Pular para o conteúdo principal

Carnotauro ou Carnotaurus.


Classificação científica.

Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Reptilia;
Super-ordem: Dinosauria;
Ordem: Saurischia;
Sub-ordem: Theropoda;
Infra-ordem: Tetanurae;
Família: Abelisauridae; 
Género: Carnotaurus;
Espécie: Carnotaurus Sastrei.

carnotauro (Carnotaurus sastrei, do latim "touro carnívoro") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Sul.
Foi descoberto em 1985 pelo paleontólogo José Bonaparte em Chubut, na Argentina e Brasil.
Várias características do carnotauro chamam a atenção dos cientistas. Embora fosse carnívoro, foi observada nele uma característica comum apenas em herbívoros, a presença de pequenos chifres, acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para terem sido usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere órgãos olfativos grandes e olfato apurado.
A região em que o carnotauro foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro saurópodo chamado chubutissauro, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o chubutissauro fosse à principal presa do carnotauro. Carnotaurus é um membro do grupo de dinossauro conhecido como carnossauros. Esse grupo inclui alguns dos mais terríveis e conhecidos animais do gênero, como o Tyrannosaurus rex e o Allosaurus. Eles têm algumas semelhanças entre si, como as grandes e poderosas cabeças e os dentes agudos como canivetes. Mas o Carnotaurus uma descoberta relativamente recente, distinguia-se pelo crânio mais curto e fundo que o do Trex e por pequenos chifres na testa.

BRAÇOS PEQUENOS CABEÇA LEVE.

Comparados com o corpo, de tamanho equivalente a três carros pequenos, os braços do Carnotaurus eram bem pequenos. Suas longas, musculosas pernas deviam deixá-lo mais ágil que muitos outros carnossauros. Assim, era capaz de alcançar uma presa na corrida e tomá-la de surpresa. Com suas garras recurvas, prendia e feria a vítima, enquanto as poderosas mandíbulas arrancavam uns bons nacos de carne.
Apesar de forte, o crânio do Carnotaurus deve ter sido leve o suficiente para permitir fácil movimentação. Descobriram-se espaços vazios nas laterais do crânio, de modo a reduzir seu peso. Os dentes do maxilar superior eram próprios para fazer em pedaços a carne que ficava presa nos dentes inferiores, já que os braços não conseguiam segurar nada. Para cumprir essa função, os dentes do bicho cresciam até 4 cm e se curvavam para dentro.

PELE MANCHADA BEM PROTEGIDO.

Encontrado em 1985 numa vasta área semi-desértica da Patagônia, na Argentina, o Carnotaurus foi um achado espetacular. Os restos fósseis deram aos cientistas uma boa idéia de como era a pele desse dinossauro. Pelo corpo todo, da cabeça à cauda, havia fileiras de manchas e listras intercaladas. Uma seqüência de grandes rugosidades na pele começava logo depois das manchas na cabeça do animal, formando um curioso padrão em volta dos olhos e na parte superior do focinho. Pesado como um automóvel, quase tão alto quanto um elefante, o Carnotaurus corria sobre duas pernas. Sua comprida coluna vertebral era como um varal sustentando o peso do bicho. As costelas compridas davam-lhe apoio e proteção adicional.

E O EQUILÍBRIO?

Quando corria, o Carnotaurus devia ser bastante desengonçado, mas mantinha o equilíbrio graças à longa e musculosa cauda. Ela compensava os movimentos do tronco e da cabeça, mantida para frente e para o alto durante a perseguição à presa.

PEQUENOS CHIFRES.

No topo de sua cabeça pequena e larga, o Carnotaurus exibia um par de chifres diminutos e achatados. Localizados logo acima dos olhos, pareciam pequenas asas. Ao contrário dos dinossauros com chifres, como o Triceratops, esse equipamento do Carnotaurus era modesto demais para servir lhe de defesa. Acredita-se que o animal pode ter tido outras camadas de chifre, sobrepostas à primeira, deixando-o mais comprido. E, assim como os cervos, é possível que o Carnotaurus macho tivesse chifres maiores do que a fêmea.

O que é CARNOSSAURO.

Carnossauro é o nome dado a vários grupos de dinossauros carnívoros. Isso inclui os grandes terópodes que andavam sobre duas pernas e tinham dedos em forma de garras pontiagudas. Usualmente os carnossauros tinham corpos grandes, com cabeça e pescoço musculosas e firmes, enquanto as dianteiras eram menores. Os carnossauros possuíam dentes bem afiados em forma de punhal. São exemplos de carnossauros: T rex, Albertosaurus e Magalosaurus.

Esqueleto.


Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnotauro

http://www.avph.com.br/carnotauro.htm

http://www.angelfire.com/ar/paccanaro/carnotaurus.html

Comentários

Postar um comentário

Top 5 da Semana

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. ...

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

Equipe Aqua.

No mundo Pokémon, a Team Aqua ou Equipe Aqua é um grupo de ladrões/pacificadores na região Hoenn. Especializam-se em Pokémon de água e noturnos. Shelly A base da Equipe Aqua é um submarino nuclear gigante fora do mar, com um helicóptero para viajar por mar e terra. Os membros da equipe usam camisas brancas com raias horizontais pretas e jeans. Seu lenço tem uma letra "A" desenhada com forma de ossos. Como a Equipe Magma, a Equipe Aqua é dirigida por uma rude Comandante. Shelly é referida como a Líder da Equipe Aqua, mesmo que o atual líder é Archie. A Equipe Aqua é comparada como um bando de piratas e são espertos no campo da Oceanografia da mesma forma que dos Pokémon de água. Eles só existem na região Hoenn e não reconhece à Equipe Rocket, a diferença da Equipe Magma. A Equipe Aqua são os antagonistas principais da Equipe Magma e estão atualmente em uma guerra com os outros. A principal meta da Equipe Aqua é inundar (parcialmente) o mundo como um gigante oceano par...