Pular para o conteúdo principal

Thor.


Thor ou Tor (nórdico antigo: Þórr, inglês antigo: Þunor, alto alemão antigo: Donar) é o mais forte dentre deuses e homens.
Thor (filho de Odin e Frigga) foi o deus nórdico do trovão (por isto representava a força da natureza), talvez o mais popular deus da mitologia nórdica. Ele tinha um martelo chamado Mjolnir (o destruidor), feito por anões das cavernas subterrâneas, com o qual dominava o trovão. Cada vez que Thor lançava seu martelo, a fim de desferir seu poderoso golpe, este voltava pra sua mão como um bumerangue. Além disso, Thor também tinha um cinturão mágico (Megingiord) que duplicava sua força e que, sabidamente, era muito grande.
Thor era corpulento, tinha cabelos e barba ruivos, olhos vermelhos e estava sempre disposto a ajudar seus amigos desinteressadamente. Sua missão era manter a salvo, e em ordem, o mundo dos deuses e dos humanos, combatendo os gigantes e a grande serpente do caos: Jörmungand.
Durante sua infância, Thor foi impedido de viver com outros deuses no Asgard, por causa dos seus frequentes acessos de ira, os quais perduraram até sua juventude. A grande força de Thor, combinada com seu temperamento tempestuoso, representava uma ameaça a todos. Quando finalmente Thor pode ir morar com os outros deuses em Asgard, ele recebe como morada o palácio Bilskinir, o maior do Valhalla. Este palácio era a morada final para as pessoas humildes após a sua morte. Muitas pessoas apreciavam a honestidade de Thor, seu jeito simplório e seu ímpeto de combater aquilo que ameaçava as pessoas. Por este motivo, Thor era muito venerado e cultuado, até mais que Odin, o deus dos deuses.
Thor viajava num carro que era puxado por dois carneiros mágicos chamados Tanngrisnir e Tanngnjóstr, cujos dentes e cascos soltavam grandes faíscas. Estes tinham a peculiaridade de que Thor podia cozinhá-los e, em seguida, caso precisasse continuar viagem, cobria os ossos com o couro dos animais e utilizava o poder regenerador do seu martelo para trazê-los novamente à vida.
Thor vivia em Asgard, no reino de Pruoheimr, termo que significa morada da força. Ali vivia com sua esposa Sif e seus filhos no palácio Bilskirnir.

Thor e seus símbolos.

O mais importante símbolo do deus Thor é seu martelo, que na pré-história escandinava surgia sob a forma de um machado - relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O Mjollnir (destruidor), o martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos. Existem evidências de que o culto ao martelo continuaram na Era Viking a serem propiciadores de fertilidade feminina para o casamento. O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da Era Viking, e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes em pescoços dos cristãos convertidos. Recentemente, diversos formatos de pingente do martelo são vendidos em todo o mundo, demonstrando não somente a permanência do símbolo, mas também, a grandiosidade do mito de Thor na cultura e no imaginário contemporâneo, que atinge de forma impressionante o cinema, a literatura, os quadrinhos e as artes plásticas em geral.

Thor na Mídia.

Na Marvel Comics: Thor é um dos heróis que transita entre Midgard e Asgard, luta com a equipe Vingadores e mantém sua imagem divina de Deus do Trovão. O imaginário de Thor nos quadrinhos é devedor de representações surgidas durante o século XIX, especialmente das óperas alemãs, afastando-se da iconografia medieval. Sua armadura recorda o equipamento romano e seu elmo com asas é influenciado pelas fantasias do Oitocentos: os vikings nunca utilizaram elmos com chifres ou asas, nem ao menos existe qualquer referência a isto sobre Thor nas fontes literárias do medievo.



Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor

http://www.mortesubita.org/paganismo/textos-pagaos/thor-um-deus-heroi-tempestuoso

http://www.infoescola.com/mitologia/thor/

Comentários

Top 5 da Semana

Kirito.

Nome: Kirito (キリト); Nome Real: Kirigaya Kazuto (桐ヶ谷和人); Idade: 17 anos (14 ao entrar em SAO), nascido em 7 de outubro de 2008; Dublado por: Yoshitsugu Matsuoka. É o protagonista da série Sword Art Online. Ele foi escolhido como um dos 1000 betas para os testes do jogo Sword Art Online. Seu verdadeiro nome é Kazuto Kirigaya (桐ヶ谷和人 Kirigaya Kazuto). Ele é um jogador solo que tem uma habilidade única no jogo de usar duas espadas em combate. Kirito é um jogador Solo. Ele é também um Beater (mistura da palavra Beta com Cheater) devido aos acontecimentos durante a batalha contra o Boss do primeiro andar. É conhecido como o Espadachim Negro, devido à sua preferência por equipamentos de cor negra e o fato incomum de usar uma Espada de uma mão sem escudo. Posteriormente também receberá o título de Dual Blade Swordsman, devido à habilidade única chamada Dual Blades. Comumente chamado de Beater, não costuma entrar em grupos, tampouco em guildas. As únicas guildas que entrou, foram Os G...

Lobisomem.

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias. O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pesso...

Elite dos 4.

A Elite dos 4 são os treinadores mais difíceis depois dos líderes de ginásio. Você só pode desafiá-los se possuir as oito insígnias para provar que é um treinador forte. A Elite dos 4 é uma classe instrutor e título dado a quatro treinadores que se qualificam como sendo os melhores treinadores em seus respectiva(s) região(s), com apenas o campeão Pokémon acima do seu nível de habilidade. Existem atualmente cinco conjuntos de Elite Quatro membros e Um campeão, correspondentes ao número de gerações que os principais jogos da série já passaram.   Kanto, Hoenn e Unova Elite dos 4 são semelhantes, no entanto, pelo menos um tipo precisa ser mudado para que eles sejam o mesmo.  Hoenn Elite dos 4 é muito semelhante a de Kanto.  Unova Elite dos 4 é o primeiro que permite ao jogador escolher a ordem em que a Elite ira lutar. Os campeões estão juntos com os membros da elite dos 4. Kanto (Lorelei, Bruno, Agatha, Lance e Blue) Johto (Will, Koga, Bruno Karen e Lance) ...

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...

Ártemis.

Ártemis (Άρτεμις) é uma Deusa Grega também conhecida como Diana na cultura Romana, ela é filha de Zeus com Leto, sendo a irmã gêmea de Apolo , a Ártemis é a deusa da caça, vida selvagem, da magia e da Lua. O Templo de Ártemis na antiguidade era considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo, ele ficava na antiga cidade Éfeso (atual Turquia). Como irmã gêmea de Apolo ela possuía as mesmas habilidades e como seu irmão o arco e flecha é sua arma favorita. Seus símbolos incluem o arco, a flecha de ouro, o cão de caça, o veado (em algumas versões é um urso) e a Lua. Desde criança Ártemis busca coisas para se tornar a melhor caçadora como o arco e flechas que obteve na ilha de Lípara, onde Hefesto e os Ciclopes o construíram. Um dos mitos diz que Artêmis e Apolo antes de nascer de Leto, a própria Hera Rainha dos Deuses a tinha proibido ela de dar à luz a seus filhos em terra firme ou em uma ilha, Poseidon comovido pela história leva Leto para a ilha de Delos, uma ilha flutuante, pois ela n...