Pular para o conteúdo principal

O que é otaku?


Otaku (おたく?) é um termo usado no Japão e outros países para designar fã de animes e mangás. Entretanto, no Japão, o termo é utilizado para designar um fã de qualquer coisa. No Brasil e em outros países do ocidente, porém, é um termo usado para designar fãs de animes e mangás.
Existem convenções de otakus que chegam a reunir milhões de pessoas. Nessas convenções e festivais acontecem apresentações de cosplayers, tem campeonatos de games baseados em animes e mangas, e são tocadas músicas japonesas.
O humorista e cronista Akio Nakamori observou que a palavra era muito utilizada entre fãs de animês e a popularizou por volta de 1989, quando a utilizou em um de seus livros. Este livro, M no jidai descrevia um assassino em série que se descobriu ser obcecado por animês e mangás pornográficos, e que recriava as histórias estuprando jovens garotas. A história foi inspirada em um assassino real, Tsutomu Miyazaki. Na época, criou-se um grande tabu em volta do termo e ele passou a ser usado de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecada demais em relação a um determinado assunto.

Nos Estados Unidos, o termo chegou em 1992 com o animê Otaku no Video e foi difundido pela revista informativa Animerica como um termo para identificar indivíduos fanáticos como aqueles retratados na animação supracitada. O termo ''otaku passou a ser usado de forma pejorativa, designando aqueles que são totalmente fanáticos por um elemento dessas subcultura no caso, animação e quadrinhos japoneses. O termo foi se popularizando conforme os animes se popularizaram, e graças à Internet, o termo se espalhou pelo mundo, e pouco a pouco seu sentido foi modificado conforme se espalhava.
Este termo foi primeiramente introduzido no Brasil provavelmente pelos membros da colônia japonesa existente no país, mas ficou restrito às colônias e ao seu sentido original. Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis, ocorrida no final da década de 1980, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou.


Retirado do site: http://elisapopstar.kinghost.net/conexaootaku/index.php/o-que-e-otaku

http://pt.wikipedia.org/wiki/Otaku

Comentários

Top 5 da Semana

Ogro.

Ogro é um lendário monstro de contos populares que, de acordo com a lenda, possui a particularidade de devorar seres humanos. O significado de ogro pode ser associado ao bicho-papão, à assustadora figura que amedronta as crianças. Ogro ou ogre é algo um tanto vago, pois varia muito do folclore de um país para o outro e mesmo de uma obra literária para outra no mesmo país. Mas quase sempre é retratado como um gigante ou simplesmente como um homem maior do que o normal e de aparência brutal. E geralmente se alimenta de carne humana. Sua origem controversa, provavelmente uma alteração do latim Orcus, 'divindade infernal', ou do alemão antigo Ögr, "feio" ou "muito desajeitado", parece deixar claro que é um personagem de origem europeia. Na mitologia, quase sempre é retratado como um monstro que habita florestas isoladas e lúgubres. Na literatura infantil, um ogro famoso é o do conto de fadas O Pequeno Polegar. Essas criaturas possuem um cérebro reduzido, o que...

Vampiro.

Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas, independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria colectiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo. Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do roma...

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

Dragões.

Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano, muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como era inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de ser presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras. Origem dos mitos. Os Dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações cul...

Morrigan Aensland.

Informações pessoais. Sexo: Feminino; Altura: 172cm;  Peso: 58 kg; Medidas (busto, cintura, quadril): 86cm, 56cm, 83cm;   Ano de nascimento: 1678; Raça: Súcubo;   País de origem: Escócia;   Família: Belial Aensland (Pai) e Lilith Aensland (Irmã).   Morrigan Aensland é uma personagem da série de vídeo game Darkstalkers , produzida pela empresa Capcom . Morrigan é muito vaidosa, e vive por pouco mais do que a excitação da batalha, apesar de seus finais nos jogos, bem como vários meios de comunicação mostram que Morrigan lentamente assume mais de sua responsabilidade a sério. Ela aparece como uma bela mulher com cabelos longos e verdes claros e asas parecidas com morcegos nas costas e nos lados da cabeça. Ela é uma lutadora versátil, com uma ampla gama de ataques físicos e mágicos. Apesar da aparência e natureza demoníaca, Morrigan não é má, levando a crer que é uma anti-heroína nos seus jogos. De...