Pular para o conteúdo principal

Gaia.

Gaia, Géia, Gea ou Gê era a deusa da Terra, também conhecida como Mãe Terra. Segundo
Hesíodo, no princípio surge o Caos, e do Caos nascem Gaia, Tártaro, Eros, Érebo e Nix. A deusa
foi também à propiciadora dos sonhos e a protetora da fecundidade. Na mitologia grega, Gaia
é a personificação da Terra como deusa. Uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo.
Gaia possui natureza forte e personifica a base onde se sustentam todas as coisas.
Gaia, na mitologia clássica, personificava a origem do mundo, o triunfo e ordenamento do
cosmos frente ao caos, a propiciadora dos sonhos, a protetora da fecundidade e dos jovens.
Gaia gera sozinha Urano, Ponto e as Montanhas. Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de
ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses
"bem-aventurados".
Com Urano, Gaia gerou os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Téia, Reia, Têmis,
Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos.
Após, Urano e Gaia geraram os Ciclopes e os Hecatônquiros (Gigantes de Cem Mãos). Sendo
Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e os
encerrou novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir,
chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente
Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de
Cronos e os escondeu, para que, quando viesse Urano, durante a noite não percebesse sua
presença. Ao descer, Urano, para se unir mais uma vez com a esposa, foi surpreendido por
Cronos, que o atacou e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos
de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue de Urano
derramado sobre Gaia, nasceram os Gigantes, as Erínias as Melíades e Afrodite.
Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos. Mas vendo o
quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com
o ato de tirania e intolerância do filho, tramou uma nova vingança.
Quando Cronos se casou com Réia e passou a reger todo o universo, Urano lhe anunciou que
um de seus filhos o destronaria. Ele então passou a devorar cada recém nascido por conselhos
do pai. Mas Gaia ajudou Réia a salvar o filho que viria a ser Zeus. Réia então, em vez de
entregar seu filho para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, e escondeu seu filho em uma
caverna.
Já adulto Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs com a ajuda de Gaia. E durante cem
anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele
venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três Ciclopes e os
três Hecatônquiros.
Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e
se tornou o novo soberano do Universo. Todavia, Zeus realizou um acordo com os
Hecatônquiros para que estes vigiassem os Titãs no fundo do Tártaro. Gaia pela terceira vez se
revoltou e lançou mão de todas as suas armas para destronar Zeus.
Num primeiro momento, ela pariu os incontáveis Andróginos, seres com quatro pernas e quatro braços que se ligavam por meio da coluna terminado em duas cabeças, além de possuir os órgãos genitais femininos e masculinos. Os Andróginos surgiam do chão em todos os quadrantes e escalavam o Olimpo com a intenção de destruir Zeus, mas, por conselhos de Têmis, ele e os demais deuses deveriam acertar os Andróginos na coluna, de modo a dividi-los exatamente ao meio. Assim feito, Zeus venceu.
Em outra oportunidade, Gaia produziu uma planta que ao ser comida poderia dar imortalidade aos Gigantes; todavia a planta necessitava de luz para crescer. Mas ao saber disto Zeus ordenou que Hélios, Selene, Eos e as Estrelas não subissem ao céu, e escondido nos véus de Nix, ele encontrou a planta e a destruiu. Mesmo assim Gaia incitou os Gigantes a colocarem as montanhas umas sobre as outras na intenção de subir o céu e invadir o Olimpo. Mas Zeus e os outros deuses venceram novamente.
Como última alternativa, enviou seu filho mais novo e o mais horrendo, Tifão para dar cabo dos deuses e seus aliados, mas os deuses se uniram contra a terrível criatura e depois de uma terrível e sangrenta batalha, eles conseguem vencer o último filho de Gaia.
Enfim, Gaia cedeu e acordou com Zeus que jamais voltaria a tramar contra seu governo. Dessa forma, ela foi recebida como uma deusa Olímpica.

Outras versões.

Pseudo-Apolodoro.

Em Pseudo-Apolodoro, seu mito é semelhante ao contado por Hesíodo.
Urano é o primeiro a governar todo o mundo, e se casa com Gaia Desta união nascem os Hecatônquiros, Briareu, Giges e Coto. Em seguida, nascem os cíclopes, Arges, Estéropes e Brontes, que foram encerrados no Tártaro. Os próximos filhos são os Titãs, os filhos Oceano, Céos, Hiperião, Crio, Jápeto e o mais novo de todos, Cronos, e as filhas titânides Tétis, Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Dione e Teia.
Gaia ficou triste com a destruição dos seus filhos, encerrados no Tártaro, e convenceu os Titãs a atacarem Urano, e deu a Cronos uma foice de adamantina. Os titãs, exceto Oceano, atacaram Urano, e Cronos castrou Urano, jogando suas genitais no mar; das gotas de sangue nasceram as Fúrias, Alecto, Tisífone e Megera.
Após destronarem Urano, os titãs libertaram seus irmãos presos no Tártaro, e escolheram Cronos como seu soberano, mas este encerrou-os de volta no Tártaro, e se casou com sua irmã Reia. Gaia e Urano profetizaram que Cronos seria destronado por seu filho, o que fez Cronos engolir cada filho que nascia de Reia.
Mais tarde, durante a guerra entre Zeus e Cronos, Gaia profetizou que Zeus teria a vitória se ele se aliasse aos prisioneiros do Tártaro, o que foi feito.
Gaia também teve filhos com Ponto (deus primitivo do mar): Fórcis, Taumante, Nereu, Euríbia e Ceto.
Outra previsão de Gaia foi que Zeus e Métis teriam uma filha e um filho, e este derrubaria Zeus; Zeus evitou esta profecia engolindo Métis antes da filha nascer.
Segundo Ferecides de Leros, Triptólemo era filho de Gaia e Oceano.
Mais tarde, foi Gaia que incentivou a guerra entre os gigantes e os deuses olímpicos, fazendo gigantes, seus filhos com Urano, atacarem Zeus. Estes gigantes não podiam ser mortos por deuses, mas Zeus chamou Héracles, que matou vários gigantes. Na sequência da guerra, Gaia teve com Tártaro o monstro Tifão, que foi enterrado por Zeus no vulcão Etna.

Outros filhos de Gaia são:

Equidna, com Tártaro.
 Argos Panoptes.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_%28mitologia%29

http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/gaia

http://gaiaplanejamento.com.br/empresa.php

Comentários

Top 5 da Semana

O que é Hamon?

  Hamon é uma técnica de luta que apareceu no primeiro arco de Jojo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood, essa técnica foi criada para derrotar os homens do Pilar e os vampiros que nasceram com a Máscara de Pedra. Ela foi criada possivelmente no início da humanidade para derrotar os Homens do Pilar. Hamon é uma técnica de respiração também conhecida como Sendō que significa onda, essa técnica faz o corpo humano transmitir ondas de energia similares a luz do Sol representando assim a vida, sendo oposto a Máscara de Pedra. Os líquidos são ótimos condutores de Hamon, devido o fato de ser mais fácil fazer as ondulações, e em objetos cobertos por óleo fica mais fácil usar o Hamon esses objetos com essa energia tornam se mais eficazes, mas objetos como metal não conduzem Hamon, isso porque objetos inorgânicos não possuem liquido dentro deles para fazer um fluxo de ondulação. O Hamon produz ondulações na corrente sanguíneas de seu usuário, e espalha por todo o seu corpo, normalmente o uso d...

Kirito.

Nome: Kirito (キリト); Nome Real: Kirigaya Kazuto (桐ヶ谷和人); Idade: 17 anos (14 ao entrar em SAO), nascido em 7 de outubro de 2008; Dublado por: Yoshitsugu Matsuoka. É o protagonista da série Sword Art Online. Ele foi escolhido como um dos 1000 betas para os testes do jogo Sword Art Online. Seu verdadeiro nome é Kazuto Kirigaya (桐ヶ谷和人 Kirigaya Kazuto). Ele é um jogador solo que tem uma habilidade única no jogo de usar duas espadas em combate. Kirito é um jogador Solo. Ele é também um Beater (mistura da palavra Beta com Cheater) devido aos acontecimentos durante a batalha contra o Boss do primeiro andar. É conhecido como o Espadachim Negro, devido à sua preferência por equipamentos de cor negra e o fato incomum de usar uma Espada de uma mão sem escudo. Posteriormente também receberá o título de Dual Blade Swordsman, devido à habilidade única chamada Dual Blades. Comumente chamado de Beater, não costuma entrar em grupos, tampouco em guildas. As únicas guildas que entrou, foram Os G...

Fauno.

Fauno (do latim Faunus , "favorável" ou também Fatuus , "destino" ou ainda "profeta") é nome exclusivo da mitologia romana , de onde o mito originou-se, como um rei do Lácio que foi transmutado em deus e, a seguir, sofreu diversas modificações, sincretismo com seres da religião grega ou mesmo da própria romana, causando grande confusão entre mitos variados, ora tão mesclados ao mito original que muitos não lhes distinguem diferenças (como, por exemplo, entre as criaturas chamadas de faunos – em Roma – e os sátiros , gregos). Assim, para compreender a figura de Fauno , é preciso inicialmente saber que o nome era usado para denominar, essencialmente, três figuras distintas: Fauno , rei mítico do Lácio , deificado pelos romanos , muitas vezes confundido com Pã , com Silvano e/ou com Lupércio (como deus, era imortal); Faunos (no plural, embora possa ser usado no singular, quando individuado o ser) – criaturas que, tal como os sátiros gre...

Elite dos 4.

A Elite dos 4 são os treinadores mais difíceis depois dos líderes de ginásio. Você só pode desafiá-los se possuir as oito insígnias para provar que é um treinador forte. A Elite dos 4 é uma classe instrutor e título dado a quatro treinadores que se qualificam como sendo os melhores treinadores em seus respectiva(s) região(s), com apenas o campeão Pokémon acima do seu nível de habilidade. Existem atualmente cinco conjuntos de Elite Quatro membros e Um campeão, correspondentes ao número de gerações que os principais jogos da série já passaram.   Kanto, Hoenn e Unova Elite dos 4 são semelhantes, no entanto, pelo menos um tipo precisa ser mudado para que eles sejam o mesmo.  Hoenn Elite dos 4 é muito semelhante a de Kanto.  Unova Elite dos 4 é o primeiro que permite ao jogador escolher a ordem em que a Elite ira lutar. Os campeões estão juntos com os membros da elite dos 4. Kanto (Lorelei, Bruno, Agatha, Lance e Blue) Johto (Will, Koga, Bruno Karen e Lance) ...

Jiban.

Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, da Central City, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do Dr. Igarashi e de Ayumi de um monstro do Biolon. Foi ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta. O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Armas. Maximilian: Na verdade, a Maximilian é uma junção de três armas numa só. Acoplada na perna direita de Jiban, pode disparar grandes choques em sua forma original. Na forma de pistola, a Maximilian Gun, pode disparar raios, tanto destrutivos quanto neutralizadores. E no formato de espada, Jiban aplicava o golpe derradeiro que destruia os bionóides. Era o principal trunfo do Policial de Aço, até o surgimento do Auto-Canhão. Mesmo sem o Maximilian, Jiban possui um...