Pular para o conteúdo principal

Glossário da 2ª Guerra Mundial.


Antissemitismo: é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor antissemita Wilhelm Marr, uma forma de eufemizar o “ódio aos judeus”. 

Adolf Hitler: (1889-1945) foi um político alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista o símbolo era a bandeira vermelha com a suástica. Hitler é nomeado chanceler pelo presidente alemão, em janeiro de 1933, em meio a uma séria crise política. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países. No dia 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e o Chanceler Golbbels suicidaram-se.

Arianismo: é uma heresia cristã fundada no século IV por Ario, um presbítero de Alexandria, no Egito. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Para os arianos, Cristo não é mais do que a primeira das criaturas, um mero instrumento de Deus.

Ativismo: no sentido filosófico, pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa. Nesse sentido, frequentemente subordina sua concepção de verdade e de valor ao sucesso ou pelo menos à possibilidade de êxito na ação. Os termos ativismo e ativista foram usados pela primeira vez, com conotações políticas, pela imprensa belga, em 1916, referindo-se ao Movimento Flamingant.

Benito Mussolini: (1883-1945) foi um político italiano. Líder do Partido Nacional Fascista, fundado em 1919, no final da Primeira Guerra Mundial. Foi professor e jornalista, escrevia para jornais de esquerda. Em 1914 foi expulso do partido socialista. Foi eleito para o parlamento em 1921, apoiado pelas elites, organizou o assalto ao poder. Durante a segunda guerra mundial, sua aliança com Hitler, decidida no auge das conquistas militares alemãs, permitiu-lhe incorporar parte do território da Iugoslávia. Benito morreu no dia 28 de abril de 1945.

Belicismo: é Estado de guerra. / Doutrina, tendência dos belicistas. / Apologia da guerra.

Comunismo: pode ser definido como uma doutrina ou ideologia que visa à criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção deixariam de ser privados, tornando-se públicos e no campo político, o comunismo defende a ausência do Estado.

Ditadura: é uma forma de governo em que o governante exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence. Na ditadura não a respeito à divisão dos poderes o ditador costuma exercer os três poderes. Não a oposições, pois os ditadores proíbem outros partidos políticos e a censura dos meios de comunicação.

Fascismo: é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945. É considerado um regime de direita e suas características básicas são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo. De modo geral o fascismo é identificado como o regime implantado por Benito Mussolini na Itália no período do pós-guerra.

Imperialismo: é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870.

Maoísmo: é o termo empregado para designar a linha de ação política do movimento revolucionário comunista chinês, que foi liderado por Mao Tsé-Tung (1893-1976) tendo como principal objetivo orientar a ação revolucionária.

Nacionalismo: muitos revolucionários interpretavam a sua luta como a ação tomada em defesa dos interesses de seu próprio país. A partir dessa perspectiva tínhamos delineado as primeiras manifestações do sentimento nacionalista. No século XIX, vários intelectuais passaram a discutir quais seriam os elementos históricos e culturais que poderiam definir a identidade nacional. Para os liberais, o nacionalismo acabava sendo interpretado como um grande desdobramento do próprio liberalismo. Não se restringindo a esse movimento específico, podemos ver que o pensamento nacionalista também influenciou no acirramento das rivalidades entre diferentes países.

Nazismo: Na Alemanha o movimento fascista foi chamado de nazismo. A ideologia do nazismo era: o racismo, os alemães pertenciam a uma raça superior e os judeus eram considerados os principais inimigos. A bandeira do partido nazista passa a ser a da Alemanha.

Pangermanismo: Ideal defendido pelos alemães propõe a formação de um bloco de países de origem germânica.

Proletariado: é o que apenas possui a força de trabalho como propriedade. Mas, segundo Karl Marx, o proletariado produz algo a partir da natureza, enquanto que o trabalhador pode apenas oferecer algo já produzido, o que diferencia o significado entre ambos. A grande compradora da mão-de-obra do proletário é a classe capitalista proprietária dos meios de produção, e jamais haveria conciliação entre as duas classes, o que gerou a luta entre classes e o sonho da construção de um mundo sem classes num estado comunista.

Socialismo: é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

Suástica: diversas civilizações antigas– como os índios navajos e os maias – também registraram essa mesma marca em artefatos de sua cultura material. A primeira significação definida da suástica surgiu entre os praticantes do hinduísmo. Em sânscrito, a palavra suástica significa “aquilo que traz sorte”. Na Alemanha, a escolha do símbolo para o Partido Nazista foi justificada por Hitler em seu livro “Minha Luta”. De acordo com o líder nazista, a suástica teria a capacidade de representar a luta em prol do triunfo do homem ariano e o desenvolvimento da nação alemã por meio da campanha anti-semita.

Sufrágio: votação para a eleição de um candidato; declaração, opinião emitida em congresso ou assembleia que decide por maioria de votos.

Stalin: (1879-1953), político soviético. Permaneceu longo tempo no poder e modelou os aspectos que caracterizaram o regime soviético. No ano de 1899 se filiou ao Partido Operário Social-democrata Russo. Em meados da década de 1930 iniciou uma grande campanha de terror político. Apesar do pacto germano-soviético de 1939, as tropas alemãs invadiram a União Soviética em junho de 1941, durante a II Guerra Mundial. Stalin comandou pessoalmente a guerra contra a Alemanha nazista e, após a vitória soviética na batalha de Stalingrado, afirmou-se como um dos líderes mundiais.

Tratado de Versalhes: A vitória da Tríplice Entente nos conflitos da Primeira Guerra estipulou os acordos a serem assinados pelas nações derrotadas. A Alemanha, considerada a principal culpada pelos conflitos, foi obrigada a aceitar as imposições do Tratado de Versalhes, assinado em Paris, no mês junho de 1919. Em linhas gerais, o Estado alemão perdeu parte de seus territórios, zonas de exploração mineral e seus domínios coloniais. Além disso, as outras nações da Tríplice Aliança foram alvos de punição.

Totalitarismo: é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais. No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.

Revolução: o termo revolução, à primeira vista, refere-se a toda e qualquer transformação radical que atinja drasticamente os mais variados aspectos da vida de uma sociedade. De acordo com correntes de compreensão marxista, uma revolução só pode ser experimentada quando todos os pontos fundamentais que sustentam o status de uma sociedade invertem-se completamente.

Vladimir Lênin: foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética.

Leon Trotsky: foi um dos criadores da República Soviética da Rússia, exerceu o cargo de Comissário do Povo para a Guerra, numa Rússia em guerra civil. Ao contrário do que gostam de admitir seus admiradores, foi um militar linha dura, que não hesitava em usar a violência contra inimigos ou supostos adversários.

Retirado do site: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/antisemitismo.htm

http://www.e-biografias.net/adolf_hitler/

http://www.infopedia.pt/$arianismo

http://www.jornallivre.com.br/74189/o-que-e-ativismo.html

http://www.e-biografias.net/benito_mussolini/

http://www.verbetes.com.br/def:15554:Belicismo

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/comunismo.htm

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/ditadura.htm

http://www.infoescola.com/historia/fascismo/

http://www.infoescola.com/historia/imperialismo/

http://educacao.uol.com.br/sociologia/maoismo-1.jhtm

http://www.brasilescola.com/historiag/nacionalismo.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=57

http://www.infoescola.com/sociologia/proletariado/

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-socialismo.htm

http://www.brasilescola.com/historiag/suastica.htm

http://www.dicio.com.br/sufragio/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/josef-stalin/josef-stalin.php

http://www.brasilescola.com/historiag/tratado-versalhes.htm

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/totalitarismo.htm

http://www.brasilescola.com/historia/o-que-e-revolucao.htm

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/v/vladimir_lenin

http://educacao.uol.com.br/biografias/leon-trotsky.jhtm

Comentários

Top 5 da Semana

Conde de Saint Germain.

  O Conde de Saint Germain (28/05/1696 – 27/02/1784) é uma das figuras mais enigmáticas da história, viveu no século XVIII, por muitos ele era considerado místico pelas coisas que podia fazer e até mesmo poderia ser um alquimista, ele era um homem de vários talentos isso é inegável. O Conde de Saint Germain nunca revelou sua real identidade, sendo esse um de seus muitos mistérios, mas existem várias especulações em relação a sua origem sendo elas: filho do príncipe da Transilvânia Francis II Rákóczi, outras seria filho ilegítimo de Maria Ana de Neuburgo, viúva de Carlos II da Espanha e segundo historiadores portugueses filho ilegítimo do rei D. João V de Portugal. A vida de Saint Germain. O que realmente se sabe sobre ele é que suas primeiras aparições registradas foram em Londres em 1743, Horace Walpole (aristocrata e romancista inglês, criador gênero romance gótico) que conheceu Saint Germain em 1745, o descreveu: "Ele canta, toca o violino maravilhosamente, compõe, mas é louco ...

Dragões chineses.

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império. É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas". A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente. Fenghuang O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes d...

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. ...

Machado Leviatã.

O Machado Leviatã é a principal arma de Kratos em God of War, ele ganhou o machado de sua esposa Faye (Laufey) antes dela vir a falecer. Os irmãos anões Huldra, Sindri e Brok ao forjarem o Mjölnir e verem a destruição que o Thor fazia com sua criação, decidiram criar uma arma para se opor a ela com isso houve a criação do Machado Leviatã que era inspirado em Jörmungandr a serpente do mundo e inimiga de Thor, para mostrar que essa arma foi feita para se rivalizar com o Mjölnir. Quem nomeou o machado de Leviatã foi o Brok. A lâmina possui várias runas talhadas que lhe conferem vários poderem sendo os principais a capacidade de recuperar a arma a qualquer distância igual ao Mjölnir e também as inscrições que dão o poder de gelo, pois a lâmina foi infundida com os gritos ecoantes de vinte trolls do gelo. Ao levar para Brok e Sindri uma Chama Congelada eles melhoram o machado aumentando o tamanho da lâmina e adicionando ouro ornamentado à lâmina e ao cabo. Imagens do Google   ...

Tio Patinhas.

Ficha técnica. Nome original: Scrooge McDuck; Outro(s) nome(s): Patinhas McPato Patinhas Mac Patinhas Patinhas McAnjo; Nascimento: 1867; Origem: Glasgow, Escócia; Sexo: Masculino; Ocupação: Empresário; Criado por: Carl Barks; Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947). Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens. Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompa...