Pular para o conteúdo principal

Capitão América.




Capitão América (Captain America, em inglês), é o alter ego de Steve Rogers, um personagem de HQ da Marvel Comics. Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Março de 1941).
O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo estadunidense, que foram apresentados ao mundo pelas companhias de histórias em quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas o herói caiu na obscuridade após o fim dos conflitos.

Capitão America e Bucky Barnes
História.

A história do Capitão América se baseia em um fraco e esquelético rapaz, que deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a guerra. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qualquer coisa" é tão literal que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superiores em tudo: o "projeto super-soldado", que consistia em um soro especial e a radiação de raios gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Contudo, como na equipe do projeto havia um agente duplo a serviço de Hitler, o cientista que criou o "soro do super-soldado" é morto por esse agente. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu junto com a vida do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de super-soldados.
Em 1964, a Marvel reviveu o Capitão América ao revelar que ele tinha caído de um avião experimental no Atlântico Norte nos últimos dias da guerra e que passou as últimas décadas congeladas, em animação suspensa. O herói ressurgiu com uma nova geração de leitores como o líder de um grupo de super-heróis conhecido como os Vingadores e em novas histórias solo.
Capitão America e Falcão
Suas primeiras histórias solo foram lançadas na revista Tales of Suspense, dividindo as páginas com aventuras do Homem de Ferro. Nelas, a dupla Lee/Kirby procurou justificar um super-herói sem poderes, apresentando o Capitão como "o maior lutador do mundo", enfrentando vilões representantes de modalidades de lutas como o Sumô ou o francês Savate (Batroc). Mas seus inimigos frequentes eram os nazistas e os neonazistas, como o Caveira Vermelha e a H.I.D.R.A. Também havia aventuras em que ele se ligou a agência de espiões S.H.I.E.L.D, que enfrentava inimigos tecnológicos como Modok e a I.M.A. Nos anos 1970 enfrentou o Império Secreto, uma organização racista inspirada na Ku Klux Klan, num arco de história em que os X-Men e vários mutantes foram caçados e capturados pelos criminosos. Também nessa época iniciou sua parceria com o super-herói Falcão. Mais tarde enfrentaria a Força Nacional, outra organização racista e ultraconservadora. Nesse confronto seria dado como morta sua namorada e agente secreta Sharon Carter (Agente 13).
Apesar da reformulação dos anos 1960, foram feitas novas aventuras ambientadas na época da II Guerra, quando seu parceiro era o garoto James Buchanan Barnes, vulgo
Bucky. Ambos e mais Namor e outros heróis menos conhecidos dos anos 1940 formaram o super-grupo Os Invasores.

Steve Rogers.
Steve Rogers.

Steve Rogers, nascido em 4 de julho de 1917 e morto aos 89 anos em Nova Iorque, depois que renasceu na Era Moderna, teve muitas dificuldades para se adaptar a vida civil. No início morava na mansão dos Vingadores e era praticamente um super-herói de tempo integral. Continuou nesse ritmo quando se aliou a Shield e teve um romance com a Agente 13. Somente no fim da década de 1960, Steve Rogers começou a buscar uma vida própria. Um desentendimento com Nick Fury o fez se afastar da espionagem. Comprou uma motocicleta e saiu em viagem pelo interior do país. Retornaria depois que o Caveira Vermelha voltou a atacar. Depois Steve entra para a força policial de Nova York, mas logo tem a sua vida conturbada em função de acusação de que era corrupto, pois quase não aparecia para as rondas e mesmo assim não era demitido (seus superiores conheciam sua identidade). O acusador era seu parceiro, que logo se descobriu que agia como o vilão Chefe Encapuzado. Um bom tempo depois Steve voltou a tentar ter uma vida civil. Virou desenhista de quadrinhos e alugou um apartamento na cidade. Mas também não conseguiu cumprir seus compromissos. Sua vida mudou quando recebeu uma boa quantia em dinheiro, resultado de anos de soldo militar que não lhe haviam sido entregues na época do seu desaparecimento. Steve organizou uma rede de informações para ajudá-lo em suas missões, mas logo seria procurado pelo Governo que queria explicações sobre a sua súbita fortuna. Esse problema levou a que Steve fosse privado por um certo tempo de sua identidade de Capitão América.

Escudo
 O Escudo.

A única arma do Capitão América é seu escudo, usado para defesa e também ataque, quando então funciona como um bumerangue. Feito de uma liga de dois metais que só existem no universo de quadrinhos da Marvel Comics, misturando o Adamantium, um metal muito mais duro que o diamante e superior ao titânio em resistência, e o Vibranium, que é capaz de absorver qualquer forma de energia, vibração ou impacto. Assim o escudo do Capitão América é indestrutível e absorve o impacto e a força de tudo que lhe atinge. Como seu criador jamais conseguiu repetir a liga, tornou-se também único, usado como a única arma do paladino da justiça.



Capitão America morto
A "Morte" do Herói.

No dia 07 de fevereiro de 2007, após a conclusão da saga Civil War, o Capitão America foi aparentemente morto. Steve Rogers teria sido baleado num dos joelhos e no estômago, nas escadarias do Capitólio, a caminho do seu julgamento. Foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital.
Na cena do crime, foi encontrado o vilão Ossos Cruzados, capanga do Caveira Vermelha. Apesar de não terem sido disparos seus os que vitimaram Steve, ele foi preso. Interrogado por Wolverine e Demolidor, o vilão afirmou não se lembrar de nada. O detector de mentira disse ser verdade. Outra suspeita foi Sharon Carter, que estava sendo controlada pelo Caveira Vermelha.

Capitão America  Bucky Barnes
O Novo Capitão América.

O editor Joe Quesada da Marvel anunciou no dia 11 de Outubro de 2007 que o Capitão América iria retornar. A "bandeira e o escudo" seriam ocupados por Bucky, que revivera pouco antes como o super-herói Soldado Invernal e fora parceiro do Capitão na II Guerra Mundial. Pela primeira vez o Capitão América (ou Bucky) irá usar como arma, além do escudo, uma pistola M1911A1 e uma faca, além de contar com recursos cibernéticos para amplificar sua força no braço esquerdo (com o qual ele segura o escudo).

O Retorno.

Steve Rogers retorna na minissérie Capitão América: Renascimento O Capitão original aparecerá também em o Cerco, outro megaevento Marvel, assim como foram a “Invasão Secreta” e a “Guerra Civil”, o Capitão América dos Vingadores ainda será o Bucky.

Filmes.

Em 1990 foi lançado um filme com o título Captain America, estrelando Matt Salinger no papel do personagem principal.
Em 2011 o filme The First Avenger: Captain America.

Jogos.

Capitão América é personagem jogável em dois clássicos jogos para Super Nintendo e Sega Genesis. Em Captain America & The Avengers, o capitão é selecionável entre outros personagens do grupo Vingadores e em Marvel Super Heroes: War of the Gems, o Capitão podia ser seleto em meio a outros 4 super-heróis famosos, Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro e Wolverine eram os personagens a usar para passar os níveis.

Em Marvel Ultimate Alliance, o Capitão América é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o "Avenger's Shield" e suas roupas são: Ultimate, Classic, US Agent e WW2. 

Capitão América esteve em praticamente todos os jogos de luta da Marvel feitos pela manufatureira de games capcom (exceto X-MEN vs Street Fighter e X-Men Children of the atom).



Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_Am%C3%A9rica

     

Comentários

Top 5 da Semana

Conde de Saint Germain.

  O Conde de Saint Germain (28/05/1696 – 27/02/1784) é uma das figuras mais enigmáticas da história, viveu no século XVIII, por muitos ele era considerado místico pelas coisas que podia fazer e até mesmo poderia ser um alquimista, ele era um homem de vários talentos isso é inegável. O Conde de Saint Germain nunca revelou sua real identidade, sendo esse um de seus muitos mistérios, mas existem várias especulações em relação a sua origem sendo elas: filho do príncipe da Transilvânia Francis II Rákóczi, outras seria filho ilegítimo de Maria Ana de Neuburgo, viúva de Carlos II da Espanha e segundo historiadores portugueses filho ilegítimo do rei D. João V de Portugal. A vida de Saint Germain. O que realmente se sabe sobre ele é que suas primeiras aparições registradas foram em Londres em 1743, Horace Walpole (aristocrata e romancista inglês, criador gênero romance gótico) que conheceu Saint Germain em 1745, o descreveu: "Ele canta, toca o violino maravilhosamente, compõe, mas é louco ...

Dragões chineses.

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império. É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas". A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente. Fenghuang O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes d...

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. ...

Machado Leviatã.

O Machado Leviatã é a principal arma de Kratos em God of War, ele ganhou o machado de sua esposa Faye (Laufey) antes dela vir a falecer. Os irmãos anões Huldra, Sindri e Brok ao forjarem o Mjölnir e verem a destruição que o Thor fazia com sua criação, decidiram criar uma arma para se opor a ela com isso houve a criação do Machado Leviatã que era inspirado em Jörmungandr a serpente do mundo e inimiga de Thor, para mostrar que essa arma foi feita para se rivalizar com o Mjölnir. Quem nomeou o machado de Leviatã foi o Brok. A lâmina possui várias runas talhadas que lhe conferem vários poderem sendo os principais a capacidade de recuperar a arma a qualquer distância igual ao Mjölnir e também as inscrições que dão o poder de gelo, pois a lâmina foi infundida com os gritos ecoantes de vinte trolls do gelo. Ao levar para Brok e Sindri uma Chama Congelada eles melhoram o machado aumentando o tamanho da lâmina e adicionando ouro ornamentado à lâmina e ao cabo. Imagens do Google   ...

Tio Patinhas.

Ficha técnica. Nome original: Scrooge McDuck; Outro(s) nome(s): Patinhas McPato Patinhas Mac Patinhas Patinhas McAnjo; Nascimento: 1867; Origem: Glasgow, Escócia; Sexo: Masculino; Ocupação: Empresário; Criado por: Carl Barks; Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947). Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens. Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompa...