores durante o seu sono (Algumas lendas requerem que ela seja convidada para dentro primeiro).

Às vezes, ela está simplesmente satisfeita de ver uma vítima morrer. Outras vezes, ela é mais vampírica, drenando o sangue de suas vítimas, ou "força da vida." Ela ocasionalmente toma uma forma parecida com a succubus, seduzindo os homens para drenar o se sangue ou congelá-los por via sexual ou um beijo. Outras histórias contam que Yuki-Onna canta para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em outras lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.
Outras lendas são ainda mais ameaçadoras, a mulher de neve da região de Niigata leva as pessoas a congelar até a morte, tira lágrimas e fígados de crianças; em Iwate e Miyagi, ela pode puxar para fora sua alma; e em Ibaraki, ela grita aos transeuntes e empurra-os em barrancos se for ignorada. Em Aomori, ela assume o caráter da ubume fantasma mãe, perturbando as pessoas para segurar o seu filho, se negam, ela então se torna tão grande que pode esmagar o homem.

Como a neve e o inverno que ela representa, Yuki-onna tem um lado mais suave. Ela às vezes deixa a vítima ir por várias razões. Em uma lenda popular sobre Yuki-onna, ela deixa um rapaz livre por causa de sua beleza e idade. Ela o faz prometer que nunca vai falar pra ninguém sobre ela, só que mais tarde na vida, ele conta a história para sua esposa, que se revela ser a mulher da neve. Ela insulta por ele quebrar a sua promessa, mas o poupa de novo, desta vez foi por causa da preocupação com seus filhos (mas se
ele se atrevesse a maltratar seus filhos, ela voltaria sem misericórdia. Felizmente para ela, ele é um pai amoroso). Em uma lenda semelhante, Yuki-onna derrete quando o marido descobre a sua verdadeira natureza.

Embora seja muitas vezes que alguém pensou em sair ou durante tempestades de neve em lua cheia, em algumas regiões, a mulher disse que a neve é para fazer a sua aparição em uma data fixa. Na área da província de Iwate Tono ela aparece na koshogatsu (15 de janeiro), no dia de Ano Novo e sai no dia primeiro de fevereiro.

Na cultura popular.

Yukina - Yu Yu Hakusho
  • Letty Whiterock é uma yuki-onna na série de jogos Touhou Project. Apesar de atacar o jogador, aparentemente não têm más-intenções. 
  •  Em Yu Yu Hakusho, Yukina é uma mulher de gelo e irmã gêmea de Hiei.  
  • A Mizore de Rosario + Vampire é uma mulher de gelo igual a sua mãe. As duas nasceram e moram no país das mulheres de gelo.
  • Em Bleach, a zanpakutou de Rukia, Sode no Shirayuki, é uma mulher de gelo.  
  • Em Nurarihyon no Mago, existe uma Yuki-Onna conhecida como Tsurara Oikawa. 
  •  Em Pokémon, existe um Pokémon chamado Froslass que é baseado numa Yuki-Onna. 
  •   Em Sakurahime Kaden, existe uma Yuki-Onna que bebeu sangue de anão, Asaguiri.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yuki-onna

http://scourgecorp-mitologia.blogspot.com.br/2010/03/yuki-onna.html

http://aoikuwan.com/2011/01/05/criaturas-sobrenaturais-parte-7-yuki-onna/

http://blog.sakuraanimes.com/divirta-se/sobre-o-japao/257-seres-do-folclore-japones-yuki-onna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails