Thomas Edison (1847-1931) foi um inventor norte-americano, conhecido pela invenção da luz elétrica. Porém, foi inventor de grande produtividade durante a sua vida.
Thomas Alva Edison nasceu em Ohio. Seu pai era marceneiro e negociante, o que incentivou o espírito empreendedor de Edison. Era rebelde na escola, o que fez com que tivesse uma educação doméstica e aprendesse o que realmente lhe interessava as ciências.
Só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores. Esse foi seu primeiro invento patenteado, em 1868.
Em 1876 cria um laboratório de pesquisas industriais, que chama de "fábrica de invenções", no qual emprega dezenas de cientistas e pesquisadores. Até 1928 o laboratório registra mais de mil invenções, como o fonógrafo (1877), a lâmpada elétrica (1878) e o cinescópio (1891).
Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências, em 1927. Registrou mais de 2000 patentes.
Morreu em 1931 em Nova Jersey e encontra-se sepultado no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em Nova Jersey.
Invenções.
A Lâmpada Elétrica.
Em 19 de outubro de 1879, após muitos insucessos, Edison conseguiu afinal colocar em uma lâmpada um filamento de linha carbonizada, do qual obteve luz de boa qualidade. Ao alvorecer do dia 20 de outubro, a preciosa lâmpada ainda brilhava, e assim continuou por todo o dia, só vindo a queimar o filamento no dia 21, quando Edison decidiu aumentar a voltagem da corrente.
O Telégrafo "multiplex".
O telégrafo "multiplex" era uma adaptação do telégrafo. Criado em 1869, transmitia as últimas cotações da Bolsa de Valores para as impressoras em outros escritórios, através de fios, produzindo também o "tic-tac" quando em funcionamento.
O Fonógrafo e o Ditafone.
Thomas Edison foi quem conseguiu gravar o som pela primeira vez, em 1877. Ele conseguiu gravar utilizando um repetidor de telefone. Esta máquina gravava vibrações sonoras na forma de entalhes em uma folha de papel passada sobre um cilindro em rotação.
O "ditafone" foi um aperfeiçoamento do fonógrafo funcionando como uma "secretária eletrônica" atual.
O Telefone de Parede.
O telefone de parede de 1879 foi inventado por Thomas Edison, que projetou o fone e o receptor. Era preciso girar a manivela enquanto se ouvia.
O Cinetoscópio.
Em 1888 Edison requereu patente para o seu "cinestocópio", aparelho adaptado do "cinematógrafo". Além de imagens eram apresentados também sons gravados simultaneamente.
Retirado do site:
http://www.e-biografias.net/biografias/thomas_edison.php
http://www.algosobre.com.br/biografias/thomas-edison.html
http://alvaedison.vilabol.uol.com.br/invencoes.htm
Comentários
Postar um comentário