Pular para o conteúdo principal

Aluísio de Azevedo.


Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em 14 de abril de 1857 em São Luís e faleceu em Buenos Aires, Argentina, em 21 de janeiro de 1913. Era filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo e de Emília Amália Pinto de Magalhães e irmão mais moço do comediógrafo Artur Azevedo Sua mãe havia casado, aos 17 anos, com um rico e ríspido comerciante português. O temperamento brutal do marido determinou o fim do casamento. Emília refugiou-se em casa de amigos, até conhecer o vice-cônsul de Portugal, o jovem viúvo David. Aluísio de Azevedo é o fundador da Cadeira n. 4 da Academia Brasileira de Letras.
Aluísio de Azevedo foi um crítico impiedoso da sociedade brasileira e de suas instituições. Abandonou as tendências românticas em que se formara, para tornar-se o criador do naturalismo no Brasil, influenciado por Eça de Queirós e Émile Zola. Seus temas prediletos, focados na realidade cotidiana, foram o anticlericalismo, a luta contra o preconceito de cor, o adultério, os vícios e a vida do povo humilde.
Como um jornalista, Aluísio Azevedo ia aos locais onde pretendia ambientar seus romances, conversava com as pessoas que inspirariam suas personagens, misturava-se a elas. Procurava assim reproduzir o mais fielmente possível a realidade que retratava. Além disso, desenhista habilidoso, às vezes, desenhava suas personagens em papel cartão, recortava-as e as colocava em ação, num teatro para si mesmo, de modo a visualizar as cenas que iria narrar. Aluísio viajou para o Rio de Janeiro aos 17 anos a chamado do irmão, o teatrólogo Artur Azevedo. Começou a estudar na Academia Imperial de Belas-Artes e logo passou a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas.
Durante a época em que viveu na cidade carioca, aproveitou-se de seu talento e tornou-se chargista até que o pai faleceu e foi obrigado a regressar à cidade natal para ficar com a mãe.
Foi então que escreveu o romance seu primeiro romance, Uma lágrima de mulher (1880), em estilo romântico e extremamente sentimental, viveu durante 15 anos do que ganhava como escritor. Por isso, sua obra pode ser dividida em duas partes: a primeira, romântica, escrita para agradar o público e vender bem, de modo a garantir-lhe a sobrevivência. A segunda, naturalista, para expressar sua visão de mundo e as mazelas do Brasil. Foi esta que lhe deu destaque na história da literatura brasileira. É o caso de O mulato, publicado em 1881, no auge da campanha abolicionista, que provocou um grande escândalo e que daria ao autor o título de “precursor do Naturalismo no Brasil”. . Até 1895 escreveu 19 trabalhos, entre romances e peças teatrais. Continuou colaborando em jornais e revistas, com caricaturas, contos, críticas e novelas.
Ao ingressar por concurso na carreira diplomática, em 1895, encerrou a sua história literária. A serviço do Brasil esteve na Espanha, Japão, Uruguai, Inglaterra, Itália, Paraguai e Argentina a onde morreu em Buenos Aires quando exercia o cargo de agente consular nesta cidade, em 21 de janeiro de 1913.

Obras.

Romance e novelas.

Uma Lágrima de Mulher 1879; O mulato 1881; Mistério da Tijuca ou Girândola de amores 1882; Memórias de Um Condenado ou Condessa Vesper 1882 ; Casa de pensão 1884; Filomena Borges 1884; O homem 1887; O cortiço 1890; O coruja 1890; A Mortalha de Alzira 1894; O livro de uma sogra 1895; O Esqueleto.

Conto.

Demônios 1895.

Crônica.

O Bom Negro.

Teatro.

Os Doidos; Casa de Orates; Flor de Lis; Em Flagrante; Caboclo; Um Caso de Adultério; Venenos que Curam; República.

Um poema de Aluísio de Azevedo.

Pobre Amor.

Calcula, minha amiga, que tortura! 
Amo-te muito e muito, e, todavia, 
Preferira morrer a ver-te um dia 
Merecer o labéu de esposa impura!

Que te não enterneça esta loucura, 
Que te não mova nunca esta agonia,
Que eu muito sofra porque és casta e pura, 
Que, se o não foras, quanto eu sofreria!

Ah! Quanto eu sofreria se alegrasses 
Com teus beijos de amor, meus lábios tristes, 
Com teus beijos de amor, as minhas faces!

Persiste na moral em que persistes.
Ah! Quanto eu sofreria se pecasses, 
Mas quanto sofro mais porque resistes!

De Aluísio Azevedo


http://www.brasilescola.com/literatura/aluisio-azevedo.htm

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/a/aluisiobio.htm

http://www.suapesquisa.com/biografias/obras_aluisio_azevedo.htm

http://blogdospoetas.com.br/poemas/pobre-amor/

Comentários

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

O novo Digimon V-Pet o Vital Bracelet.

Vocês se lembram do Digimon V-Pet? Os Tamakoshi do Digimon, no dia   13 de Março de 2021 no Japão lançou sua nova versão o   Vital Bracelet Digital Monster, uma versão fitness do Digimon Pet, mas chega a ser parecido com o Pokémon Go pela ideia. O legal desse novo virtual pet é que o seu treino, atividades físicas refletem no estado de seu Digimon, então quando mais você treina e cumpre as missões dadas pelo Vital Bracelet mais forte seu Digimon fica e ao contrario acontece também como se você não cumpre essas condições o Digimon fica fraco e pode até morrer.   O sistema de evolução é simples, leva em conta o valor Vital, aliado à percentagem de vitórias e ao número de troféus obtidos com isso vai influenciar o crescimento e a evolução do Digimon. E depois de certo tempo ocorre a evolução de seu parceiro Digimon. DIM CARDS. Digimon Identified Memory Card ou simplesmente DIM CARD. São cartões que permitem desbloquear Digimons, missões e itens cosméticos, sendo que a...

Glossário da 2ª Guerra Mundial.

Antissemitismo: é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor antissemita Wilhelm Marr, uma forma de eufemizar o “ódio aos judeus”.  Adolf Hitler: (1889-1945) foi um político alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista o símbolo era a bandeira vermelha com a suástica. Hitler é nomeado chanceler pelo presidente alemão, em janeiro de 1933, em meio a uma séria crise política. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países. No dia 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e o Chanceler Golbbels suicidaram-se. Arianismo: é uma heresia cristã fundada no século IV por Ario, um presbítero de Alexandria, no Egito. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Para os arianos, Cristo não é mais do que a primeira das criat...

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...