Pular para o conteúdo principal

Cientistas dizem ter encontrado 'monstro do mar' em deserto no Peru.



Pesquisadores descobriram o fóssil de uma baleia antiga com enormes e assustadores dentes.
Na revista Nature, os cientistas chamaram a criatura, que viveu há 12 milhões de anos, de "Leviatã".
baleia cachalote
Acredita-se que a baleia tinha mais de 17 metros de comprimento e que pode ter travado intensas batalhas com outras criaturas gigantes que viviam no mar durante o período.
A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência.
Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora.

"Monstro do mar".

De acordo com Christian de Muizon, diretor do Museu de História Natural de Paris, a Leviatã poderia ter caçado e comido grandes criaturas marinhas como golfinhos, focas e até mesmo outras baleias.
"Era um tipo de monstro do mar", disse. "E é interessante notar que ao mesmo tempo, nas mesmas águas, havia outro monstro, que era um tubarão gigante de cerca de 15 metros de comprimento. É possível que eles tenham lutado".
Os pesquisadores especulam que a Leviatã podia caçar presas grandes, de até oito metros. A baleia capturava outros animais com sua enorme mandíbula e os destruía rapidamente com seus grandes dentes.
Um fóssil do crânio da baleia, de três metros de comprimento, foi descoberto por pesquisadores no sul do Peru, em 2008. Um pupilo de Muizon, Olivier Lambert, estava no grupo.
"Era o último dia da nossa viagem de campo quando um dos nossos colegas veio e disse que achava ter encontrado algo muito interessante", disse Lambert.
"Nós imediatamente vimos que era uma baleia muito grande e quando olhamos de perto vimos que era uma baleia cachalote gigante com dentes gigantes".

Dentes.

Os dentes eram mais do que duas vezes maiores em comprimento e diâmetro do que os
que encontrados em baleias cachalote modernas e estavam localizados na arcada inferior e também na superior.
As baleias cachalote modernas têm dentes apenas em sua arcada inferior.
A descoberta do crânio significa que a Leviathan não é apenas um mito.
Os pesquisadores não sabem as razões que levaram à extinção do Leviatã. Eles especulam que possíveis mudanças ambientais podem ter obrigado a criatura a mudar seus hábitos alimentares.
Isso pode ter levado ao surgimento das baleias cachalote, muito mais gentis, com o nicho carnívoro sendo preenchido por baleias mais agressivas como as orcas quando as condições voltaram a mudar.
Os autores do artigo publicado na Nature são todos especialistas em baleias e fãs do clássico da literatura americana Moby Dick, que relata a história de uma feroz baleia cachalote branca.
Eles batizaram a criatura com o nome científico de Leviathan melvillei, em homenagem ao autor do livro.
Livyatan melvillei é uma espécie extinta de cetáceo odontoceto da superfamília Physeteroidea. Os restos fósseis, compreendendo 75% do crânio, grandes fragmentos da mandíbula e maxila e vários dentes, foram descobertos no deserto de Pisco-Ica ao sul do Peru em 2008, em rochas do período Mioceno de 12-13 milhões de anos. Media entre 13 e 18 metros de comprimento, contando ainda com dentes que chegavam a medir até 36 centímetros. O gênero Leviathan proposto por Lambert e colaboradores possui um homônimo descrito por Kock em 1841, e emendando pelo mesmo autor em 1843, sendo considerado inválido pelas regras do código internacional de nomenclatura zoológica. Lambert e colaboradores retificaram a descrição descrevendo um novo nome para o gênero, Livyatan, derivado da pronúncia em língua hebraica.

Classificação científica:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Subclasse: Eutheria;

Ordem: Cetacea;

Subordem: Odontoceti;

Superfamília: Physeteroidea;
Género: Livyatan Lambert et al., 2010.

Video.



Retirado do site: http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/2010/07/01/cientistas-dizem-ter-encontrado-monstro-do-mar-em-deserto-no-peru.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livyatan_melvillei

Comentários

Top 5 da Semana

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. &

Capitão América.

Capitão América (Captain America, em inglês), é o alter ego de Steve Rogers, um personagem de HQ da Marvel Comics. Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Março de 1941). O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo estadunidense, que foram apresentados ao mundo pelas companhias de histórias em quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas o herói caiu na obscuridade após o fim dos conflitos. Capitão America e Bucky Barnes História. A história do Capitão América se baseia em um fraco e esquelético rapaz, que deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a guerra. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qu

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

O Dragão Branco de Olhos Azuis do Mundo da Fantasia.

(ATK - 3000 , DEF - 2500 ) Atributo: Luz Tipo: Dragão/toon Nível : 8 Número: 53183600 Tipo de efeito de uma carta (s): Convocar/Contínuo Descrição da carta: esta Carta não Pode ser Normal Summoned ou Set. esta Carta Somente Ser Pode enquanto Special Summoned "Toon World estiver" no Seu lado do campo (Tributos São requeridos para Monstros de Nível 5 ou Maior). ESTA Carta Não Pode atacar No mesmo turno e EM Que Special Summoned. Quando "Toon World" no campo É destruído, Destrua ESTA Carta. ESTA Carta Não atacar, exceto se VOCÊ Pagar 500 LPs. Se o Seu oponente Não Controla monstro Toon um, esta Carta Pode atacar Diretamente Seu oponente. Se Existir hum monstro Toon Virado para Cima nenhum lado do campo do oponente seu, você deve selecionar o monstro Toon Como Alvo de Ataque. Falando um pouco da carta: É a versão do dragão do Mundo da Fantasia, e ele possui desvios especiais de ataques e é considerado mais poderoso que o dragão original. O mesmo s