Pular para o conteúdo principal

Yin Yang.


 Yin Yang são conceitos do taoísmo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas:
Yin é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio. Ele fica do lado esquerdo da esfera, na cor preta.
Yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente. Está representado pelo lado direito da esfera, na cor branca.


Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas. Alguns autores descrevem como a lua e o sol, o homem e a mulher, mas são definições equivocadas. A filosofia chinesa é composta basicamente da energia, negativa e positiva. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista.

Representação do Símbolo.

O símbolo do Yin e Yang, conhecido como diagrama do Tai-chi ou Tei-Ji, é representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa, nas cores preto e branco, onde Yin é a metade preta, enquanto o Yang é a metade branca. Nesse jogo harmonioso, ambos possuem uma outra esfera pequena em seu interior, porém de cor oposta, simbolizando a união e o equilíbrio das forças opostas, complementares e inseparáveis de tudo o que existe.

Princípios complementares. 

No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que yang é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.
Há sete leis e doze teoremas da combinação das energias Yin e Yang:

As leis são.
 
  1. Todo o universo é constituído de diferentes manifestações da unidade infinita; 
  2. Tudo se encontra em constantes transformações;
  3. 3Todas as contrariedades são complementares;
  4. Não há duas coisas absolutamente iguais;
  5. Tudo possui frente e verso;
  6. A frente e o verso são proporcionalmente do mesmo tamanho;
  7. Tudo tem um começo e um fim.

Os teoremas são.
  1. Yin e Yang são duas extremidades de pura expansão infinita: ambas se apresentam no momento em que a expansão atinge o ponto geométrico da separação, ou seja, quando a energia se divide em dois;
  2.     Yin e Yang originam-se continuamente da pura expansão infinita; 
  3.  Yang tende a se afastar do centro; Yin tende a ir para o centro; E ambos produzem energia; 
  4.  Yin atrai Yang e Yang atrai Yin; Yin repele Yin e Yang repele Yang; 
  5.  Quando potencializados, Yin gera o Yang e Yang gera o Yin; 
  6.   A força de repulsão e atração de todas as coisas é proporcional à diferença entre os seus componentes Yin e Yang; 
  7.  Todos os fenômenos têm por origem a combinação entre Yin e Yang em várias proporções; 
  8.   Os fenômenos são passageiros por causa das constantes oscilações das agregações dos componentes Yin e Yang; 
  9.  Tudo tem polaridade; 
  10.  Não há nada neutro;
  11. Grande Yin atrai pequeno Yin; o grande Yang atrai o pequeno Yang; 
  12.  Todas as solidificações físicas são Yin no centro e Yang na periferia.

Horóscopo Chinês.

No Horóscopo Chinês o Yin representa os anos pares, enquanto o Yang representa os anos ímpares. Os chineses acreditam que os mesmos correspondem à personalidade das pessoas de acordo com o ano do seu nascimento.

Feng Shui.

No Feng Shui existe uma analogia à relação Yin Yang. Feng Shui significa vento e água, que são as forças necessárias e, que, desta forma, são utilizadas como um método que visa gerar bem-estar ao encontro do equilíbrio.






Comentários

Top 5 da Semana

ET.

Dragões chineses.

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império. É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas". A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente. Fenghuang O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes d...

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

Final alternativo.

Meus desenhos 2.

Articuno Darkrai Lairon Megaseadramon Victorygreymon Tsunade Patolino Omanyte