Pular para o conteúdo principal

Materialismo histórico.


O materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels. O materialismo histórico na qualidade de sistema explanatório foi expandido e refinado por milhares de estudos acadêmicos desde a morte de Marx.
De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do homem pelo homem". A teoria serve também como forma essencial para explicar as relações entre sujeitos. Assim, como exemplos apontados por Marx, temos durante o feudalismo os servos que teriam sido oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operária pela burguesia.
Esta teoria de evolucionismo histórico fundamentava o pensamento Marxista que conduziu a o regime comunista pela "Revolução", ou seja, a rebelião das classes operárias contra os capitalistas.
Marx dedicou-se a um estudo intensivo da história, e criou uma teoria que veio a ser conhecida como a concepção materialista da história, que foi exposta num trabalho em que esboça a história dos vários modos de produção, prevendo o colapso do modo de produção vigente. O materialismo histórico é uma teoria sobre toda e qualquer forma produtiva criada pelo homem de acordo com seu ambiente ao longo do tempo, onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais da sociedade. Dentre as idéias do materialismo histórico, relevam-se as questões das forças produtivas e relações de produção.
Marx afirmou que a estrutura de uma sociedade depende da forma como os homens organizam a produção social de bens. A produção social, segundo ele, engloba dois fatores básicos: as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas constituem as condições materiais de toda a produção. As relações de produção são a forma pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Assim, as relações de produção podem ser cooperativistas, escravistas, servis e capitalistas.
Forças produtivas e relações de produção são condições naturais e históricas de toda a atividade produtiva que ocorre na sociedade.

Qual o seu fundamento?

Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
Mostra que a história está, e sempre esteve ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida, portanto, tem sua base fincada nas raízes do mundo material, organizado por todos aqueles que compõem a sociedade. Os modos de
produção são históricos e devem ser interpretados como uma maneira que os homens encontraram, em suas relações, para se desenvolver e dar continuidade à espécie.
O propósito de uma história pautada no materialismo aparece como uma oposição ao idealismo. A realidade dos povos, segundo Marx, não pode ser explanada a partir de um parâmetro que entenda as ideias como um fator que figurem em primeiro plano, uma vez que estas somente encontram o seu valor enquanto fornecedoras dos alicerces que sustentam a imensa estrutura econômica, que nada mais é do que o próprio mundo material, o mundo real.
As ideias seriam, então, o reflexo da imagem construída pela classe social dominante. Marx acredita que a manutenção da estrutura econômica se dá mediante essa inversão da realidade, que se encontra no direito, na religião, e nas mais diversas formas de controle.

Retiro do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_hist%C3%B3rico

http://www.coladaweb.com/filosofia/materialismo-historico

Comentários

Top 5 da Semana

Conde de Saint Germain.

  O Conde de Saint Germain (28/05/1696 – 27/02/1784) é uma das figuras mais enigmáticas da história, viveu no século XVIII, por muitos ele era considerado místico pelas coisas que podia fazer e até mesmo poderia ser um alquimista, ele era um homem de vários talentos isso é inegável. O Conde de Saint Germain nunca revelou sua real identidade, sendo esse um de seus muitos mistérios, mas existem várias especulações em relação a sua origem sendo elas: filho do príncipe da Transilvânia Francis II Rákóczi, outras seria filho ilegítimo de Maria Ana de Neuburgo, viúva de Carlos II da Espanha e segundo historiadores portugueses filho ilegítimo do rei D. João V de Portugal. A vida de Saint Germain. O que realmente se sabe sobre ele é que suas primeiras aparições registradas foram em Londres em 1743, Horace Walpole (aristocrata e romancista inglês, criador gênero romance gótico) que conheceu Saint Germain em 1745, o descreveu: "Ele canta, toca o violino maravilhosamente, compõe, mas é louco ...

Machado Leviatã.

O Machado Leviatã é a principal arma de Kratos em God of War, ele ganhou o machado de sua esposa Faye (Laufey) antes dela vir a falecer. Os irmãos anões Huldra, Sindri e Brok ao forjarem o Mjölnir e verem a destruição que o Thor fazia com sua criação, decidiram criar uma arma para se opor a ela com isso houve a criação do Machado Leviatã que era inspirado em Jörmungandr a serpente do mundo e inimiga de Thor, para mostrar que essa arma foi feita para se rivalizar com o Mjölnir. Quem nomeou o machado de Leviatã foi o Brok. A lâmina possui várias runas talhadas que lhe conferem vários poderem sendo os principais a capacidade de recuperar a arma a qualquer distância igual ao Mjölnir e também as inscrições que dão o poder de gelo, pois a lâmina foi infundida com os gritos ecoantes de vinte trolls do gelo. Ao levar para Brok e Sindri uma Chama Congelada eles melhoram o machado aumentando o tamanho da lâmina e adicionando ouro ornamentado à lâmina e ao cabo. Imagens do Google   ...

Tio Patinhas.

Ficha técnica. Nome original: Scrooge McDuck; Outro(s) nome(s): Patinhas McPato Patinhas Mac Patinhas Patinhas McAnjo; Nascimento: 1867; Origem: Glasgow, Escócia; Sexo: Masculino; Ocupação: Empresário; Criado por: Carl Barks; Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947). Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens. Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompa...

Seria uma pena.

Astro Boy.

No começo dos anos 50, o mangaká Osamu Tezuka mudaria os rumos da cultura pop ao desenhar suas primeiras histórias em quadrinho sobre Atom (Astro Boy, no Ocidente), um pequeno robô-garoto que enfrentava robôs gigantes e procurava seu lugar no mundo. O personagem infantil tornou-se um ícone e, nas últimas seis décadas, geraram uma série de desenhos animados e mangás, amados por pais e filhos. Em 22 de janeiro, Astro Boy - o filme, uma releitura em computação gráfica do clássico, terá sua estreia nos cinemas brasileiros. Astro Boy é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968, ganhando diversas adaptações para a televisão em anime. Por ter sido a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área. As transmissões tiveram início a partir de 1963, com seu sucesso deram origem à indústria japonesa de animação. Enredo. Astro Boy é uma série de ficção científica ambientada em mundo futurístico, onde androides convivem com seres humanos. A s...