Pular para o conteúdo principal

A música representação para sociedade e a sua importância para as pessoas.


Ao longo da história da humanidade a música esteve sempre presente e influente nas sociedades. Tão antiga quanto o Homem, a música primitiva era usada para mostrar alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma.
A música tem um valor muito importante na sociedade desde os primórdios. Desde os tempos pré-históricos já existiam vestígios, possibilidades de já existir instrumentos líricos, e com o passar dos séculos foi se abrindo as fronteiras da criatividade e gradualmente com ajuda da tecnologia foi se expandindo as possibilidades, chegando ao nosso século com instrumentos elétricos dos mais diferenciados modelos e requisitos.

A Música e a Religião.

Desde o início das religiões que a música tem sido um importante aspecto da vida da igreja, como forma de louvar a Deus.
O tempo passou, mas a importância da música na vida da igreja continua, basta repararmos atualmente nas várias festividades religiosas nas quais são exultadas com os mais diversos cânticos, não só nas missas, mas também nas festividades da Igreja como Natal, Páscoa, entre outras. Contudo, a música na igreja foi sofrendo alterações. Primeiramente, surgiram os cânticos à capela, posteriormente estes cânticos foram acompanhados pelos instrumentos musicais.

A Música e as Festas Sociais.

Os concertos realizados em grandes recintos como o Coliseu do Porto são festas sociais, pois são festas onde se juntam determinadas pessoas com um objetivo de ouvir música.

A Música e as Festas Anuais.

Como já foi dito antes, a música sempre esteve ligada à religião, por isso a Páscoa, o Natal e outras festividades do calendário religioso, são exemplos de festas anuais as quais estão ligadas a música. Além disso, também temos o Carnaval, onde se junta à música e a dança durante três dias seguidos. As festas de aniversário, comemorações de datas marcantes, também são festas anuais acompanhadas sempre pela música. Ou ainda os grandes festivais que se realizam todos os anos no verão nos quais se juntam milhares de pessoas dos vários pontos do país e de outros países para ouvirem os grupos musicais que mais gostam.

A Música e o Trabalho.

A música esteve também sempre ligada ao trabalho, por exemplo, no tempo da escravidão tocavam-se tambores que marcavam o ritmo das remadas escravas. Atualmente, a música no trabalho é utilizada nas tarefas laborais como forma de dar ritmo ao trabalho e conceder boa disposição na sua realização.

A Música, o Teatro e o Cinema.

Diz a história da música, que a “Tragédia Grega” deu início à junção da música e o teatro. Posteriormente, a música juntou-se ao Teatro Revista e mais tarde ao cinema. A música e o cinema são inseparáveis, pois expressam as mesmas histórias e os mesmos sentimentos.

Retirado do site: http://musicaemudanca.blogs.sapo.pt/4780.html

http://www.dicasemgeral.xpg.com.br/curiosidades/18283/a-importancia-da-musica-na-sociedade/


Comentários

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

O novo Digimon V-Pet o Vital Bracelet.

Vocês se lembram do Digimon V-Pet? Os Tamakoshi do Digimon, no dia   13 de Março de 2021 no Japão lançou sua nova versão o   Vital Bracelet Digital Monster, uma versão fitness do Digimon Pet, mas chega a ser parecido com o Pokémon Go pela ideia. O legal desse novo virtual pet é que o seu treino, atividades físicas refletem no estado de seu Digimon, então quando mais você treina e cumpre as missões dadas pelo Vital Bracelet mais forte seu Digimon fica e ao contrario acontece também como se você não cumpre essas condições o Digimon fica fraco e pode até morrer.   O sistema de evolução é simples, leva em conta o valor Vital, aliado à percentagem de vitórias e ao número de troféus obtidos com isso vai influenciar o crescimento e a evolução do Digimon. E depois de certo tempo ocorre a evolução de seu parceiro Digimon. DIM CARDS. Digimon Identified Memory Card ou simplesmente DIM CARD. São cartões que permitem desbloquear Digimons, missões e itens cosméticos, sendo que a...

Glossário da 2ª Guerra Mundial.

Antissemitismo: é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor antissemita Wilhelm Marr, uma forma de eufemizar o “ódio aos judeus”.  Adolf Hitler: (1889-1945) foi um político alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista o símbolo era a bandeira vermelha com a suástica. Hitler é nomeado chanceler pelo presidente alemão, em janeiro de 1933, em meio a uma séria crise política. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países. No dia 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e o Chanceler Golbbels suicidaram-se. Arianismo: é uma heresia cristã fundada no século IV por Ario, um presbítero de Alexandria, no Egito. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Para os arianos, Cristo não é mais do que a primeira das criat...

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...