Pular para o conteúdo principal

Combustíveis fósseis.


Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São muito utilizados na atualidade. Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral.
Tirando o gás natural, os outros combustíveis fósseis costumam gerar altas quantidades de poluentes que prejudicam a qualidade do ar e contribuem para o fenômeno do efeito estufa.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo é de origem fóssil, ou seja, não renovável.
Após serem processados adequadamente para determinada utilização, essas fontes energéticas podem ser empregadas na produção de combustíveis, lubrificantes, energia elétrica, aquecimento de caldeiras e fornos, entre outros. Apesar das várias vantagens, os combustíveis fósseis são extremamente poluentes e a sua utilização desordenada contribui para o aquecimento global, desencadeia chuvas ácidas, emite gases que poluem a atmosfera, contaminam os recursos hídricos, etc.

Por serem de origem fóssil, esses combustíveis irão se esgotar na natureza. Caso não se reduza a média de consumo registrada nas últimas décadas, as reservas mundiais de petróleo e gás natural devem se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.

Informação sobre os três principais combustíveis fósseis.

O carvão mineral.


É oriundo do soterramento e da decomposição de material vegetal que, ao longo do tempo, perdem oxigênio e água e ganham carbono. Usado como fonte geradora de energia, a combustão do carvão é responsável pela emissão de grandes quantidades de gás carbônico.


O petróleo.

É encontrado nos poros das rochas sedimentares que, ao apresentarem permeabilidade, permitem sua vazão e, consequentemente, a formação de reservatórios economicamente exploráveis. No entanto, uma bacia petrolífera leva milhares de anos para ser constituída, daí a caracterização do petróleo como combustível fóssil não renovável na escala humana de tempo. A partir do refino do petróleo são extraídos produtos como solventes, gasolina, óleo diesel, lubrificantes, querosene, gás de cozinha e matéria-prima para a fabricação de plásticos e asfalto.


O gás natural.

Assim como o petróleo, deriva da decomposição de material fóssil orgânico e encontra-se acumulado em rochas porosas no subsolo da Terra. Considerado fonte de
energia limpa, por estar em estado gasoso e apresentar baixos índices de gás carbônico, compostos de enxofre e nitrogênio, o gás natural tornou-se uma matriz energética ecologicamente correta, porém não renovável, uma vez que leva milhares de anos para ser formado.

O transporte do gás natural de suas reservas às redes distribuidoras é feito por meio de tubulações enterradas e protegidas com placas de concreto. No setor de transportes, o gás natural substitui os combustíveis derivados do refino do petróleo, como gasolina e óleo diesel. Também é utilizado nas indústrias como fonte geradora de calor e energia elétrica.

Retirado do site: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/combustiveis_fosseis.htm

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/combustiveis.htm

http://www.brasilescola.com/geografia/combustiveis-fosseis.htm

http://www.bioclimatico.com.br/document.aspx?IDDocument=188

Comentários

Top 5 da Semana

Toy Story 3.

Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, John Ratzenberger, Wallace Shawn, Ned Beatty, Don Rickles. Direção: Lee Unkrich Gênero: Animação/Aventura Duração: 102 min. Distribuidora: Buena Vista Estréia: 18 de Junho de 2010 Sinopse: Toy Story 3 traz Woody (dublado por Tom Hanks), Buzz (dublado por Tim Allen) e toda a turma de volta às telonas quando Andy se prepara para ir para a faculdade e seus leais brinquedos vão parar numa… creche! Mas esses bravos baixinhos com seus dedinhos pegajosos não estão para brincadeira, então, serão todos por um e um por todos, enquanto implementam seu plano da grande fuga. Embarcam com eles nesta aventura, muitos rostos novos — alguns de plástico, outros de pelúcia, incluindo o famoso solteiro e festeiro acompanhante da Barbie, Ken (dublado por Michael Keaton); o ator e ouriço de jardineira, Espeto (dublado por Timothy Dalton); e um ursinho de pelúcia rosa com cheiro de morango, chamado Lotso Ursinho Fofo (dublado por Ned Beatty). ...

Cientistas dizem ter encontrado 'monstro do mar' em deserto no Peru.

  Pesquisadores descobriram o fóssil de uma baleia antiga com enormes e assustadores dentes. Na revista Nature, os cientistas chamaram a criatura, que viveu há 12 milhões de anos, de "Leviatã". baleia cachalote Acredita-se que a baleia tinha mais de 17 metros de comprimento e que pode ter travado intensas batalhas com outras criaturas gigantes que viviam no mar durante o período. A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência. Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora. "Monstro do mar". De acordo com Christian de Muizon, diretor do Museu de História Natural de Paris, a Leviatã poderia ter caçado e comido grandes criaturas marinhas como golfinhos, focas e até mesmo outras baleias. "Era um tipo de monstro do mar", disse. "E é interessante notar que ao mesmo tempo, na...

Raijin.

Raijin (雷神) é um deus do trovão e das tempestades na religião Xintoísta e na mitologia japonesa. Seu nome é derivado das palavras japonesas "rai" (雷, trovão) e "shin" (神, deus). Tipicamente descrito como um demônio que cria trovões batendo em seus tambores. É irmão de Ajisukitakahikone, pai do Deus da Chuva Takitsuhiko. Normalmente aparece como um demónio tocando um tambor (taiko) para criar trovões. As crenças tradicionais atribuem o falhanço dos mongoles em sua tentativa de invadir o Japão em 1274 a uma tormenta chamada normalmente kamikaze (神風 vento divino) criado por ele. Raijin é um deus-demônio com dentes e garras afiadas, cabelos longos e com um tambor com o qual produz os trovões. Por vezes é representado como um deus vermelho que adora comer umbigos humanos, tanto que os pais japoneses dizem para seus filhos esconderem seus umbigos durante uma tempestade, se não são devorados pelo deus. Também é conhecido por Kaminari, Raiden e Narukami. Uma lenda budist...

Kraken.

  O Kraken era uma espécie de lula ou polvo gigante que ameaçava os navios no folclore nórdico. Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem braços, acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte. O Kraken tinha fama de destruir navios, mas só destruía aqueles que poluíam o mar e navios de piratas. O Kraken também pode ser visto na mitologia grega como um polvo gigante com membros humanóides com uma armadura impenetrável e que habitava uma caverna submersa. As histórias de Krakens tinham fundamento, tal como muitas outras histórias de seres fantásticos, numa má observação da fauna, no caso dos Kraken provavelmente em ataques de lulas gigantes ou lulas colossais. O Kraken era uma criatura tão temida pelos marinheiros quanto as ferozes Serpentes Marinhas.  Aparência. kraken uma Lula gigante. “Essa criatura é semelhante a uma lula imensa, com um corpo...

Dragões chineses.

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império. É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas". A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente. Fenghuang O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes d...