Pular para o conteúdo principal

James Maxwell.


Nascido em 1831 em Edimburgo na Escócia, James Clerk Maxwell iniciou-se como cientista desde muito cedo, estudou em Edinburgh e no Trinity College, em Cambridge, onde se formou no ano de 1854.
Como queria ficar mais tempo com seu pai, que estava gravemente doente, foi trabalhar como Professor de Filosofia Natural no Marischal College em Aberdeen, no norte da Escócia. Enquanto estava no Trinity, Maxwell começou suas pesquisas sobre eletricidade e magnetismo. Seu primeiro trabalho sobre o assunto foi publicado em 1856. Altura em que recebe um prémio por ter formulado a melhor explicação sobre a natureza dos anéis de Saturno, baseando a estabilidade destes no facto de serem constituídos por rochas muito pequenas.
Com a morte de seu pai, deixou o magistério a fim de administrar a propriedade da família e dedicar-se ao estudo.
Em fevereiro de 1858, Maxwell tornou-se noivo de Katherine Mary Dewar e casou-se com ela em junho de 1859.
Apesar de ter se tornado genro do diretor do Marischal College, Maxwell foi despedido em 1860, quando este se uniu ao King's College, e teve que procurar outro emprego. Em 1860 Maxwell foi indicado para ocupar a cadeira de Filosofia Natural no King's College de Londres onde permaneceu até 1865.
Em seguida, Maxwell presta significativa contribuição à teoria cinética dos gases, ao calcular-lhes o livre percurso médio das moléculas. Prova, ainda, ser a viscosidade do gás independente de sua densidade.
Em 1863, toma parte num programa organizado pela Royal Society de Londres, destinado a estabelecer uma unidade absoluta de resistência elétrica.
Com base nos trabalhos experimentais de Faraday, estabelece as célebres equações -
conhecidas como "equações de Maxwell" - do eletromagnetismo. Com esse trabalho, ele demonstra que a ação eletromagnética viaja pelo espaço em ondas transversais semelhantes às da luz e com a mesma velocidade.
As teorias de Maxwell levaram às descobertas de Heinrich Hertz sobre as ondas de rádio, de tão profundas consequências na vida moderna. De volta à Cambridge, no último período de sua vida, Maxwell cria ali o Laboratório Cavendish, destinado a desempenhar importante papel no desenvolvimento da física teórica e experimental.
Em 1871, foi trabalhar, após grande relutância por sua parte, como diretor do Laboratório Cavendish em Cambridge. Ele ajudou a projetar e desenvolver este importante laboratório, pelo qual, posteriormente passariam importantes físicos como J. J. Thomson (1856 - 1940) e Ernest Rutherford (1871-1937).
Entre 1874 e 1879, dedicou-se intensamente à edição dos trabalhos e manuscritos sobre matemática e eletricidade experimental de Henry Cavendish, que publicou em 1879. Nesta época, já apresentava sérios problemas de saúde por causa de um câncer no estômago. Maxwell sofria muitas dores e sua saúde continuou piorando. Quando voltou para Cambridge após o verão, mal conseguia caminhar; veio a falecer logo em seguida.
O lugar de Maxwell entre os grandes físicos do século XIX deve-se a suas pesquisas sobre eletromagnetismo, teoria cinética dos gases, visão colorida, anéis de Saturno, óptica geométrica, e alguns estudos sobre engenharia. Ele escreveu quatro livros e cerca de cem artigos científicos.
De sua obra escrita, além dos trabalhos já referidos, merecem destaque o manual Teoria do Calor e o tratado elementar Matéria e Movimento. Mas seu trabalho fundamental é o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, de 1873.

Retirado do site:

http://educacao.uol.com.br/biografias/james-clerk-maxwell.jhtm

http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Maxwell/Maxwellbio.html

http://www.knoow.net/cienciasexactas/fisica/maxwe+lljc.htm

Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. &

Frases 2.

Trolls.

Os trolls são criaturas originarias da mitologia nórdica. Algumas características como viver entre a natureza e uma aparência horrenda são comuns a todos os trolls, mas em relação aos tipos e tamanhos pode variar bastante. Segundo algumas obras podem existir vários tipos de trolls, variando de local para local, como cavernas, montanhas, florestas, entre outros, e também podem variar no tamanho, podendo haver trolls do tamanho de gigantes, sendo até confundidos com os mesmos, trolls do tamanho humanoide, sendo às vezes confundidos com orcs, e trolls pequenos, que geralmente são confundidos com goblins, devido à aparência. Os trolls atacam viajantes e aventureiros. Os trolls costumando se encontrar em locais fixos, mas moram sozinhos em seus esconderijos. Os trolls costumam se juntar em bandos para realizar algumas ações mais eficazmente que sozinhos porém, geralmente brigam entre si por causa do bens de suas conquistas e os grupos acabam se dissolvendo. A principal vantagem do troll

Shisa.

Shisa é um leão dragão de origem chinesa, usado como um amuleto ou carranca, na província deOkinawa, ao extremo sul do Japão. As pessoas colocar pares de shisa em seus telhados ou de acompanhamento dos portões de suas casas. Acredita-se que Shisa proteja a casa dos acidentes naturais. O cão shisa ou leão é um artefato cultural de Okinawa. Eles podem ser classificados como gárgula. São tradicionalmente usados para afastar os maus espíritos. Geralmente colocavam-se dois nos telhados das casas para protegê-las, um de boca aberta (fêmea) e outro de boca fechada (macho). A cultura de colocar Shisa sobre os telhados deu origem pelo fato de haver muitos casos de tufões. Acredita-se que eles protegem de alguns males. A boca aberta espanta os maus espíritos, e a boca fechada mantém o bom humor em casa. A partir do período Edo, eles passaram a ser chamados de "cães de guarda", em geral, no Japão continental. Alguns habitantes de Okinawa acreditam que a fêmea te