Pular para o conteúdo principal

Gaia.

Gaia, Géia, Gea ou Gê era a deusa da Terra, também conhecida como Mãe Terra. Segundo
Hesíodo, no princípio surge o Caos, e do Caos nascem Gaia, Tártaro, Eros, Érebo e Nix. A deusa
foi também à propiciadora dos sonhos e a protetora da fecundidade. Na mitologia grega, Gaia
é a personificação da Terra como deusa. Uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo.
Gaia possui natureza forte e personifica a base onde se sustentam todas as coisas.
Gaia, na mitologia clássica, personificava a origem do mundo, o triunfo e ordenamento do
cosmos frente ao caos, a propiciadora dos sonhos, a protetora da fecundidade e dos jovens.
Gaia gera sozinha Urano, Ponto e as Montanhas. Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de
ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses
"bem-aventurados".
Com Urano, Gaia gerou os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Téia, Reia, Têmis,
Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos.
Após, Urano e Gaia geraram os Ciclopes e os Hecatônquiros (Gigantes de Cem Mãos). Sendo
Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e os
encerrou novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir,
chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente
Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de
Cronos e os escondeu, para que, quando viesse Urano, durante a noite não percebesse sua
presença. Ao descer, Urano, para se unir mais uma vez com a esposa, foi surpreendido por
Cronos, que o atacou e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos
de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue de Urano
derramado sobre Gaia, nasceram os Gigantes, as Erínias as Melíades e Afrodite.
Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos. Mas vendo o
quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com
o ato de tirania e intolerância do filho, tramou uma nova vingança.
Quando Cronos se casou com Réia e passou a reger todo o universo, Urano lhe anunciou que
um de seus filhos o destronaria. Ele então passou a devorar cada recém nascido por conselhos
do pai. Mas Gaia ajudou Réia a salvar o filho que viria a ser Zeus. Réia então, em vez de
entregar seu filho para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, e escondeu seu filho em uma
caverna.
Já adulto Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs com a ajuda de Gaia. E durante cem
anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele
venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três Ciclopes e os
três Hecatônquiros.
Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e
se tornou o novo soberano do Universo. Todavia, Zeus realizou um acordo com os
Hecatônquiros para que estes vigiassem os Titãs no fundo do Tártaro. Gaia pela terceira vez se
revoltou e lançou mão de todas as suas armas para destronar Zeus.
Num primeiro momento, ela pariu os incontáveis Andróginos, seres com quatro pernas e quatro braços que se ligavam por meio da coluna terminado em duas cabeças, além de possuir os órgãos genitais femininos e masculinos. Os Andróginos surgiam do chão em todos os quadrantes e escalavam o Olimpo com a intenção de destruir Zeus, mas, por conselhos de Têmis, ele e os demais deuses deveriam acertar os Andróginos na coluna, de modo a dividi-los exatamente ao meio. Assim feito, Zeus venceu.
Em outra oportunidade, Gaia produziu uma planta que ao ser comida poderia dar imortalidade aos Gigantes; todavia a planta necessitava de luz para crescer. Mas ao saber disto Zeus ordenou que Hélios, Selene, Eos e as Estrelas não subissem ao céu, e escondido nos véus de Nix, ele encontrou a planta e a destruiu. Mesmo assim Gaia incitou os Gigantes a colocarem as montanhas umas sobre as outras na intenção de subir o céu e invadir o Olimpo. Mas Zeus e os outros deuses venceram novamente.
Como última alternativa, enviou seu filho mais novo e o mais horrendo, Tifão para dar cabo dos deuses e seus aliados, mas os deuses se uniram contra a terrível criatura e depois de uma terrível e sangrenta batalha, eles conseguem vencer o último filho de Gaia.
Enfim, Gaia cedeu e acordou com Zeus que jamais voltaria a tramar contra seu governo. Dessa forma, ela foi recebida como uma deusa Olímpica.

Outras versões.

Pseudo-Apolodoro.

Em Pseudo-Apolodoro, seu mito é semelhante ao contado por Hesíodo.
Urano é o primeiro a governar todo o mundo, e se casa com Gaia Desta união nascem os Hecatônquiros, Briareu, Giges e Coto. Em seguida, nascem os cíclopes, Arges, Estéropes e Brontes, que foram encerrados no Tártaro. Os próximos filhos são os Titãs, os filhos Oceano, Céos, Hiperião, Crio, Jápeto e o mais novo de todos, Cronos, e as filhas titânides Tétis, Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Dione e Teia.
Gaia ficou triste com a destruição dos seus filhos, encerrados no Tártaro, e convenceu os Titãs a atacarem Urano, e deu a Cronos uma foice de adamantina. Os titãs, exceto Oceano, atacaram Urano, e Cronos castrou Urano, jogando suas genitais no mar; das gotas de sangue nasceram as Fúrias, Alecto, Tisífone e Megera.
Após destronarem Urano, os titãs libertaram seus irmãos presos no Tártaro, e escolheram Cronos como seu soberano, mas este encerrou-os de volta no Tártaro, e se casou com sua irmã Reia. Gaia e Urano profetizaram que Cronos seria destronado por seu filho, o que fez Cronos engolir cada filho que nascia de Reia.
Mais tarde, durante a guerra entre Zeus e Cronos, Gaia profetizou que Zeus teria a vitória se ele se aliasse aos prisioneiros do Tártaro, o que foi feito.
Gaia também teve filhos com Ponto (deus primitivo do mar): Fórcis, Taumante, Nereu, Euríbia e Ceto.
Outra previsão de Gaia foi que Zeus e Métis teriam uma filha e um filho, e este derrubaria Zeus; Zeus evitou esta profecia engolindo Métis antes da filha nascer.
Segundo Ferecides de Leros, Triptólemo era filho de Gaia e Oceano.
Mais tarde, foi Gaia que incentivou a guerra entre os gigantes e os deuses olímpicos, fazendo gigantes, seus filhos com Urano, atacarem Zeus. Estes gigantes não podiam ser mortos por deuses, mas Zeus chamou Héracles, que matou vários gigantes. Na sequência da guerra, Gaia teve com Tártaro o monstro Tifão, que foi enterrado por Zeus no vulcão Etna.

Outros filhos de Gaia são:

Equidna, com Tártaro.
 Argos Panoptes.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_%28mitologia%29

http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/gaia

http://gaiaplanejamento.com.br/empresa.php

Comentários

Top 5 da Semana

O novo Digimon V-Pet o Vital Bracelet.

Vocês se lembram do Digimon V-Pet? Os Tamakoshi do Digimon, no dia   13 de Março de 2021 no Japão lançou sua nova versão o   Vital Bracelet Digital Monster, uma versão fitness do Digimon Pet, mas chega a ser parecido com o Pokémon Go pela ideia. O legal desse novo virtual pet é que o seu treino, atividades físicas refletem no estado de seu Digimon, então quando mais você treina e cumpre as missões dadas pelo Vital Bracelet mais forte seu Digimon fica e ao contrario acontece também como se você não cumpre essas condições o Digimon fica fraco e pode até morrer.   O sistema de evolução é simples, leva em conta o valor Vital, aliado à percentagem de vitórias e ao número de troféus obtidos com isso vai influenciar o crescimento e a evolução do Digimon. E depois de certo tempo ocorre a evolução de seu parceiro Digimon. DIM CARDS. Digimon Identified Memory Card ou simplesmente DIM CARD. São cartões que permitem desbloquear Digimons, missões e itens cosméticos, sendo que a...

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

Glossário da 2ª Guerra Mundial.

Antissemitismo: é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor antissemita Wilhelm Marr, uma forma de eufemizar o “ódio aos judeus”.  Adolf Hitler: (1889-1945) foi um político alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista o símbolo era a bandeira vermelha com a suástica. Hitler é nomeado chanceler pelo presidente alemão, em janeiro de 1933, em meio a uma séria crise política. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países. No dia 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e o Chanceler Golbbels suicidaram-se. Arianismo: é uma heresia cristã fundada no século IV por Ario, um presbítero de Alexandria, no Egito. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Para os arianos, Cristo não é mais do que a primeira das criat...

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...