Pular para o conteúdo principal

Carnaval no Rio de Janeiro.



Há histórica do carnaval do Rio de Janeiro, sempre fez parte das comemorações, mesmo nos tempos em que o samba ainda não era o ritmo predominante, quando a música que embalava os foliões eram as polcas e as marchinhas.
A inserção de bailes de máscara, na cidade do Rio de Janeiro, se deve à influência da cultura carnavalesca francesa no Brasil, principalmente depois da independência de nosso país, época em que os brasileiros buscaram se afastarem das práticas culturais lusitanas.
Os bailes de máscara conquistaram grande sucesso e, ao imitar o passeio do carnaval romano, as famílias começaram a se deslocar para os bailes através de carruagens abertas, o que permitia expor suas luxuosas fantasias, além de participarem do movimento do carnaval de rua.
Tais passeios começaram a ficar independentes do trajeto dos bailes, em 1855, foi criado o desfile do Congresso das Sumidades Carnavalescas.
O Congresso era um clube, considerado a primeira sociedade carnavalesca do Brasil, composta por membros da alta sociedade brasileira vestida de luxuosas fantasias de estilo europeu. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, foi fundada Sociedade Veneziana.
Várias sociedades surgiram para disputar o espaço do carnaval e para incorporar os ritmos musicais mais populares da época. O carnaval de rua do Rio de Janeiro, antes do surgimento das escolas de samba, era e ainda é diversificado pelos diferentes tipos de grupos carnavalescos.
A primeira escola de samba do Rio de Janeiro surgiu em 1928, a “Deixa Falar” foi fundada por Ismael Silva. Posteriormente surgiram outras importantes agremiações que começaram a produzir seus desfiles na antiga Praça Onze. Na década de 50, ocorre a incorporação da classe média aos desfiles; as escolas de samba, antes perseguidas, passam a significar um elemento de status carnavalesco que se ampliaria no decorrer do século XX.
Nos cinco dias de carnaval, a cidade do Rio de Janeiro oferece aos foliões os Desfiles das Escolas de Samba do grupo especial na Marquês de Sapucaí e dos grupos de acesso e inferiores; além dos blocos de rua e dos bailes realizados em clubes fechado.
Um dos blocos mais conhecidos do carnaval carioca é o cordão do Bola-Preta, fundado em 1917, por dezoito componentes do tradicional Clube dos Democráticos. Inicialmente o bloco era referido como “Só se Bebe Água”, o seu primeiro líder era conhecido como o “Xerife do Bola”, e enfrentou a proibição policial; o bloco realizou uma confraternização, no dia 31 de dezembro de 1918, no Bar Nacional, onde passaria uma mulher com um vestido branco de bolinhas pretas, o que inspirou o novo nome do bloco, “Cordão da Bola Preta”.
Hoje o Carnaval carioca é um dos maiores orgulhos do Rio de Janeiro e é responsável por grandes investimentos. São ingressos, publicidade, CDs, direitos de transmissão, etc. A luta pelo título de campeã do Carnaval é muito disputada e envolve altos custos e grande
necessidade de mão de obra, gerando empregos para as comunidades de cada escola de samba.

Escolas de Samba Vencedoras nos últimos Carnavais no Rio de Janeiro:

1998 - Mangueira e Beija-Flor

 1999 - Imperatriz Leopoldinese 

2000 - Imperatriz Leopoldinese 

2001 - Imperatriz Leopoldinese 

2002 - Mangueira 

2003 - Beija-Flor 

2004 - Beija Flor 

2005 - Beija-Flor 

2006 - Unidos de Vila Isabel 

2007 - Beija-Flor 

2008 - Beija-Flor 

2009 - Acadêmicos do Salgueiro 

2010 - Unidos da Tijuca 

2011 - Beija-Flor

Retirado do site:

 http://www.colorfotos.com.br/rio_de/r-carna.htm

http://www.infoescola.com/carnaval/carnaval-do-rio-de-janeiro/

http://www.suapesquisa.com/carnaval/

Comentários

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

O novo Digimon V-Pet o Vital Bracelet.

Vocês se lembram do Digimon V-Pet? Os Tamakoshi do Digimon, no dia   13 de Março de 2021 no Japão lançou sua nova versão o   Vital Bracelet Digital Monster, uma versão fitness do Digimon Pet, mas chega a ser parecido com o Pokémon Go pela ideia. O legal desse novo virtual pet é que o seu treino, atividades físicas refletem no estado de seu Digimon, então quando mais você treina e cumpre as missões dadas pelo Vital Bracelet mais forte seu Digimon fica e ao contrario acontece também como se você não cumpre essas condições o Digimon fica fraco e pode até morrer.   O sistema de evolução é simples, leva em conta o valor Vital, aliado à percentagem de vitórias e ao número de troféus obtidos com isso vai influenciar o crescimento e a evolução do Digimon. E depois de certo tempo ocorre a evolução de seu parceiro Digimon. DIM CARDS. Digimon Identified Memory Card ou simplesmente DIM CARD. São cartões que permitem desbloquear Digimons, missões e itens cosméticos, sendo que a...

Glossário da 2ª Guerra Mundial.

Antissemitismo: é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor antissemita Wilhelm Marr, uma forma de eufemizar o “ódio aos judeus”.  Adolf Hitler: (1889-1945) foi um político alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista o símbolo era a bandeira vermelha com a suástica. Hitler é nomeado chanceler pelo presidente alemão, em janeiro de 1933, em meio a uma séria crise política. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países. No dia 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e o Chanceler Golbbels suicidaram-se. Arianismo: é uma heresia cristã fundada no século IV por Ario, um presbítero de Alexandria, no Egito. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Para os arianos, Cristo não é mais do que a primeira das criat...

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...