Pular para o conteúdo principal

Set.


O deus egípcio Seth, também chamado de Nebty (Nebet = cidade do ouro) pelo o que se sabe é um dos mais remotos deuses egípcios. Filho de e Nut, é considerado o deus das tempestades, dos raios e do vento, por este motivo acabou sendo identificado aos deuses estrangeiros e isso levou as pessoas a prestarem adoração a esses deuses similares, o que levou Seth a se tornar inimigo dos deuses devido os conservadores nativos do Egito. Assim, encarna os conceitos de fúria, violência, crime e crueldade.
Set, também chamado Setesh, Sutekh, Setekh ou Suty, eventualmente também grafado Seth, é um deus egípcio da violência, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, da escuridão, das tempestades, dos animais e serpentes. Set era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o deus que trouxe a civilização para o Egito. Set era marido e irmão da deusa Néftis. É descrito que Set teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com suas próprias garras para nascer.
O deus Set fazia de tudo para conseguir o controle dos deuses e ficar no lugar de seu irmão Osíris. Ele originalmente auxiliava em sua eterna luta contra a serpente Apófis no barco solar, e nesse sentido Set era originalmente visto como um deus bom.
No Egito existiam várias lendas relacionadas aos deuses. Uma das que envolviam Seth é a lenda da morte do deus Osíris, este transformou os egípcios em uma civilização de agricultores. Mas Osíris acabou sendo morto por Seth (devido este desejar assumir o seu trono), que lançou o seu corpo ao rio. Ísis (a deusa mágica da vegetação e das sementes) conseguiu encontrar o seu corpo e lhe restabeleceu a vida.
No entanto, Seth atacou novamente, dividiu o seu corpo em 14 pedaços e os espalhou por todo o Egito. Mesmo assim, Ísis com seus poderes mágicos e com a ajuda de Hórus, juntou as partes do seu corpo através da utilização de palavras mágicas. Após ser vencido, Seth herdou o deserto, onde reina, e por isso, protege as caravanas do deserto. No entanto, é importante ressaltar que, essa guerra persistiu por 80 anos, vez que, Seth acabou arrancando a vista esquerda de Hórus, e este dilacerou os seus testículos. A história dessa longa batalha, é vista por alguns como um aspecto de um conflito em meio aos cultos no Egito em que o vencedor pode ter transformado o deus do culto inimigo em deus do mal.

Aparência.

Orictéropo
Set é intimamente associado a vários animais, como cachorro, crocodilo, porco, asno e escorpião. Sua aparência orelhuda e nariguda era provavelmente um agregado de vários animais, em vez de representar somente um. Ele também é representado como um hipopótamo, considerado pelos egípcios como uma criatura destrutiva e perigosa. Há também a possibilidade de possuir o rosto de um chacal. Além de ser chamado de “Senhor do céu do Norte” pelo Livro dos Mortos.
Apesar de sua fama, ainda possui boas características. Protege a proa barca de Rá durante sua viagem noturna ao mundo oculto. Derrota o demônio Apópis, que ameaça-o pelas manhãs e noites. Cada vitória que Seth alcança, Apópis renasce para recomeçar a batalha. Deste conflito permanente nascem o equilíbrio das forças e a harmonia universal. Sendo assim, o universo só funciona pela a ação contraditória de Seth.
Nos quadrinhos da Marvel Comics (principalmente de Conan, o bárbaro), Set é descrito erroneamente como uma grande serpente. Na verdade a grande serpente era uma referência a Apófis, inimiga de , e esta ironicamente era combatida por Set. Embora o mais aceito é que Set seja representado pelo Orictéropo, que é o que mais se associa a Set.

Metamorfose e os adoradores de Set.

As manifestações mais comuns eram as em formas de animais sobretudo na figura de uma imagem parte asno, parte porco ou mesmo um aardvark além também de ser associado a bois e bestas que eram usados para debulhar cereais e amassar grãos que segundo o mito continham o deus Osíris, vítima recorrente de sua perseguição. Hórus, filho de Osíris, condenou esses últimos animais a flagelos constantes. Numa de suas investidas contra Osíris, Set se transforma em uma pantera até que o deus Tot mediante feitiços consegue dominá-lo dando oportunidade para Anúbis marcar sua pele e esfolá-lo. Ele se recupera dos ferimentos e parte rumo ao deserto, seus domínios, sob a aparência de um touro seguido de perto por Ísis transformada em um cão e a deusa Hator em forma de serpente venenosa que pica os seus adoradores reunidos, tingindo de sangue, desse modo, as areias do deserto.



Comentários

Top 5 da Semana

O que é Hamon?

  Hamon é uma técnica de luta que apareceu no primeiro arco de Jojo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood, essa técnica foi criada para derrotar os homens do Pilar e os vampiros que nasceram com a Máscara de Pedra. Ela foi criada possivelmente no início da humanidade para derrotar os Homens do Pilar. Hamon é uma técnica de respiração também conhecida como Sendō que significa onda, essa técnica faz o corpo humano transmitir ondas de energia similares a luz do Sol representando assim a vida, sendo oposto a Máscara de Pedra. Os líquidos são ótimos condutores de Hamon, devido o fato de ser mais fácil fazer as ondulações, e em objetos cobertos por óleo fica mais fácil usar o Hamon esses objetos com essa energia tornam se mais eficazes, mas objetos como metal não conduzem Hamon, isso porque objetos inorgânicos não possuem liquido dentro deles para fazer um fluxo de ondulação. O Hamon produz ondulações na corrente sanguíneas de seu usuário, e espalha por todo o seu corpo, normalmente o uso d...

Ziz.

  Ziz ao qual pode também ser conhecido como Renainn ou também Seqwi é uma ave gigante, podendo ser semelhante aos Grifos , dizem que suas assas podem bloquear as luzes do Sol com suas envergaduras, sua cabeça pode atingir os céus enquanto os seus tornozelos tocam o chão. As batidas de suas asas são tão fortes que elas podiam mudar a direção dos ventos, possui uma voz musical e celeste. Ele é da mitologia Judaica e representa o Ar e faz uma trindade com Behemoth representante da Terra e Leviatã representante do Mar. Ziz não possui muitos relatos na Bíblia, sendo algumas menções a ele os trechos: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16); "Eu conheço todos os pássaros das montanhas e Zīz śāday é meu" Salmos 50:11; "O javali da floresta a devasta, e Zīz śāday וְזִיז שָׂדַי se alimenta dele " Salmos 80: 13-14 Curiosidades. Acredita-se que o Ziz teria sido um...

Motoqueiro Fantasma.

Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider no original) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Criado pelo desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich, tendo estreado em Marvel Spotlight #05 (agosto de 1972). O primeiro Motoqueiro Fantasma foi Johnny Blaze, que trabalhava num show de motociclismo de um circo antes de fazer um acordo com o demônio Mefistofelis, com o intuito de salvar seu mentor e pai adotivo, transformando-se assim no Motoqueiro Fantasma. O segundo Motoqueiro Fantasma foi Denny Ketch. O Motoqueiro surgia inicialmente logo após pôr-do-sol, ou quando seu hospedeiro experimenta um estado de grande sofrimento psicológico. A transformação é muito dolorosa, com a carne do hospedeiro derretendo para dar lugar à forma cadavérica do Motoqueiro. O Motoqueiro Fantasma não compartilha da personalidade do hospedeiro, tendo a sua própria. Ele se auto-intitula o Espírito da Vingança e persegue os criminosos que considera "pecadores". Seus poderes consistem ...

Jiban.

Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, da Central City, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do Dr. Igarashi e de Ayumi de um monstro do Biolon. Foi ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta. O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Armas. Maximilian: Na verdade, a Maximilian é uma junção de três armas numa só. Acoplada na perna direita de Jiban, pode disparar grandes choques em sua forma original. Na forma de pistola, a Maximilian Gun, pode disparar raios, tanto destrutivos quanto neutralizadores. E no formato de espada, Jiban aplicava o golpe derradeiro que destruia os bionóides. Era o principal trunfo do Policial de Aço, até o surgimento do Auto-Canhão. Mesmo sem o Maximilian, Jiban possui um...

Leviatã.

O Leviatã é uma criatura, geralmente de grandes proporções, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Moderna. Há referências, contudo, ao longo de toda a história, sendo um caso recente o do Monstro de Lago Ness. Perante a igreja. O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, apontam a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como "ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu?... Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?... Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre" (Bíblia Sagrada, 195...