Pular para o conteúdo principal

Gaia.

Gaia, Géia, Gea ou Gê era a deusa da Terra, também conhecida como Mãe Terra. Segundo
Hesíodo, no princípio surge o Caos, e do Caos nascem Gaia, Tártaro, Eros, Érebo e Nix. A deusa
foi também à propiciadora dos sonhos e a protetora da fecundidade. Na mitologia grega, Gaia
é a personificação da Terra como deusa. Uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo.
Gaia possui natureza forte e personifica a base onde se sustentam todas as coisas.
Gaia, na mitologia clássica, personificava a origem do mundo, o triunfo e ordenamento do
cosmos frente ao caos, a propiciadora dos sonhos, a protetora da fecundidade e dos jovens.
Gaia gera sozinha Urano, Ponto e as Montanhas. Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de
ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses
"bem-aventurados".
Com Urano, Gaia gerou os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Téia, Reia, Têmis,
Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos.
Após, Urano e Gaia geraram os Ciclopes e os Hecatônquiros (Gigantes de Cem Mãos). Sendo
Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e os
encerrou novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir,
chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente
Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de
Cronos e os escondeu, para que, quando viesse Urano, durante a noite não percebesse sua
presença. Ao descer, Urano, para se unir mais uma vez com a esposa, foi surpreendido por
Cronos, que o atacou e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos
de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue de Urano
derramado sobre Gaia, nasceram os Gigantes, as Erínias as Melíades e Afrodite.
Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos. Mas vendo o
quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com
o ato de tirania e intolerância do filho, tramou uma nova vingança.
Quando Cronos se casou com Réia e passou a reger todo o universo, Urano lhe anunciou que
um de seus filhos o destronaria. Ele então passou a devorar cada recém nascido por conselhos
do pai. Mas Gaia ajudou Réia a salvar o filho que viria a ser Zeus. Réia então, em vez de
entregar seu filho para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, e escondeu seu filho em uma
caverna.
Já adulto Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs com a ajuda de Gaia. E durante cem
anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele
venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três Ciclopes e os
três Hecatônquiros.
Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e
se tornou o novo soberano do Universo. Todavia, Zeus realizou um acordo com os
Hecatônquiros para que estes vigiassem os Titãs no fundo do Tártaro. Gaia pela terceira vez se
revoltou e lançou mão de todas as suas armas para destronar Zeus.
Num primeiro momento, ela pariu os incontáveis Andróginos, seres com quatro pernas e quatro braços que se ligavam por meio da coluna terminado em duas cabeças, além de possuir os órgãos genitais femininos e masculinos. Os Andróginos surgiam do chão em todos os quadrantes e escalavam o Olimpo com a intenção de destruir Zeus, mas, por conselhos de Têmis, ele e os demais deuses deveriam acertar os Andróginos na coluna, de modo a dividi-los exatamente ao meio. Assim feito, Zeus venceu.
Em outra oportunidade, Gaia produziu uma planta que ao ser comida poderia dar imortalidade aos Gigantes; todavia a planta necessitava de luz para crescer. Mas ao saber disto Zeus ordenou que Hélios, Selene, Eos e as Estrelas não subissem ao céu, e escondido nos véus de Nix, ele encontrou a planta e a destruiu. Mesmo assim Gaia incitou os Gigantes a colocarem as montanhas umas sobre as outras na intenção de subir o céu e invadir o Olimpo. Mas Zeus e os outros deuses venceram novamente.
Como última alternativa, enviou seu filho mais novo e o mais horrendo, Tifão para dar cabo dos deuses e seus aliados, mas os deuses se uniram contra a terrível criatura e depois de uma terrível e sangrenta batalha, eles conseguem vencer o último filho de Gaia.
Enfim, Gaia cedeu e acordou com Zeus que jamais voltaria a tramar contra seu governo. Dessa forma, ela foi recebida como uma deusa Olímpica.

Outras versões.

Pseudo-Apolodoro.

Em Pseudo-Apolodoro, seu mito é semelhante ao contado por Hesíodo.
Urano é o primeiro a governar todo o mundo, e se casa com Gaia Desta união nascem os Hecatônquiros, Briareu, Giges e Coto. Em seguida, nascem os cíclopes, Arges, Estéropes e Brontes, que foram encerrados no Tártaro. Os próximos filhos são os Titãs, os filhos Oceano, Céos, Hiperião, Crio, Jápeto e o mais novo de todos, Cronos, e as filhas titânides Tétis, Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Dione e Teia.
Gaia ficou triste com a destruição dos seus filhos, encerrados no Tártaro, e convenceu os Titãs a atacarem Urano, e deu a Cronos uma foice de adamantina. Os titãs, exceto Oceano, atacaram Urano, e Cronos castrou Urano, jogando suas genitais no mar; das gotas de sangue nasceram as Fúrias, Alecto, Tisífone e Megera.
Após destronarem Urano, os titãs libertaram seus irmãos presos no Tártaro, e escolheram Cronos como seu soberano, mas este encerrou-os de volta no Tártaro, e se casou com sua irmã Reia. Gaia e Urano profetizaram que Cronos seria destronado por seu filho, o que fez Cronos engolir cada filho que nascia de Reia.
Mais tarde, durante a guerra entre Zeus e Cronos, Gaia profetizou que Zeus teria a vitória se ele se aliasse aos prisioneiros do Tártaro, o que foi feito.
Gaia também teve filhos com Ponto (deus primitivo do mar): Fórcis, Taumante, Nereu, Euríbia e Ceto.
Outra previsão de Gaia foi que Zeus e Métis teriam uma filha e um filho, e este derrubaria Zeus; Zeus evitou esta profecia engolindo Métis antes da filha nascer.
Segundo Ferecides de Leros, Triptólemo era filho de Gaia e Oceano.
Mais tarde, foi Gaia que incentivou a guerra entre os gigantes e os deuses olímpicos, fazendo gigantes, seus filhos com Urano, atacarem Zeus. Estes gigantes não podiam ser mortos por deuses, mas Zeus chamou Héracles, que matou vários gigantes. Na sequência da guerra, Gaia teve com Tártaro o monstro Tifão, que foi enterrado por Zeus no vulcão Etna.

Outros filhos de Gaia são:

Equidna, com Tártaro.
 Argos Panoptes.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_%28mitologia%29

http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/gaia

http://gaiaplanejamento.com.br/empresa.php

Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Frases 2.

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. &

Trolls.

Os trolls são criaturas originarias da mitologia nórdica. Algumas características como viver entre a natureza e uma aparência horrenda são comuns a todos os trolls, mas em relação aos tipos e tamanhos pode variar bastante. Segundo algumas obras podem existir vários tipos de trolls, variando de local para local, como cavernas, montanhas, florestas, entre outros, e também podem variar no tamanho, podendo haver trolls do tamanho de gigantes, sendo até confundidos com os mesmos, trolls do tamanho humanoide, sendo às vezes confundidos com orcs, e trolls pequenos, que geralmente são confundidos com goblins, devido à aparência. Os trolls atacam viajantes e aventureiros. Os trolls costumando se encontrar em locais fixos, mas moram sozinhos em seus esconderijos. Os trolls costumam se juntar em bandos para realizar algumas ações mais eficazmente que sozinhos porém, geralmente brigam entre si por causa do bens de suas conquistas e os grupos acabam se dissolvendo. A principal vantagem do troll

Horoscopo segundo os Cavaleiros do Zodiaco.