Pular para o conteúdo principal

Carnaval no Rio de Janeiro.



Há histórica do carnaval do Rio de Janeiro, sempre fez parte das comemorações, mesmo nos tempos em que o samba ainda não era o ritmo predominante, quando a música que embalava os foliões eram as polcas e as marchinhas.
A inserção de bailes de máscara, na cidade do Rio de Janeiro, se deve à influência da cultura carnavalesca francesa no Brasil, principalmente depois da independência de nosso país, época em que os brasileiros buscaram se afastarem das práticas culturais lusitanas.
Os bailes de máscara conquistaram grande sucesso e, ao imitar o passeio do carnaval romano, as famílias começaram a se deslocar para os bailes através de carruagens abertas, o que permitia expor suas luxuosas fantasias, além de participarem do movimento do carnaval de rua.
Tais passeios começaram a ficar independentes do trajeto dos bailes, em 1855, foi criado o desfile do Congresso das Sumidades Carnavalescas.
O Congresso era um clube, considerado a primeira sociedade carnavalesca do Brasil, composta por membros da alta sociedade brasileira vestida de luxuosas fantasias de estilo europeu. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, foi fundada Sociedade Veneziana.
Várias sociedades surgiram para disputar o espaço do carnaval e para incorporar os ritmos musicais mais populares da época. O carnaval de rua do Rio de Janeiro, antes do surgimento das escolas de samba, era e ainda é diversificado pelos diferentes tipos de grupos carnavalescos.
A primeira escola de samba do Rio de Janeiro surgiu em 1928, a “Deixa Falar” foi fundada por Ismael Silva. Posteriormente surgiram outras importantes agremiações que começaram a produzir seus desfiles na antiga Praça Onze. Na década de 50, ocorre a incorporação da classe média aos desfiles; as escolas de samba, antes perseguidas, passam a significar um elemento de status carnavalesco que se ampliaria no decorrer do século XX.
Nos cinco dias de carnaval, a cidade do Rio de Janeiro oferece aos foliões os Desfiles das Escolas de Samba do grupo especial na Marquês de Sapucaí e dos grupos de acesso e inferiores; além dos blocos de rua e dos bailes realizados em clubes fechado.
Um dos blocos mais conhecidos do carnaval carioca é o cordão do Bola-Preta, fundado em 1917, por dezoito componentes do tradicional Clube dos Democráticos. Inicialmente o bloco era referido como “Só se Bebe Água”, o seu primeiro líder era conhecido como o “Xerife do Bola”, e enfrentou a proibição policial; o bloco realizou uma confraternização, no dia 31 de dezembro de 1918, no Bar Nacional, onde passaria uma mulher com um vestido branco de bolinhas pretas, o que inspirou o novo nome do bloco, “Cordão da Bola Preta”.
Hoje o Carnaval carioca é um dos maiores orgulhos do Rio de Janeiro e é responsável por grandes investimentos. São ingressos, publicidade, CDs, direitos de transmissão, etc. A luta pelo título de campeã do Carnaval é muito disputada e envolve altos custos e grande
necessidade de mão de obra, gerando empregos para as comunidades de cada escola de samba.

Escolas de Samba Vencedoras nos últimos Carnavais no Rio de Janeiro:

1998 - Mangueira e Beija-Flor

 1999 - Imperatriz Leopoldinese 

2000 - Imperatriz Leopoldinese 

2001 - Imperatriz Leopoldinese 

2002 - Mangueira 

2003 - Beija-Flor 

2004 - Beija Flor 

2005 - Beija-Flor 

2006 - Unidos de Vila Isabel 

2007 - Beija-Flor 

2008 - Beija-Flor 

2009 - Acadêmicos do Salgueiro 

2010 - Unidos da Tijuca 

2011 - Beija-Flor

Retirado do site:

 http://www.colorfotos.com.br/rio_de/r-carna.htm

http://www.infoescola.com/carnaval/carnaval-do-rio-de-janeiro/

http://www.suapesquisa.com/carnaval/

Comentários

Top 5 da Semana

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. &

Capitão América.

Capitão América (Captain America, em inglês), é o alter ego de Steve Rogers, um personagem de HQ da Marvel Comics. Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Março de 1941). O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo estadunidense, que foram apresentados ao mundo pelas companhias de histórias em quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas o herói caiu na obscuridade após o fim dos conflitos. Capitão America e Bucky Barnes História. A história do Capitão América se baseia em um fraco e esquelético rapaz, que deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a guerra. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qu

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

O Dragão Branco de Olhos Azuis do Mundo da Fantasia.

(ATK - 3000 , DEF - 2500 ) Atributo: Luz Tipo: Dragão/toon Nível : 8 Número: 53183600 Tipo de efeito de uma carta (s): Convocar/Contínuo Descrição da carta: esta Carta não Pode ser Normal Summoned ou Set. esta Carta Somente Ser Pode enquanto Special Summoned "Toon World estiver" no Seu lado do campo (Tributos São requeridos para Monstros de Nível 5 ou Maior). ESTA Carta Não Pode atacar No mesmo turno e EM Que Special Summoned. Quando "Toon World" no campo É destruído, Destrua ESTA Carta. ESTA Carta Não atacar, exceto se VOCÊ Pagar 500 LPs. Se o Seu oponente Não Controla monstro Toon um, esta Carta Pode atacar Diretamente Seu oponente. Se Existir hum monstro Toon Virado para Cima nenhum lado do campo do oponente seu, você deve selecionar o monstro Toon Como Alvo de Ataque. Falando um pouco da carta: É a versão do dragão do Mundo da Fantasia, e ele possui desvios especiais de ataques e é considerado mais poderoso que o dragão original. O mesmo s