Pular para o conteúdo principal

Homem Aranha.


Homem-Aranha (em inglês Spider-Man) é um personagem da Marvel Comics. É um dos mais importantes e populares super-heróis das histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes, jogos e outras formas de mídia. Suas revistas estão entre as mais vendidas do gênero no mundo há décadas. É a identidade secreta de Peter Parker. Foi criado por Stan Lee junto com Steve Ditko. Na época do início da publicação de Homem-Aranha no começo da década de 1960, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em heróis. O Homem-Aranha, contudo, foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes: Peter Parker vende fotos agindo como o herói para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos super-heróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso.

História.

Órfão quando pequeno, Peter Benjamin Parker foi morar junto com seus tios Benjamin e May Parker em Forest Hills, Queens, na cidade de Nova York. O menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. Era muito desajeitado com as garotas e não tinha muitos amigos. Aos 15 anos, durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Parker foi picado por uma aranha de uma espécie cujo veneno, em situações normais, é inofensivo ao ser humano. Porém, ela havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso a picada provocou impressionantes mutações na genética, metabolismo e biologia do organismo do jovem Peter. Na versão ultimate e no filme de 2002, Peter é picado por uma aranha geneticamente alterada.
Peter descobre sobre seus poderes quando quase é atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel.
Parker fica muito empolgado com seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles. Levado por esses pensamentos individualistas, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime na cidade de Nova York, criando seu próprio disfarce e fazendo suas próprias roupas.

O Romance e os tempos de faculdade.

Logo no início das suas histórias, Peter apaixonou-se por Betty Brant, secretária de seu chefe, J. Jonah Jameson. Mas não demorou muito tempo para o herói iniciar um romance com a jovem Gwen Stacy. Ela estudava com ele na mesma faculdade, onde também eram alunos Harry Osborn e Flash Thompson.
Tempos depois, influenciado pela tia, Peter conhece a pessoa que viria a se tornar sua esposa: Mary Jane Watson, sobrinha da srª Anna Watson e, ao mesmo tempo, sua vizinha. Por muito tempo, ele ficou com o seu coração dividido entre as duas moças e, concomitantemente, fez o que pôde para não levantar suspeitas acerca de sua identidade secreta.
Outra garota que também iria "perseguir" Parker era Felícia Hardy, mais conhecida como a Gata Negra. Ela, que originariamente levou uma vida de crimes, viria a se apaixonar pelo Homem-Aranha, apesar de ser sua inimiga. Isso ajudou a reformar-se, passando de vilã a heroína.

Peter Parker se casando com Mary Jane.
 O Casamento.

Anos depois, Peter, já formado na faculdade e com idade entre 25 a 30 anos, decidiu se casar com Mary Jane, sua maior paixão depois de Gwen Stacy. Logo depois dela confessar que sabia que ele era o Homem-Aranha há tempos, Peter conversou com a sua tia e decidiu que queria formar uma família com Mary Jane.
Tempos depois, eles tiveram uma menina, mas ao decorrer de uma série de eventos envolvendo clones, o Chacal e o Duende Verde original, Peter e MJ perderam sua filha, dada como morta no parto. Mas o que eles não souberam é que ela continuava viva. Seu último paradeiro foi sendo resgatada por Kaine, que levou a criança consigo ao local ignorado por todos, com o intuito de criá-la.
Também foi durante o seu casamento que Peter encarou um de seus piores inimigos: Venom. O vilão, por um tempo, aterrorizou Mary Jane e May Parker, mas o Aranha afastou definitivamente Venom de sua família.

A Simbiose Negra.
 A Simbiose Negra.

Vilões e heróis do Universo Marvel foram levados a um planeta distante, o mundo de uma entidade imortal conhecida como Beyonder. Lá, Peter teve contato com uma máquina, que consertaria seu uniforme danificado, assim ele conseguiu a primeira versão do seu uniforme negro.
Ao voltar a Terra, este novo uniforme ampliava a força do Aranha em 100%, possuía a habilidade de produzir a própria teia e podia se mover de acordo com a vontade de Peter, fosse para sair de seu corpo, para abrir um espaço para a boca na máscara, ou para simular outro tipo de vestimenta. Por outro lado, exigia um esforço físico maior do que que Peter já estava habituado, pois, para aumentar a força do hospedeiro, o simbionte forçava-o a produzir uma quantidade maior de adrenalina, o que tornava-o mais agressivo, além de exauri-lo quase que completamente. Outro motivo pelo qual Peter ficava cansado é que, depois de um tempo, o uniforme envolvia o corpo de Peter
enquanto este dormia e utilizava-o para se balançar pela cidade vestido de Homem-Aranha. Por conta de tudo isso, foi ficando cada vez mais difícil para o Homem-Aranha tirar o uniforme negro. Assim, Peter visitou o Sr. Fantástico que, depois de fazer vários exames, constatou que o uniforme era, na verdade, um parasita alienígena que estava de simbiose com Peter. Parker, então, tentou se livrar da roupa, sem sucesso. Reed Richards, então, utilizou sua arma sônica para forçar o fim da simbiose. Usando uma contenção especial, Richards conseguiu prender o simbionte, libertando o Homem-Aranha de seu tormento.
No entanto, em decorrência de um blecaute na cidade, a contenção falhou e o parasita, se utilizando de memórias de seu ex-hospedeiro, se escondeu no armário de Peter e tomou conta de seu corpo. O Aranha, então, lutando contra o simbionte que tenta segurá-lo, segue para o edifício Baxter, enfrentando os Abutres no caminho. Antes de chegar lá, no entanto, Peter consegue chegar numa Igreja com sinos tocando, e fica lá até o uniforme sair de seu corpo, pois sabe que o som é a fraqueza do parasita. Peter, porém, desmaia devido ao barulho e o simbionte, tendo absorvido um pouco da essência de Peter Parker durante o periodo de simbiose, arrasta o inconsciente Peter para fora da Igreja antes de partir.
Abandonado, o ex-simbionte de Peter Parker acha um novo hospedeiro: Eddie Brock, um repórter demitido de um jornal concorrente do Clarim Diário, por causa de uma falsa notícia que publicou. Como o repórter que desmentiu a tal notícia foi Peter Parker, Eddie Brock passa a nutrir ódio e desejo de vingança. Unindo-se ao simbionte, Eddie descobre a identidade do Homem-Aranha e vai à sua caça. Nasce o Venom. Mas, no final, o Homem-Aranha o derrotou da mesma maneira de quando se libertou do simbionte - no sino da Igreja.

Aranha escarlate e Homem aranha.
Os clones de Peter Parker.

Durante as aulas de biologia, o professor Warren tira algumas amostras de sangue de Peter e Gwen. Com isto, ele cria clones dos mesmos. Atordoado por um assassinato que cometeu por acidente, o professor Warren passou a ser o vilão conhecido como Chacal.
Gwen Stacy é morta pelo Duende Verde e a culpa cai para cima do Homem-Aranha. O professor fica muito triste com isso e, então, O Chacal entra em ação para vingar a morte da garota.
Numa emboscada, ele faz o clone do Aranha lutar contra o verdadeiro Peter Parker. Nesta luta, um dos Aranhas vence e coloca o corpo do outro na chaminé da fábrica onde estavam. Chegando à porta de seu apartamento ele vê Mary Jane. Nesta hora, ele cai na real e percebe que é dela que ele realmente gosta - e este sentimento não poderia ser de nenhum clone. Está confirmado que o Aranha que venceu é o verdadeiro Peter Parker.
Cinco anos se passam e Tia May fica muito doente. O clone vencido volta após estes 5 anos de isolamento, assumindo o nome de Benjamin Reilly, mais conhecido como Ben
Reilly, para ver como está a saúde de May Parker. Ele assume, também, o codinome Aranha Escarlate.
Aparece também, com o intuito de complicar a vida de Peter Parker, o clone mal-sucedido chamado apenas de Kaine.
Depois de um exame de DNA feito pelo Dr. Seward Trainer, acreditou-se que Ben Reilly seria, na verdade, o verdadeiro Peter Parker.
Neste meio tempo, uma ossada máscara do Homem-Aranha foi achada perto da chaminé da fábrica para confudir a todos. Tudo não passava de mais um clone de Peter Parker. Um detalhe cruel criado pelo Chacal para arruinar as vidas de Peter Parker e Ben Reilly.
O Duende Verde volta a NY e revela, então, toda a história aos dois. Na verdade, Ben Reilly é realmente o clone e Peter sempre foi o Peter Parker. O exame de DNA foi forjado pelo Dr. Trainer - que trabalhava para Norman Osborn. Ben Reilly foi morto pelo Duende Verde e se desintregou nos braços de Peter.

 Guerra Civil.

Durante os acontecimentos decorrentes da Guerra Civil, Parker ficou dividido entre os dois lados, mas no começo teve que escolher um. Ele já havia sido comunicado pelo Homem de Ferro que tal momento poderia ocorrer. Isso fez com que Stark tentasse persuadir Peter para que, na hora que explodisse a guerra, o Homem-Aranha ficasse do lado da Iniciativa.
E foi assim que Peter entrou de cabeça na guerra na qual os heróis ficaram divididos. Em uma entrevista coletiva, ele decidiu mostrar sua cara para todos. Retirou sua máscara e disse "Meu nome é Peter Parker e eu sou o Homem-Aranha desde os quinze anos". Isso fez com que JJ Jameson, que estava assistindo, desmaiasse e caísse para trás.
Peter soube do abuso do lado favorável à Lei de Registro de Super-Humanos, que não respeitava os direitos dos heróis não registrados que eram capturados, e decidiu se posicionar contra Stark, passando ao lado do grupo contrário à Lei. Entretanto, tal feito resultou em conseqüências cruéis, tanto para os heróis da resistência contra a Lei, quanto para a vida de Peter e sua família: ele, sua esposa e sua tia passaram a viver como fugitivos, sendo perseguidos pela S.H.I.E.L.D., pela Iniciativa e por antigos inimigos, que agora sabiam sua identidade secreta.

Um Dia a Mais.

Com a tia May gravemente ferida, a falta de dinheiro para mantê-la no hospital e poucas chances de que ela sobreviva, Peter vai atrás do Homem de Ferro, dizendo que isso não era culpa apenas de Peter, mas também de Stark, e pede que o Vingador Dourado o ajude. Este diz que nada pode fazer, pois isso afetaria sua imagem, mas ao chegar a sua mansão, Stark manda Jarvis, o mordomo dos Vingadores, entregar um
cheque a Peter Parker, custeando as despesas hospitalares que ele teve até aquele momento. Entretanto, o herói já não acredita que a medicina possa salvar a vida de sua tia, ela precisa de um feito sobrenatural. Peter segue seu caminho e, num beco, dá de cara com uma garotinha que diz que pode ajudar a tia May, mas logo depois desaparece. Depois, o herói encontra dois estranhos homens: um deles leva Parker a uma esquina, onde uma mulher misteriosa aguardava pelo Cavaleiro das Teias. Então, surge Mephisto, propondo um pacto para salvar a vida da tia May. Peter, então, recusa-se a fazer qualquer trato sem que Mary Jane saiba: o Aranha vai ao encontro da sua amada, encontrando-a num diálogo com o demônio, que propõe ao casal o seguinte acordo: eles teriam um dia a mais para decidir entre o fim do seu casamento e a morte de May Parker. O prazo seria de 24 horas. O casal passa todo o tempo juntos, abraçados, tentando manterem-se unidos até Mephisto chegar. Quando chega o momento, eles aceitam, e Mephisto revela que a garotinha que ele usou para chamar a atenção de Peter era na verdade a filha que agora eles nunca mais teriam.Mephisto realiza, então, o pacto, através do qual a tia May vive como se nada tivesse acontecido. Além disso, todos os que sabiam que Peter Parker é o Homem-Aranha, tanto aliados quanto inimigos, vivem como se não o soubessem, com exceção de Mary Jane.
Nesse recomeço do universo do Aranha, Peter Parker vive como se ninguém o conhece-se. O fatídico pacto com Mephisto foi o seguinte: Peter e MJ aceitaram o acordo e May sobreviveu, como se nada tivesse acontecido, mas o casamento nunca aconteceu: ninguém se lembraria dele. Mary Jane impõs ao demônio o restabelecimento do sigilo da identidade civil do herói, dando-lhe em troca a possibilidade de reencontrar sua filha que fora raptada, anos atrás, por capangas de Norman Osborn após o parto, depois resgatada por Kaine, em sua última aparição; devido às circunstâncias, e ao desconhecimento da existência de Kaine após o fim da Saga do Clone, o casal foi levado a crer que sua filha havia morrido.
Um Novo Dia.
Peter Parker, agora desempregado, consegue de volta o emprego no Clarim Diário que, no entanto foi vendido para Dexter Bennett e, com isso, começa a trabalhar como paparazzi, algo que nem May e Harry aprovaram. Bennet decide mandar Peter para tirar fotos da companheira de Bob Carr, porem, não esperava a intervenção da vilã garota de papel, uma fã de Bob Carr que matava as companheiras dele por ciúmes, depois de ter derrotado a garota de papel, sua camera automatica conseguiu tirar as fotos, cumprido o serviço, Peter decide desistir do ramo de paparazzi após ver que havia perdido o respeito de seus amigos principalmente Harry, Peter destrói as fotos que mostrava o rosto da companheira de Bob Carr, sem saber que era Mary Jane, e então Bennett o demite. Peter tenta arranjar emprego, mas Bennett fez com que praticamente todos os jornais da cidade não o empregassem. Harry então sugere a Peter que ele procure no Linha de Frente, jornal comandado por Ben Urich que é rival do Clarim Diário. Com isso, Peter se torna o novo fotógrafo do Linha de Frente.
Mas as coisas não melhoram muito, principalmente porque Norman Osborn agora se tornou diretor da H.A.M.M.E.R., organização que substituiu a S.H.I.E.L.D. Norman faz a
sua versão dos Vingadores. Ele dá a Mac Gargan uma medicação que fez com que o simbionte alienígena voltasse ao seu tamanho original, então Mac se torna o Homem-Aranha Sombrio. Já que os Vingadores de Norman tinham o seu Homem-Aranha, Peter revelou sua identidade para os membros dos Novos Vingadores, pois, assim, eles teriam mais confiança nele.
A tia May se casa com John Jonah Jameson, o pai de J.J.Jameson, e Peter encontra rostos conhecidos na festa de casamento. Ele enfrenta um Doutor Octopus mais mortal e o derrota com a ajuda de Johnny Storm. Tornando-se o assistente do prefeito, Peter enfrenta o Camaleão, que dessa vez estava se passando por Peter e, devido a isso, a convivência com sua colega de quarto, Michelle González, tornou-se mais difícil.

Outras realidades.

Universo Ultimate.

Em Ultimate Spider-Man, Peter ainda é um adolescente que cursa o colegial. Mas seus problemas não são menores. Ele foi picado por uma aranha modificada por uma droga criada por Norman Osborn e produzida pela Oscorp. A droga Oz, responsável pelo surgimento de seus futuros inimigos, Duende Verde e Duende Macabro. Após a morte de seu tio Ben, Peter se transforma no Homem-Aranha. A série apresenta uma versão diferente para as origens do herói e de grande parte dos seus vilões. Peter conta a sua namorada, Mary Jane, de sua identidade secreta além de trabalhar no Clarim Diário como web-designer e não como fotógrafo. Gwen é uma garota revoltada que, ao final da saga, namora brevemente o "Cabeça de Teia”, e ao contrário do Homem-Aranha do universo 616, Peter já namorou, além das citadas acima, a mutante Lince Negra, dos X-Men.

2099.

O Homem-Aranha 2099 escapou da devastação de sua realidade natal e agora faz parte dos Exilados.

Dinastia M.

Na Dinastia M, além de sua identidade não ser secreta, Peter Parker é um dos heróis mais famosos que existem, tendo J.Jonah Jameson como seu funcionário - um assessor bajulador, constantemente humilhado em público. Casado com a linda Gwen Stacy, com quem tem um filho. Ele e sua família, composta pelos seus tios, Ben e May Parker, vivem felizes. O que Parker não desconfiava era que seus inimigos, Norman Osborn e J.Jonah Jameson, estavam tramando para desmascará-lo. Isso levantou a ira da população, que queria a morte do Homem-Aranha. Tempos depois, tudo foi esclarecido.
Quando Peter retomou a consciência, quis matar a Wanda e toda a sua família, pois por causa dela tinha que perder, de novo, três pessoas que ele amava e um filho que ele nunca teve.

1602.

Na graphic novel 1602, a contraparte do Homem-Aranha se chama Peter Parquagh, e ele é o pajem de Sir Nicholas Fury, a contraparte de Nick Fury nessa realidade.

MC2.

Em MC2, Peter treinou a filha para ser a Garota-Aranha, já que por causa de um acidente não podia mais combater o crime.

Codinomes conhecidos.

Aranha-Humana;

O amigo da vizinhança;

Escalador de paredes;

Cabeça de teia;

Aracnídeo;

Habilidades.

Força sobre-humana, agilidade, velocidade e resistência;

Fator de cura;

Habilidade de aderir a superfícies sólidas;

Mestre em combate desarmado;

Previsão de perigos "Sentido de Aranha".

Equipamentos.

Graças à inteligência e engenhosidade de Peter Parker, o Homem-Aranha dispõe de bons equipamentos que o auxiliam na sua luta contra o crime:

Teia: em contato com o ar e dependendo dos movimentos de pulso do Aranha, pode se condensar em uma linha fina e extremamente resistente, ou numa teia propriamente dita, ou, ainda, em alguns objetos específicos, tais como paraquedas ou colchões. Peter criou essa teia a partir de uma fórmula química própria.

Sinal-aranha: pequeno farol no cinto do seu uniforme clássico, que emite uma luz com o símbolo do Aranha.

Cartuchos de teia: servem como reservas de fluido de teia sintética.

Rastreador-aranha: em formato de uma mini-aranha, é usado para seguir criminosos e objetos em movimento.

Máquina fotográfica automática: normalmente presa a uma teia, dispara fotos automaticamente.

Aranha móvel: construído por intermédio de uma campanha publicitária que teria o Aranha como astro, foi pouco usado e acabou sendo destruído em lutas contra vilões.

Lentes transparentes: servem para ocultar os olhos e os protegem contra clarões.

Uniforme: feito de lycra e justo ao corpo, para conferir maior agilidade enquanto o herói giro para balançar por entre os prédios, tendo assim mais liberdade de movimentos.

Lançadores de teia: trata-se de aparatos que disparam um 'fluido de teia' em alta pressão. Ninguém sabe do que é feito o tal fluido, porém sabem que é algo misturado com nylon. O fluido, em contato com o ar, se solidifica tornando-se um fio elástico e forte.

Em outras mídias.

Séries de desenhos animados. 

A primeira aparição de Homem Aranha para uma mídia mais popular foi em sua série animada, Spider-man (1967-1970). 

Em 1981, mais duas séries animadas, produzidas pelos estúdios da Marvel: Spider-Man (26 episódios), e o mais popular Spider-Man and His Amazing Friends (24 episódios). 

Spider-Man The Animated Series (1994-1998), outra série animada que reacendeu a mídia de Homem-Aranha. Total de 65 episódios. 

Spider-Man Unlimited (1999): série animada de 13 episódios, na qual o Aranha vai parar na Contra-Terra. 

Spider-Man: The New Animated Series (2003): série animada gerada por computador, de 13 episódios. 

The Spectacular Spider-Man (2008): este novo desenho apresenta o Aranha como adolescente, e tem um aspecto mais cartoon em relação às séries anteriores. 

Ultimate Spider-Man (2012): Esta série assim como sua antecessora apresenta um Homem-Aranha jovem, só um pouco mais maduro, num estilo quase cartoon e com hitórias engraçadas.

Séries de televisão live-action. 

Em 1977, Nicholas Hammond estrelava como Peter Parker na série live-action O Homem Aranha. 

Em 1978, a empresa japonesa Toei criou uma série Tokusatsu chamado Spiderman.

Filmes.

Primeira Trilogia (2002 - 2007).

O Homem-Aranha foi adaptado pelas telas em três filmes dirigidos por Sam Raimi e protagonizados por Tobey Maguire. 

Homem-Aranha (2002), no qual Peter Parker ganha poderes após ser picado por uma aranha geneticamente modificada, e enfrenta o vilão Duende Verde. 

Homem-Aranha 2 (2004), no qual a vida de Peter vira um caos, e o cientista Otto Octavius acaba por se tornar o vilão Doutor Octopus, após um experimento fracassado. 

Homem-Aranha 3 (2007), no qual Peter tem sua vida alterada após um extraterrestre se unir a seu uniforme, e enfrenta o criminoso Homem-Areia, assassino de seu tio Ben, bem como seu amigo Harry Osborn, o novo duende verde, que vingar a morte de seu pai, e Eddie Brock, um repórter rival que se une ao extraterrestre.

Nova franquia. 

O Espetacular Homem-Aranha (2012) é um reboot dirigido por Marc Webb, com Andrew Garfield no papel de Peter Parker. Neste filme Peter ganha seus poderes ao ser picado por uma aranha geneticamente modificada assim como na versão de Sam Raimi e está tentando descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seus pais com um antigo amigo deles o Dr. Curt Connors, o que levará a um conflito com seu alter ego o Lagarto. Peter ao seguir o Dr.Ratha, descobre uma sala somente de aranhas. Ao mexer em um das teias produzidas por elas, aciona um alarme, fazendo algumas delas cairem nele. Pensando ter se livrado das aranhas, Peter sai de lá e conversa com Gwen. Logo em seguida, uma aranha restou em seu pescoço e esta o morde.

Teatro.

Spider-Man Live! - A Stunt Spectacular é a primeira adaptação da personagem para o teatro. É um espetáculo "ao vivo" de longa duração. Estreou nos Estados Unidos em 2002. O show combina efeitos visuais de última geração, ilusões de ótica, acrobacias, malabarismo em trapézios, pirotecnia e multimídia.
Estreou no Brasil em outubro de 2009 com o nome O Homem-Aranha - Ação e Aventura como parte da Turnê Latino-Americana do espetáculo. As apresentações no Ginásio do Ibirapuera foram vistas por mais de 50 mil pessoas.

Videogames.

É extensa a lista de jogos com o Cabeça de Teia. Houve adaptações para praticamente todas as plataformas, desde Atari 2600 a Playstation 3. Abaixo, uma lista do mais recente para o mais antigo.

Jogos.

The Amazing Spider -Man, 2012, Playstation 3,Xbox 360,PC,Wii,Nintendo DS,Nintendo 3DS;

Spider-Man: Edge of Time, 2011, Wii, Xbox 360, PlayStation 3, PC;

Spider-Man: Shattered Dimensions, 2010, Nintendo DS, Wii, Xbox 360, PlayStation 3, PC;
 
Spider-Man: Web of Shadows, 2008, Nintendo DS, Wii, Xbox 360, Windows, PlayStation 3, PlayStation 2, PlayStation Portable;
 
Spider-Man: Friend or Foe, 2007, PlayStation 2, Wii, Windows, Xbox 360, DS, PSP;
 
Spider-Man 3, 2007,PlayStation 3, Windows, Xbox 360, PlayStation 2, Wii, Nintendo DS, Game Boy Advance;
 
Ultimate Spider-Man, 2005, GameCube, PlayStation 2, Windows, Xbox, DS, GBA;
 
Spider-Man 2: The Hero Returns, 2005, BREW, J2ME;
 
Spider-Man 2, 2004, GameCube, PlayStation 2, PSP, Xbox, Macintosh, Windows, Nintendo DS, N-Gage;

Spider-Man: The Movie, 2002, GameCube, PlayStation 2, Windows, Xbox, Game Boy Advance;
 
Spider-Man: Mysterio's Menace, 2001, Game Boy Advance;
 
Spider-Man 2: The Sinister Six, 2001, Game Boy Color;
 
Spider-Man 2: Enter Electro, 2001, PlayStation;
 
Spider-Man, 2000, Dreamcast, Macintosh, Nintendo 64, PlayStation, Windows, Game Boy Color;
 
The Amazing Spider-Man: Web of Fire, 1996, Sega 32X;
 
 Marvel Comics Spider-Man: The Sinister Six, 1996, DOS, Windows, Windows 3.x;
 
Spider-Man & Venom: Separation Anxiety, 1995, Mega Drive, SNES, Windows;
 
The Amazing Spider-Man: Lethal Foes, 1994, SNES;
 
Spider-Man & Venom: Maximum Carnage, 1994, Genesis, SNES;
 
The Amazing Spider-Man 3: Invasion of the Spider-Slayers, 1993, Game Boy;

Spider-Man: The Animated Series, 1993, Mega Drive, SNES;
 
Spider-Man and the X-Men: Arcade's Revenge, 1992, Game Boy, Game Gear, Genesis, SNES;
 
Spider-Man: Return of the Sinister Six, 1992, Game Gear, NES, Sega Master System;
 
The Amazing Spider-Man 2, 1992, Game Boy;
 
The Amazing Spider-Man, 1990, Game Boy;
 
The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin, 1990, Game Gear, Genesis, Sega CD, SEGA Master System;
 
The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom's Revenge, 1989, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum;
 
 The Amazing Spider-Man, 1989, Atari ST, Commodore 64, DOS;
 
Spider-Man, 1984, Atari 8-bit, Browser, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum;
 
Spider-Man, 1982, Atari 2600, Odyssey 2.

Aparições em outros jogos.

 No jogo Shinobi, para Arcade e Master System, alguns inimigos do segundo estágio são cópias de Homem-Aranha, porém sem detalhes. 

O feito foi repetido em The Revenge of Shinobi, para Mega Drive, e num dos estágios finais o protagonista enfrenta um chefe que indubitavelmente é Homem-Aranha. Curioso: Nas versões originais do jogo, o Aranha, quando derrotado, se tornava o Batman com asas de morcego; 

em versões posteriores, ele se torna um ninja com asas de morcego. O Homem-Aranha aparece como uma personagem selecionável em vários jogos de arcade da Capcom, como Street Fighter, que envolvem heróis da Marvel, como Marvel Super Heroes de 1995, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter em 1997, Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes em 1998, Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes em 2000 e também em Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds em 2011.

O jogo de ação para Super Nintendo Marvel Super Heroes: War of the Gems (1996) tinha Homem-Aranha dentre os personagens jogáveis, além de Homem de Ferro, Capitão America, Hulk e Wolverine. 

Em Marvel: Ultimate Alliance, o Aranha é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Bungee Bash. E suas roupas são: Classic (uniforme original), Symbionte (uniforme negro), Scarlet Spider (Aranha Escarlate) e Stark Armor (Aranha-de-Ferro).

Em Tony Hawk's Pro Skater 2, o Homem-Aranha é um dos personagens escondidos.

Principais inimigos.

O Aranha possui uma das mais vastas galerias de vilões dentro dos quadrinhos. 
Entre os mais relevantes, podemos citar: 
Duende verde; 
Doutor octopus; 
Venom; 
Lagarto; 
Homem areia; 
Duende macabro; 
Carnificina; 
Mystério; 
Shocker; 
Carnificina; 
Escorpião; 
Rei do crime; 
Lápide; 
Rino; 
Abutre; 
Electro; 
Kraven;
Camaleão; 
Cabeça de Martelo; 
Morbius; 
Homem-Hídrico.

Principais aliados. 

Gata Negra; 
Homem de Ferro; 
Capitão América; 
Demolidor; 
X-Men; 
Os Vingadores; 
Novos Vingadores; 
Tocha Humana; 
Quarteto Fantástico; 
Nick Fury; 
Punho de Ferro;
 Blade; 
Magma; 
Justiceiro; 
Venom; 
Mulher Aranha; 
Wolverine; 
Gatuno.


Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Lobisomem.

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias. O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pesso

Pop art.

   Trata-se de um estilo artístico baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo. Surgiu a partir do final dos anos 50, principalmente na Inglaterra e Estados Unidos e recebeu esse nome pelo crítico Lawrence Alloway. A princípio, o movimento parecia centrar-se numa provocação e rompimento radical com as belas-artes. À medida que novos artistas começam a utilizar-se do estilo, parece começar a haver uma compreensão maior de seus objetivos de exploração dos potenciais da arte gráfica comercial, principalmente notado no trabalho de Andy Warhol. WARHOL, artista plástico norte-americano, um dos fundadores da arte pop. Nos Estados Unidos, os trabalhos de Jasper Johns e Robert Rauschenberg tiveram bastante influência sobre os artistas pop. JOHNS, pintor e escultor norte-americano estilo pop. Celebrizou-se pintando bandeiras e latas de cerveja, que obtiveram grande êxito em mostras internacionais de arte, embora seu estilo seja muito contestado. RAUSCHENBERG, pintor e grava

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).