Pular para o conteúdo principal

Glossário da 2ª Guerra Mundial.


Antissemitismo: é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor antissemita Wilhelm Marr, uma forma de eufemizar o “ódio aos judeus”. 

Adolf Hitler: (1889-1945) foi um político alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista o símbolo era a bandeira vermelha com a suástica. Hitler é nomeado chanceler pelo presidente alemão, em janeiro de 1933, em meio a uma séria crise política. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países. No dia 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e o Chanceler Golbbels suicidaram-se.

Arianismo: é uma heresia cristã fundada no século IV por Ario, um presbítero de Alexandria, no Egito. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Para os arianos, Cristo não é mais do que a primeira das criaturas, um mero instrumento de Deus.

Ativismo: no sentido filosófico, pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa. Nesse sentido, frequentemente subordina sua concepção de verdade e de valor ao sucesso ou pelo menos à possibilidade de êxito na ação. Os termos ativismo e ativista foram usados pela primeira vez, com conotações políticas, pela imprensa belga, em 1916, referindo-se ao Movimento Flamingant.

Benito Mussolini: (1883-1945) foi um político italiano. Líder do Partido Nacional Fascista, fundado em 1919, no final da Primeira Guerra Mundial. Foi professor e jornalista, escrevia para jornais de esquerda. Em 1914 foi expulso do partido socialista. Foi eleito para o parlamento em 1921, apoiado pelas elites, organizou o assalto ao poder. Durante a segunda guerra mundial, sua aliança com Hitler, decidida no auge das conquistas militares alemãs, permitiu-lhe incorporar parte do território da Iugoslávia. Benito morreu no dia 28 de abril de 1945.

Belicismo: é Estado de guerra. / Doutrina, tendência dos belicistas. / Apologia da guerra.

Comunismo: pode ser definido como uma doutrina ou ideologia que visa à criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção deixariam de ser privados, tornando-se públicos e no campo político, o comunismo defende a ausência do Estado.

Ditadura: é uma forma de governo em que o governante exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence. Na ditadura não a respeito à divisão dos poderes o ditador costuma exercer os três poderes. Não a oposições, pois os ditadores proíbem outros partidos políticos e a censura dos meios de comunicação.

Fascismo: é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945. É considerado um regime de direita e suas características básicas são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo. De modo geral o fascismo é identificado como o regime implantado por Benito Mussolini na Itália no período do pós-guerra.

Imperialismo: é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870.

Maoísmo: é o termo empregado para designar a linha de ação política do movimento revolucionário comunista chinês, que foi liderado por Mao Tsé-Tung (1893-1976) tendo como principal objetivo orientar a ação revolucionária.

Nacionalismo: muitos revolucionários interpretavam a sua luta como a ação tomada em defesa dos interesses de seu próprio país. A partir dessa perspectiva tínhamos delineado as primeiras manifestações do sentimento nacionalista. No século XIX, vários intelectuais passaram a discutir quais seriam os elementos históricos e culturais que poderiam definir a identidade nacional. Para os liberais, o nacionalismo acabava sendo interpretado como um grande desdobramento do próprio liberalismo. Não se restringindo a esse movimento específico, podemos ver que o pensamento nacionalista também influenciou no acirramento das rivalidades entre diferentes países.

Nazismo: Na Alemanha o movimento fascista foi chamado de nazismo. A ideologia do nazismo era: o racismo, os alemães pertenciam a uma raça superior e os judeus eram considerados os principais inimigos. A bandeira do partido nazista passa a ser a da Alemanha.

Pangermanismo: Ideal defendido pelos alemães propõe a formação de um bloco de países de origem germânica.

Proletariado: é o que apenas possui a força de trabalho como propriedade. Mas, segundo Karl Marx, o proletariado produz algo a partir da natureza, enquanto que o trabalhador pode apenas oferecer algo já produzido, o que diferencia o significado entre ambos. A grande compradora da mão-de-obra do proletário é a classe capitalista proprietária dos meios de produção, e jamais haveria conciliação entre as duas classes, o que gerou a luta entre classes e o sonho da construção de um mundo sem classes num estado comunista.

Socialismo: é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

Suástica: diversas civilizações antigas– como os índios navajos e os maias – também registraram essa mesma marca em artefatos de sua cultura material. A primeira significação definida da suástica surgiu entre os praticantes do hinduísmo. Em sânscrito, a palavra suástica significa “aquilo que traz sorte”. Na Alemanha, a escolha do símbolo para o Partido Nazista foi justificada por Hitler em seu livro “Minha Luta”. De acordo com o líder nazista, a suástica teria a capacidade de representar a luta em prol do triunfo do homem ariano e o desenvolvimento da nação alemã por meio da campanha anti-semita.

Sufrágio: votação para a eleição de um candidato; declaração, opinião emitida em congresso ou assembleia que decide por maioria de votos.

Stalin: (1879-1953), político soviético. Permaneceu longo tempo no poder e modelou os aspectos que caracterizaram o regime soviético. No ano de 1899 se filiou ao Partido Operário Social-democrata Russo. Em meados da década de 1930 iniciou uma grande campanha de terror político. Apesar do pacto germano-soviético de 1939, as tropas alemãs invadiram a União Soviética em junho de 1941, durante a II Guerra Mundial. Stalin comandou pessoalmente a guerra contra a Alemanha nazista e, após a vitória soviética na batalha de Stalingrado, afirmou-se como um dos líderes mundiais.

Tratado de Versalhes: A vitória da Tríplice Entente nos conflitos da Primeira Guerra estipulou os acordos a serem assinados pelas nações derrotadas. A Alemanha, considerada a principal culpada pelos conflitos, foi obrigada a aceitar as imposições do Tratado de Versalhes, assinado em Paris, no mês junho de 1919. Em linhas gerais, o Estado alemão perdeu parte de seus territórios, zonas de exploração mineral e seus domínios coloniais. Além disso, as outras nações da Tríplice Aliança foram alvos de punição.

Totalitarismo: é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais. No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.

Revolução: o termo revolução, à primeira vista, refere-se a toda e qualquer transformação radical que atinja drasticamente os mais variados aspectos da vida de uma sociedade. De acordo com correntes de compreensão marxista, uma revolução só pode ser experimentada quando todos os pontos fundamentais que sustentam o status de uma sociedade invertem-se completamente.

Vladimir Lênin: foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética.

Leon Trotsky: foi um dos criadores da República Soviética da Rússia, exerceu o cargo de Comissário do Povo para a Guerra, numa Rússia em guerra civil. Ao contrário do que gostam de admitir seus admiradores, foi um militar linha dura, que não hesitava em usar a violência contra inimigos ou supostos adversários.

Retirado do site: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/antisemitismo.htm

http://www.e-biografias.net/adolf_hitler/

http://www.infopedia.pt/$arianismo

http://www.jornallivre.com.br/74189/o-que-e-ativismo.html

http://www.e-biografias.net/benito_mussolini/

http://www.verbetes.com.br/def:15554:Belicismo

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/comunismo.htm

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/ditadura.htm

http://www.infoescola.com/historia/fascismo/

http://www.infoescola.com/historia/imperialismo/

http://educacao.uol.com.br/sociologia/maoismo-1.jhtm

http://www.brasilescola.com/historiag/nacionalismo.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=57

http://www.infoescola.com/sociologia/proletariado/

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-socialismo.htm

http://www.brasilescola.com/historiag/suastica.htm

http://www.dicio.com.br/sufragio/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/josef-stalin/josef-stalin.php

http://www.brasilescola.com/historiag/tratado-versalhes.htm

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/totalitarismo.htm

http://www.brasilescola.com/historia/o-que-e-revolucao.htm

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/v/vladimir_lenin

http://educacao.uol.com.br/biografias/leon-trotsky.jhtm

Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Trolls.

Os trolls são criaturas originarias da mitologia nórdica. Algumas características como viver entre a natureza e uma aparência horrenda são comuns a todos os trolls, mas em relação aos tipos e tamanhos pode variar bastante. Segundo algumas obras podem existir vários tipos de trolls, variando de local para local, como cavernas, montanhas, florestas, entre outros, e também podem variar no tamanho, podendo haver trolls do tamanho de gigantes, sendo até confundidos com os mesmos, trolls do tamanho humanoide, sendo às vezes confundidos com orcs, e trolls pequenos, que geralmente são confundidos com goblins, devido à aparência. Os trolls atacam viajantes e aventureiros. Os trolls costumando se encontrar em locais fixos, mas moram sozinhos em seus esconderijos. Os trolls costumam se juntar em bandos para realizar algumas ações mais eficazmente que sozinhos porém, geralmente brigam entre si por causa do bens de suas conquistas e os grupos acabam se dissolvendo. A principal vantagem do troll

Frases 2.

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. &

Horoscopo segundo os Cavaleiros do Zodiaco.