Pular para o conteúdo principal

Formação de um tsunami.


Tsunami é uma onda gigante que se forma após forte tremor no fundo do mar. O terremoto ocorre quando duas placas tectônicas se chocam. Quando duas placas entram em contato em uma região conhecida como limite de placa, uma mais pesada pode deslizar por baixo de outra mais leve. Isso é chamado de subducção. A subducção submarina frequentemente deixa enormes rastros: profundas trincheiras oceânicas no fundo do mar.
Em alguns casos de subducção, parte do fundo do mar conectado à placa mais leve que pode se romper repentinamente para cima, devido à pressão proveniente da placa que afunda. Isto resulta em um terremoto. O foco do terremoto é o ponto no interior da Terra no qual ocorre a ruptura. Depois da ruptura, as rochas se quebram e as primeiras ondas sísmicas são geradas. O epicentro é o ponto do fundo do mar diretamente acima do foco.


A velocidade de propagação do tsunami chega a 800 km/h e geralmente atinge 10 metros de altura, ou mais.
À medida que o tsunami se aproxima da costa, ela vai desacelerando e aumenta de tamanho: como longe da costa a velocidade das ondas continua alta, as ondas se juntam e a massa d'água se acumula. O curioso é que antes de atingir a costa, o tsunami dá sinal: a água recua muitos metros - como se o mar secasse e a onda gigante acumulasse energia - para, então, invadir a praia de uma vez. 

Eventos geradores de tsunamis. 

As ocorrências naturais capazes de causar um tsunami são chamadas de eventos geradores de tsunamis. Além dos terremotos e do vulcanismo, há dois eventos geradores de tsunamis menos prováveis: deslizamentos submarinos e vulcões submarinos. Frequentemente, estes eventos acompanham grandes terremotos, somando-se à potência total de um tsunami ou criando tsunamis adicionais. Eles funcionam de maneira análoga ao terremoto.

Retirado do site: http://ciencia.hsw.uol.com.br/tsunami.htm

http://blogdecuriosidadesdomundo.blogspot.com/2011/04/como-os-tsunamis-se-formam.html

http://www.dgabc.com.br/News/5873424/como-se-forma-o-tsunami.aspx

Comentários

Top 5 da Semana

ET.

Dragões chineses.

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império. É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas". A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente. Fenghuang O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes d...

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

Final alternativo.

O segredo de Pokémon.