Pular para o conteúdo principal

Produto geneticamente modificado.


O que é um Organismo Geneticamente Modificado?

Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgênicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um OGM é um organismos cujo material genético foi manipulado e um transgênico é um organismo que possui um ou mais genes (uma porção de DNA que codifica uma ou mais proteínas) de outro organismo no seu material genético. Em síntese, um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgênico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser.

Produto alimentar geneticamente modificado.

O que é um produto alimentar geneticamente modificado?

Um tomate concebido para se manter fresco durante muito tempo é um exemplo de um alimento geneticamente modificado.
Os produtos alimentares geneticamente modificados são, por exemplo, tipos de plantas cujas características genéticas foram alteradas. Os cientistas ajustam as suas características introduzindo neles novo material genético, por exemplo, de uma bactéria capaz de resistir aos pesticidas.
Os animais também podem ser geneticamente modificados. Os cientistas estão a investigar a modificação genética de peixes, vacas e porcos, entre outros. Mas, atualmente, não existe no mercado carne geneticamente modificada.

Quais os alimentos que se podem criar por modificação genética?

Colza, milho doce, arroz e tomate são apenas alguns exemplos dos muitos produtos alimentares que foram já geneticamente modificados. Existem muitos cientistas por todo o mundo a trabalhar no desenvolvimento de culturas geneticamente modificadas.
Nem todas as plantas do milho, do arroz e do tomate são geneticamente modificadas sem que isso viole a lei. As culturas geneticamente modificadas podem encontrar-se em diversas partes do mundo.
A modificação genética é complexa e leva muitos anos. Ainda não é possível modificar tudo geneticamente.

Os países que produzem alimentos geneticamente modificados.

4 países produzem 99% das culturas geneticamente modificadas do mundo. São eles: 

EUA (68%) 
Argentina (22%) 
Canadá (6%) 
China (3%)

Os 3 alimentos geneticamente modificados que são mais comuns são o feijão de soja, a colza e o milho. 46 % do feijão de soja, 11% da colza e 7 % do milho existente são geneticamente modificados.

É seguro consumir alimentos geneticamente modificados?

Para ser aprovado, um alimento geneticamente modificado deverá ser sujeito à Avaliação de Risco Alimentar. Entre outros, são considerados os seguintes pontos:
Existe diferença entre os alimentos geneticamente modificados e os seus equivalentes não modificados?
As novas substâncias ou matérias dos alimentos geneticamente modificados podem afetar os consumidores? Os valores nutricionais estão alterados? Os alimentos poderão tornar-se tóxicos ou causar reações alérgicas?
Em alguns casos, são efetuada experiências de alimentação de cobaias animais com estes produtos.
Os americanos são os que consomem alimentos geneticamente modificados há mais tempo, ingerindo hoje em dia este tipo de alimentos diariamente. Estima-se que cerca de 65% dos produtos disponíveis nos supermercados americanos contenham ingredientes geneticamente modificados em maior ou menor percentagem.
Estudos realizados nos EUA mostram que os americanos encaram com tranquilidade a modificação genética.

É seguro cultivar alimentos geneticamente modificados?

É difícil avaliar o risco envolvido na modificação genética. Os cientistas não podem ter certezas quanto às consequências a longo prazo, uma vez que as culturas geneticamente modificadas existem há relativamente pouco tempo.
Para uma cultura geneticamente modificada ser aprovada para utilização agrícola, tem de ser efetuada uma avaliação de risco ambiental. Essa avaliação consiste de vários elementos.
Consequências ambientais, consequências para a agricultura e consequências relacionadas com a saúde.
Se as autoridades considerarem que existe risco para o ambiente ou para a saúde humana, a cultura geneticamente modificada não será aprovada.

Alimentos Transgênicos pontos positivos e negativos.

Pontos positivos.

- Aumento da produção de alimentos; 
- Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos;
 - Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

Pontos negativos.

- Aumento das reações alérgicas; 
- As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
 - Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto; 
- Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
Os críticos dos alimentos geneticamente alterados dizem que a ciência não tem controle total sobre o funcionamento dos genes. Para eles, as pesquisas devem ser aprofundadas antes que os novos produtos sejam liberados.
Além da aplicação da biotecnologia pela indústria alimentícia, plantas e animais vêm sendo alterados para outras finalidades, como a produção de tecidos. Uma das mais recentes novidades desse campo, lançada em 1999 nos EUA, é um algodão que nasce colorido, conforme o interesse do produtor. Outra linha de pesquisa avançada é a da modificação de organismos para a produção de medicamentos.

Curiosidades.

# O primeiro organismo geneticamente modificado ou transgênico criado foi a bactéria Escherichia coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980. 
# Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # A primeira vacina geneticamente modificada criada foi contra a hepatite B, em 1984.
 # As plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos, vírus e bactérias foram testadas em plantações pela primeira vez em 1985. 
# Em 1987, no Reino Unido, foram adicionados genes em plantas de batata para que estas produzissem mais proteínas e aumentassem o seu valor nutricional.
 # Em 1990 foi criada a primeira vaca transgênica. O leite produzido pelo animal possuía proteínas idênticas ao leite humano (materno) para crianças. 
# Em 1994 foi aprovado para a comercialização o primeiro produto destinado a alimentação proveniente da biotecnologia vegetal: o tomate transgênico. Esse tomate além de saboroso tem seu amadurecimento retardado, isto é, demora muito mais tempo para estragar mesmo fora da geladeira. 
# Foi aprovada em 1994 a primeira planta transgênica. Trata-se de uma soja designada com grande resistência a um herbicida (glifosato). 
# O arroz dourado, enriquecido com betacaroteno, foi desenvolvido na Alemanha em 2000.

Retirado do site: http://www.ogmespan.blogspot.com/

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont1.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont2.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont4.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont7.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont6.htm

http://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html

http://diariodebiologia.com/2009/07/organismos-geneticamente-modifcados-curiosidades/

Comentários

Top 5 da Semana

Cientistas dizem ter encontrado 'monstro do mar' em deserto no Peru.

  Pesquisadores descobriram o fóssil de uma baleia antiga com enormes e assustadores dentes. Na revista Nature, os cientistas chamaram a criatura, que viveu há 12 milhões de anos, de "Leviatã". baleia cachalote Acredita-se que a baleia tinha mais de 17 metros de comprimento e que pode ter travado intensas batalhas com outras criaturas gigantes que viviam no mar durante o período. A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência. Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora. "Monstro do mar". De acordo com Christian de Muizon, diretor do Museu de História Natural de Paris, a Leviatã poderia ter caçado e comido grandes criaturas marinhas como golfinhos, focas e até mesmo outras baleias. "Era um tipo de monstro do mar", disse. "E é interessante notar que ao mesmo tempo, na...

Anel Atlante.

História do Anel Atlante. Sua história começa no Egito há 8000 anos, quando os atlantes deixaram sua imensa sabedoria a certos sacerdotes egípcios. Ele foi descoberto pelo Marques de Angrain, egiptólogo no vale dos reis, dentro do túmulo do sacerdote JUÁ. Entre os membros desta casta encontrava-se o Grão Sacerdote Juá, cuja tumba foi descoberta no Vale dos Reis há uns 60 anos, e tanto o corpo do sacerdote como o de sua esposa encontravam-se perfeitamente conservados, cerca de 5.000 anos após a sua morte. Juá preparou as boas vindas ao descobridor do seu túmulo, deixando como presente, um anel esculpido em Grês, pelos Atlantes, de quem os Egípcios eram herdeiros. Um anel cujas três retas, seis pontos e dois triângulos isósceles atendem às exigências de alguma formula esotérica e possui poderes e virtudes. Mais tarde HOWARD CARTER foi o único a escapar com vida da maldição de TUTANCAMON inscrita na entrada do seu túmulo: “A morte tocará com suas asas aquele que perturbar o sono do fara...

Tio Patinhas.

Ficha técnica. Nome original: Scrooge McDuck; Outro(s) nome(s): Patinhas McPato Patinhas Mac Patinhas Patinhas McAnjo; Nascimento: 1867; Origem: Glasgow, Escócia; Sexo: Masculino; Ocupação: Empresário; Criado por: Carl Barks; Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947). Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens. Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompa...

Caçadora J.

  J é uma caçadora de pokémons que busca pokémons para os seus clientes específicos, com a ajuda de seus capangas e pokémons. J é uma caçadora implacável e não mede esforços para conseguir o que quer, mesmo que seja necessário acabar com as pessoas e pokémons que estiverem em seu caminho. É cruel e não tem piedade, disposta a fazer qualquer coisa, sacrificando até mesmo os seus capangas para a Oficial Jenny, só para obter sucesso em seus planos. Com muitos equipamentos de alta tecnologia, ela e os seus capangas podem facilmente caçar pokémons e obter acesso a diversos locais com uma enorme facilidade e velocidade. Com o bracelete que tem na mão esquerda, ela pode petrificar os pokémons que necessita capturar para não ser atacada por eles e facilitar a captura, pois sem se mexer, os pokémons ficam indefesos. Certa vez chegou a petrificar os 3 Regis de Brandon, o cérebro da fronteira, na tentativa de capturar um Regigigas. Em sua última conquista, capturou Uxie, Mesprit e Azelf para...

Sparda.

  Sparda ( スパーダ Supāda?)    Sparda, quando pronunciada em japonês ( スパーダ Supāda?), Soa como "Espada" (Espanhol / Português: Espada), ou "Spada", que também significa espada em italiano. É um demônio poderoso que é conhecido como o "Lendário Cavaleiro das Trevas" ( 伝説 の 魔 剣士 Densetsu no Makenshi?). Dois mil anos atrás, ele "acordou para a justiça" e sozinho derrotou Mundus e suas legiões. Ao selar o submundo, sentindo seu poder tinha crescido muito forte, ele intencionalmente selou a si mesmo e seu próprio poder demoníaco dentro também.   Mais tarde, ele escapou de sua prisão e em silêncio reinou no mundo humano e continuou a preservar a harmonia. Antes de sua morte, ele ressurgiu nos dias de hoje e se casou com Eva, que deu à luz a seus filhos gêmeos, Dante e Vergil. Em seu disfarce humano, Sparda era um homem alto, bonito, com olhos azuis, um rosto jovem e penteado para trás com os cabelos brancos. Ele é mostrado usado um...