Pular para o conteúdo principal

As diferenças de Ascomiceto e Basidiomiceto.


Ascomicetos.

Estes fungos, envolvendo cerca de 20 000 espécies, possuem um micélio muito desenvolvido, com hifas e células de um ou vários núcleos. Caracterizados pela presença de uma estrutura de reprodução chamada asco. Dentro dos ascos são produzidos os esporos: ascósporos, pelo processo de meiose. Após a meiose ocorre a mitose; assim, dentro de cada asco há sempre oito ascósporos. Os ascos reúnem-se, com frequência, numas estruturas chamadas himênios, que contêm as hifas estéreis. Em alguns fungos deste grupo, como as trufas, os ascos encontram-se incluídos numa massa que é, neste caso, um corpo comestível. Além dos ascósporos, os ascomicetos produzem também outro tipo de esporos, os chamados conídios, que se originam em hifas especiais. Os ascomicetos incluem espécies parasitas, saprófitas e simbiontes. Algumas delas causam doenças nas plantas, e a substâncias que tem aplicações médicas, como é o caso da cravagem do centeio, que contém vários alcalóides.

Principais exemplos:

Saccharomyces cerevisiae (fermento do pão e de bebidas fermentadas), Clavipes purpurea (LSD), Penicillium notatum (penicilina).

Basidiomicetos. 

Compreendem cerca de 15 000 espécies de fungos muito evoluídos, incluindo a maioria dos conhecidos "cogumelos", tanto comestíveis como venenosos. O corpo frutífero, estroma, tem a forma de um pé ou estirpe que sustenta um "chapéu" ou umbráculo. O himênio que contém os esporos encontra-se na parte inferior do chapéu.
 Esse grupo de fungos é caracterizado pela presença de uma estrutura de reprodução chamada basídio. Dentro do basídio ocorre a meiose e são produzidos quatro esporos: basidiósporos. Os basídios estão agregados em corpos de frutificação: basidiocarpos; os cogumelos. Muitos realizam ciclo de alternância de gerações. A reprodução sexuada também se dá por plasmogamia seguida de cariogamia e a fase sexuada pela produção de esporos. O basidiocarpo agrega diversos basídios. Os esporos, geralmente em número de quatro, ao caírem num substrato adequado germinam e produzem um micélio primário que irá, por sua vez, produzir outros esporos; em seguida, estes formam um micélio secundário. Os fungos deste grupo crescem em todas as regiões de clima temperado e quente. Pertencem também aos basidiomicetos as ferrugens, que causam grandes prejuízos nas culturas de cereais.

Principais exemplos:

Amanita muscaria (venenoso), Agaricus campestris (champignon).

Retirado do site: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/artigos/fungos_-_decompositores_da_natureza.html

http://gustavobiologia.blogspot.com.br/2009/08/reino-fungi.html

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/2255067-reino-fungi-ascomicetos/

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/2255891-reino-fungi-basidiomiceto-import%C3%A2ncia-dos/     

Comentários

Postar um comentário

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

Vampiro.

Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas, independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria colectiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo. Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do roma...

Kamaitachi.

Kamaitachi ( 鎌 鼬 ) é um Yokai com forma de fuinha, com garras de foice afiadas. Kama significa foice e itachi, doninha. Este monstro estaria associado a cortes que as pessoas sofrem quando são atingidas por um golpe de ar frio. Este corte seria supostamente muito fraco a ponto de inicialmente não machucar, porém, invariavelmente, o corte ficaria infeccionado. Ele possuiria a forma de uma ou mais doninhas com dentes afiados como foices que cortariam suas vítimas com extrema rapidez.A primeira pessoa a conceber este yokai foi Toriyama Sekien em seu livro Gazu Hyakki Yakō ("O desfile ilustrado noite centenas de demônios"). Diz-se que o "Kamaitachi" é causado por um kami maléfico que suga o sangue humano. Ou que três doninhas se reúnem para atacar uma vítima. A primeira a derruba; a segunda corta-a com seus dentes e a terceira cicatriza o ferimento. A ferida cicatrizada pelo Kamaitachi é profunda, mas sangra muito pouco. Nos dias de hoje no Japão, o...

Insígnias do Pokémon.

Maldita mancha.