Pular para o conteúdo principal

Bibliografia de Jim Carrey.


James Eugene Carrey (Newmarket, 17 de janeiro de 1962) é um ator canadense, célebre por interpretar papéis cômicos como Ace Ventura, O Máscara, etc. Carrey também atingiu sucesso de críticas em interpretações dramáticas em filmes como: O Truman Show.

Antes da fama.

Nascido numa pequena localidade nas cercanias de Toronto, seus pais eram Percy e Kathleen Carrey. Jim interessou-se pela comédia desde pequeno, chegando a enviar a sua resume para o The Carol Burnett Show quando tinha apenas dez anos. A sua habilidade no ramo levou professores do seu liceu a lhe concederem alguns minutos antes do fim do dia de aulas para Carrey fazer rápidas encenações cômicas (stand-up comedy) para os seus colegas de turma. Os pais de Carrey viveram tempos difíceis e foram forçados a mudar-se para os subúrbios de Scarborough, em Toronto, onde tiveram de trabalhar como seguranças e empregados de limpezas na fábrica Titan Wheels. Carrey começou por trabalhar oito horas por turnos todos os dias depois da escola que frequentava, o Agincourt Collegiate Institute, o liceu mais antigo de Scarborough.

Carreira no cinema.

Jim Carrey estreou no filme "Rubberface", em 1981. Quatro anos depois, foi-lhe concebido um papel principal na comédia negra Once Bitten (no Brasil, "Procura-se Rapaz Virgem") interpretando Mark Kendall, um adolescente virgem que é perseguido por uma vampira de 400 anos protagonizada por Lauren Hutton. Carrey não atingiria o sucesso de bilheteiras até uma década depois, quando foi chamado para representar o principal papel na comédia Ace Ventura: Um Detetive Diferente, que só estreou meses antes de "In Living Color", um programa cômico da TV americana em que participara.
O filme recebeu péssimas críticas, também influenciado pelo fato de Carrey receber uma nomeação para um Golden Raspberry Award de 1994 como "Pior Ator-Revelação". Contudo, o filme foi um grande êxito comercial. Graças a ele fora concedidos a Carrey mais dois papéis principais: em O Máscara e Débi e Lóide, ambos lançados no mesmo ano.
Em 1995, Carrey apareceu no filme Batman Eternamente como Charada ou Riddler, com excelente atuação. E voltou a encarnar Ace Ventura em Ace Ventura: Um maluco na África. Ambos os filmes foram um sucesso de bilheteria e renderam a Carrey cachês multimilionários.
Alternando seus sucessos regulares na comédia, Carrey teve a oportunidade de mudar a rotina para ser a estrela principal em The Truman Show - (no Brasil, O Show de Truman - o show da vida) em 1998, uma mudança que conduziu Jim a rumores sobre uma possível nomeação para um Oscar da Academia, o que não aconteceu.
No ano seguinte recebeu o papel do comediante Andy Kaufman em "O Mundo de Andy" personagem que lhe provocou grande desgaste físico e psíquico. Vários atores,
incluindo Edward Norton entre outros, estavam interessados no papel, mas a popularidade de Jim Carrey, incluindo uma demonstração com os bongôs, que Kaufman usara nas suas próprias atuações, ajudou Jim a ser o escolhido. Apesar das boas críticas, Carrey não foi nomeado para um Oscar.
No ano de 2000, Carrey juntou-se de novo aos irmãos Farrely (os realizadores de "Deby & Loyd") na sua comédia escatológica, "Eu, Eu mesmo e Irene", que era sobre um policial que sofre com dupla personalidade depois que sua esposa o trai com um anão negro. Com os filhos crescidos, se envolve num romance com uma mulher interpretada por Renée Zellweger. O filme arrecadou 24 milhões de dólares no seu fim-de-semana de estréia e 90 milhões em toda sua carreira nos EUA.
Carrey continuou a aparecer em comédias de grande sucesso sem deixar de atuar também em papéis mais dramáticos. A sua atuação em "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças" em 2004 recebeu críticas muito positivas e, mais uma vez, foi previsto incorretamente que Carrey receberia uma nomeação para um Oscar, contudo o filme recebeu um Oscar da Academia na categoria de Melhor Argumento Original e Kate Winslet, com quem contracenou, recebeu uma nomeação pela sua atuação.
No ano anterior, em 2003, Carrey juntou-se de novo a Tom Shadyac para a comédia que foi um sucesso financeiro, O Todo-Poderoso. Arrecadando mais de 242 milhões de dólares nos Estados Unidos e mais de 458 milhões em todo o mundo, este filme tornou-se segunda comédia de ação real de maior bilheteria.

Vida pessoal.

Jim Carrey foi casado duas vezes: primeiro com Melissa Womer, relacionamento do qual nasceu a sua filha, Jane (06/09/1987). Depois se casou com a atriz Lauren Holly, um casamento que durou menos de um ano. Jim esteve envolvido com Renée Zellweger, a qual conheceu durante as filmagens de "Eu, Eu mesmo e Irene", contudo a sua relação terminou em Dezembro de 2000. Jim é dono de um jato Gulfstream V da Gulfstream Aerospace e de um carro Saleen S7. Carrey revelou ainda ter sido vítima de um período de depressão na revista 60 Minutes em Novembro de 2004. A sua banda favorita é Cannibal Corpse, uma banda de Death Metal, que apareceram com um pequeno papel em "Ace Ventura - Um detetive diferente”. Jim insistiu que eles atuassem no filme. Atualmente namora a atriz Jenny McCarthy. Jim Carrey tornou-se avô em 26 de fevereiro de 2010, quando sua filha Jane deu à luz um menino em Los Angeles. O bebê, de nome Jackson Riley Santana, nasceu às 0h28 locais (5h28 de Brasília) com 3,2kg.

Frase.

Sou uma pessoa difícil para conviver. Pareço um animal enjaulado. À noite levanto-me e começo a andar pelo quarto. Não consigo descer das nuvens e desligar-me do que eu faço. Sou como um astronauta. Vivo na Lua o dia inteiro e, ao chegar a casa à noite, tenho que pôr o saco do lixo para fora.

Prêmios e indicações.

Ganhou

Globo de Ouro de "melhor ator - drama" - "O Show de Truman" (1998)

Globo de Ouro de "melhor ator - comédia/musical" -"O Mundo de Andy" (1999) 

Ganhou MTV Movie Awards 2009 com melhor comediante

Indicação  

Quatro indicações ao Globo de Ouro de "melhor ator - comédia/musical" - "O Máskara" (1994), "O Mentiroso" (1997), "O Grinch" (2000) e "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004).

Indicação ao BAFTA de melhor ator - "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004).

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Carrey

Comentários

Top 5 da Semana

Cientistas dizem ter encontrado 'monstro do mar' em deserto no Peru.

  Pesquisadores descobriram o fóssil de uma baleia antiga com enormes e assustadores dentes. Na revista Nature, os cientistas chamaram a criatura, que viveu há 12 milhões de anos, de "Leviatã". baleia cachalote Acredita-se que a baleia tinha mais de 17 metros de comprimento e que pode ter travado intensas batalhas com outras criaturas gigantes que viviam no mar durante o período. A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência. Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora. "Monstro do mar". De acordo com Christian de Muizon, diretor do Museu de História Natural de Paris, a Leviatã poderia ter caçado e comido grandes criaturas marinhas como golfinhos, focas e até mesmo outras baleias. "Era um tipo de monstro do mar", disse. "E é interessante notar que ao mesmo tempo, na...

Anel Atlante.

História do Anel Atlante. Sua história começa no Egito há 8000 anos, quando os atlantes deixaram sua imensa sabedoria a certos sacerdotes egípcios. Ele foi descoberto pelo Marques de Angrain, egiptólogo no vale dos reis, dentro do túmulo do sacerdote JUÁ. Entre os membros desta casta encontrava-se o Grão Sacerdote Juá, cuja tumba foi descoberta no Vale dos Reis há uns 60 anos, e tanto o corpo do sacerdote como o de sua esposa encontravam-se perfeitamente conservados, cerca de 5.000 anos após a sua morte. Juá preparou as boas vindas ao descobridor do seu túmulo, deixando como presente, um anel esculpido em Grês, pelos Atlantes, de quem os Egípcios eram herdeiros. Um anel cujas três retas, seis pontos e dois triângulos isósceles atendem às exigências de alguma formula esotérica e possui poderes e virtudes. Mais tarde HOWARD CARTER foi o único a escapar com vida da maldição de TUTANCAMON inscrita na entrada do seu túmulo: “A morte tocará com suas asas aquele que perturbar o sono do fara...

Tio Patinhas.

Ficha técnica. Nome original: Scrooge McDuck; Outro(s) nome(s): Patinhas McPato Patinhas Mac Patinhas Patinhas McAnjo; Nascimento: 1867; Origem: Glasgow, Escócia; Sexo: Masculino; Ocupação: Empresário; Criado por: Carl Barks; Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947). Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens. Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompa...

Caçadora J.

  J é uma caçadora de pokémons que busca pokémons para os seus clientes específicos, com a ajuda de seus capangas e pokémons. J é uma caçadora implacável e não mede esforços para conseguir o que quer, mesmo que seja necessário acabar com as pessoas e pokémons que estiverem em seu caminho. É cruel e não tem piedade, disposta a fazer qualquer coisa, sacrificando até mesmo os seus capangas para a Oficial Jenny, só para obter sucesso em seus planos. Com muitos equipamentos de alta tecnologia, ela e os seus capangas podem facilmente caçar pokémons e obter acesso a diversos locais com uma enorme facilidade e velocidade. Com o bracelete que tem na mão esquerda, ela pode petrificar os pokémons que necessita capturar para não ser atacada por eles e facilitar a captura, pois sem se mexer, os pokémons ficam indefesos. Certa vez chegou a petrificar os 3 Regis de Brandon, o cérebro da fronteira, na tentativa de capturar um Regigigas. Em sua última conquista, capturou Uxie, Mesprit e Azelf para...

Sparda.

  Sparda ( スパーダ Supāda?)    Sparda, quando pronunciada em japonês ( スパーダ Supāda?), Soa como "Espada" (Espanhol / Português: Espada), ou "Spada", que também significa espada em italiano. É um demônio poderoso que é conhecido como o "Lendário Cavaleiro das Trevas" ( 伝説 の 魔 剣士 Densetsu no Makenshi?). Dois mil anos atrás, ele "acordou para a justiça" e sozinho derrotou Mundus e suas legiões. Ao selar o submundo, sentindo seu poder tinha crescido muito forte, ele intencionalmente selou a si mesmo e seu próprio poder demoníaco dentro também.   Mais tarde, ele escapou de sua prisão e em silêncio reinou no mundo humano e continuou a preservar a harmonia. Antes de sua morte, ele ressurgiu nos dias de hoje e se casou com Eva, que deu à luz a seus filhos gêmeos, Dante e Vergil. Em seu disfarce humano, Sparda era um homem alto, bonito, com olhos azuis, um rosto jovem e penteado para trás com os cabelos brancos. Ele é mostrado usado um...