Pular para o conteúdo principal

Tio Patinhas.


Ficha técnica.

Nome original: Scrooge McDuck;
Outro(s) nome(s): Patinhas McPato
Patinhas Mac Patinhas
Patinhas McAnjo;

Nascimento: 1867;
Origem: Glasgow, Escócia;
Sexo: Masculino;
Ocupação: Empresário;
Criado por: Carl Barks;
Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947).

Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens.
Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompanha as aventuras de Patinhas, seus sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho e Luisinho, pois Donald entra para a marinha no primeiro episódio do desenho animado. Tio Patinhas tem sua fortuna estimada em U$ 65.4 bilhões de dólares pela revista "Forbes", sendo o pato e o personagem mais rico do universo da ficção em todos os tempos.


Primeira aparição.

Tïo Patinhas, surgiu nos quadrinhos em dezembro de 1947 em "Natal nas Montanhas" ("Christmas on Bear Mountain"), história escrita e desenhada por Carl Barks. Patinhas era um velho barbudo, de óculos e razoavelmente rico, que andava curvado sobre sua bengala e vivia isolado numa "grande mansão". Na história, Patinhas convida seu sobrinho Pato Donald e sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho e Luisinho para sua cabana nas montanhas, planejando armar um susto e divertir-se com a desgraça dos sobrinhos.

Historia.

Nasceu em 1867 em Glasgow, Escócia. Barks diz que Patinhas parece ser o renascimento do Capitão P.A. Tinhas (Matey McDuck, futuramente Malcolm McDuck). Tio Patinhas ganhou sua primeira moeda de 10 centavos (a famosa Moedinha Número 1) quando tinha 10 anos de idade, em 1877. Essa que viria a se tornar seu precioso amuleto da sorte. Três anos depois (1880), ele partiu para a América. Depois de muitas aventuras finalmente chegou no Klondike, em 1898. Lá ele acha uma pedra dourada, do tamanho de um ovo de gansa, e em suas escavações em busca de ouro, acaba tendo um relacionamento romântico com Dora Cintilante, do qual os dois possuem a mesma paixão por ouro e resolvem escavar juntos encontrando várias pepitas, mas a abandona algum tempo depois por um mal entendido de ela querer "roubar" sua riqueza, só voltando a encontra lá novamente mais de 40 anos depois. No ano seguinte, ele conquistou seu primeiro milhão e comprou o terreno da Colina Mata-motor, que pertencia a Patus Quela (irmão de Vovó Donalda), filho de Cipriano Patus e neto de Cornélio Patus.

Em 1902 ele chega a Patópolis. Depois de alguns eventos dramáticos com os Irmãos Metralha e o Presidente Roosevelt, ele botou abaixo o velho Forte Patópolis e ergueu sua famosa Caixa-Forte. Nos anos seguintes, Tio Patinhas viajou ao redor do mundo a fim de aumentar sua fortuna. Durante essas viagens, ele aprende a falar diversos idiomas e tem contato com outras culturas. Enquanto isso, sua família cuidou de sua Caixa-Forte e em 1908 (aproximadamente) contratou Dona Cotinha como secretária do Tio Patinhas. Em 1930, quando Tio Patinhas finalmente voltou a Patópolis, já era o pato mais rico do mundo. Porém, ele tinha mudado. Outrora afável e gentil, tornara-se avarento e temperamental. Assim, até sua própria família o abandonou.

Em 1942, Tio Patinhas deixa seu império e se aposenta, passando a viver em uma mansão luxuosa, com um estilo de vida completamente diferente do que ele vivia anteriormente. No dia de Natal do ano de 1947, finalmente ele se reencontrou com seu sobrinho Donald, que só o conhecia quando criança, junto com Huguinho, Zezinho e Luizinho, sobrinhos de Donald. Nos 20 anos seguintes eles viveram grandes aventuras, nunca antes imaginadas.

Depois de voltar a vida pública em 1947, Tio Patinhas fez um imenso esforço para manter sua fortuna e continuar sendo o pato mais rico do mundo.


Moralidade e crenças.

Como homem de negócios e caçador do tesouros, Patinhas é notável por sua necessidade de criar novos objetivos e enfrentar novos desafios. Histórias descrevem esta fase como tendo efeitos negativos em sua saúde.

Nas histórias do roteirista Guido Martina e ocasionalmente nas de outros, Patinhas tem um cinismo notável, especialmente quanto a ideias de moralidade nos negócios e à busca de seus objetivos. Estes traços de caráter se afastam do conceito original criado por Barks, mas têm sido aceitos como uma interpretação válida da maneira de pensar de Patinhas.

Entretanto, Patinhas parece ter um sentido pessoal de honestidade que lhe assegura um certo autocontrole. Como consequência, pode frequentemente ser visto mudando seu curso de ação quando dividido entre uma perseguição sem escrúpulos de seu objetivo real e usar as táticas que considera mais honestas. Por vezes, pode sacrificar seu objetivo para permanecer dentro dos limites de seu sentido de honestidade. Diversos fãs do personagem consideram que essas interpretações de Patinhas acrescentam profundidade à sua personalidade: baseado nas decisões que faz, Patinhas pode ser o herói ou o bandido de suas histórias. Este é um traço em comum com seu sobrinho Pato Donald. O sentido de honestidade Patinhas também o torna diferente de seu rival Mac Mônei, que não conhece tais entraves em suas próprias ações.

Patinhas tem um temperamento explosivo e raramente hesita em usar de violência contra quem provoca sua ira; entretanto, parece se opor ao uso de força letal. Às vezes até poupou as vidas dos inimigos que tinham ameaçado sua própria vida.


Rivais e inimigos.

Mac Mônei: Pão-duro que é o segundo pato mais rico do mundo;

Patacôncio: Milionário mão aberta, de família rica, o segundo pato mais rico de Patópolis;

Maga Patalógica: Bruxa que vive à beira do vulcão Vesúvio e é louca pela moedinha número 1;

Irmãos Metralha: Grupo de ladrões que vivem tentando roubar a Caixa-Forte;

Irmãos Dalton: Grupo de malfeitores que tentaram roubar ações e minas de ouro, em Dawson

Porcolino Leitão: Agiota com quem Patinhas teve a primeira e única dívida.

Beth Von Pata: Milionária escocesa, rival do Tio Patinhas


Retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tio_Patinhas   

Comentários

Top 5 da Semana

Conde de Saint Germain.

  O Conde de Saint Germain (28/05/1696 – 27/02/1784) é uma das figuras mais enigmáticas da história, viveu no século XVIII, por muitos ele era considerado místico pelas coisas que podia fazer e até mesmo poderia ser um alquimista, ele era um homem de vários talentos isso é inegável. O Conde de Saint Germain nunca revelou sua real identidade, sendo esse um de seus muitos mistérios, mas existem várias especulações em relação a sua origem sendo elas: filho do príncipe da Transilvânia Francis II Rákóczi, outras seria filho ilegítimo de Maria Ana de Neuburgo, viúva de Carlos II da Espanha e segundo historiadores portugueses filho ilegítimo do rei D. João V de Portugal. A vida de Saint Germain. O que realmente se sabe sobre ele é que suas primeiras aparições registradas foram em Londres em 1743, Horace Walpole (aristocrata e romancista inglês, criador gênero romance gótico) que conheceu Saint Germain em 1745, o descreveu: "Ele canta, toca o violino maravilhosamente, compõe, mas é louco ...

Machado Leviatã.

O Machado Leviatã é a principal arma de Kratos em God of War, ele ganhou o machado de sua esposa Faye (Laufey) antes dela vir a falecer. Os irmãos anões Huldra, Sindri e Brok ao forjarem o Mjölnir e verem a destruição que o Thor fazia com sua criação, decidiram criar uma arma para se opor a ela com isso houve a criação do Machado Leviatã que era inspirado em Jörmungandr a serpente do mundo e inimiga de Thor, para mostrar que essa arma foi feita para se rivalizar com o Mjölnir. Quem nomeou o machado de Leviatã foi o Brok. A lâmina possui várias runas talhadas que lhe conferem vários poderem sendo os principais a capacidade de recuperar a arma a qualquer distância igual ao Mjölnir e também as inscrições que dão o poder de gelo, pois a lâmina foi infundida com os gritos ecoantes de vinte trolls do gelo. Ao levar para Brok e Sindri uma Chama Congelada eles melhoram o machado aumentando o tamanho da lâmina e adicionando ouro ornamentado à lâmina e ao cabo. Imagens do Google   ...

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. ...

Astro Boy.

No começo dos anos 50, o mangaká Osamu Tezuka mudaria os rumos da cultura pop ao desenhar suas primeiras histórias em quadrinho sobre Atom (Astro Boy, no Ocidente), um pequeno robô-garoto que enfrentava robôs gigantes e procurava seu lugar no mundo. O personagem infantil tornou-se um ícone e, nas últimas seis décadas, geraram uma série de desenhos animados e mangás, amados por pais e filhos. Em 22 de janeiro, Astro Boy - o filme, uma releitura em computação gráfica do clássico, terá sua estreia nos cinemas brasileiros. Astro Boy é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968, ganhando diversas adaptações para a televisão em anime. Por ter sido a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área. As transmissões tiveram início a partir de 1963, com seu sucesso deram origem à indústria japonesa de animação. Enredo. Astro Boy é uma série de ficção científica ambientada em mundo futurístico, onde androides convivem com seres humanos. A s...