Fritz Haber (Breslau, 1868 - Basiléia, 1934) químico alemão, vencedor do Prémio Nobel da Química de 1918, pela síntese da amónia a partir dos seus elementos e amigo de Einstein. Trabalhou no comércio de produtos químicos com o pai, Haber doutorou-se em química orgânica pela Technische Hochschule, de Berlim. Em 1911 assumiu a direção do Kaiser Wilhelm Institut für Physikalische Chemie und Elektrochemie, em Dahlem, Berlim, posto que conservou até 1933.
Durante a primeira guerra mundial, chefiou o serviço de guerra química alemã (1916-1918), principalmente na fabricação de gases venenosos. Dirigiu o primeiro ataque com gás cloro em Ypres (1915), porém sua origem judaica obrigou-o a emigrar para a Suíça (1933), fugindo do nazismo. Também pesquisou a termodinâmica de reações gasosas, a eletroquímica e acabou morreu em Basiléia, Suíça.
A investigação feita por Haber (1905-1911) do equilíbrio entre o nitrogénio, hidrogénio e amónia possibilitou-lhe estabelecer a temperatura e pressão exatas, bem como o catalisador que aumentava a formação da amónia. A amónia assim produzida podia ser transformada em ácido nítrico por oxidação, usando o processo de Ostwald. Este ácido tinha por fim a fabricação de explosivos de nitrato e fertilizantes que assim substituiu o adubo mineral.
Invenções.
Seus estudos sobre a propriedade dos gases levaram ao invento de diversos aparelhos de ordem prática, como o interferômetro, que tem seu nome e serve para a análise óptica dos gases. Também concebeu um manômetro de quartzo, destinado a medir as pressões dos gases, e um dispositivo de alarme para ser usado nas minas, contra o grisu.
Após a guerra, Haber elaborou um ambicioso projeto de aproveitamento do ouro existente no fundo do mar, que resultou em fracasso, atribuído a um erro de análise da percentagem do metal contido na água marítima. Além de numerosos ensaios e estudos, publicou: Termodinâmica das Reações de Gases na Técnica, em 1905; Sobre a Síntese do Amoníaco e A Química na Guerra, em 1922; e Sobre a Síntese do Amoníaco, do Nitrogênio e do Hidrogênio, em 1924.
Método econômico de síntese da amônia que permitiu o fabrico em larga escala de fertilizantes e adubos nitrogenados. Sua descoberta lhe valeu o Prêmio Nobel de Química em 1918.
Haber investigou também a termodinâmica de reações gasosas, a eletroquímica (especialmente a redução eletrolítica do nitrobenzeno), a composição de chamas e explosões de gás.
Retirado do site:
http://educacao.uol.com.br/biografias/fritz-haber.jhtm
http://www.brasilescola.com/biografia/fritz-haber.htm
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/h/haber.htm
http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/biog/b0045.html
Comentários
Postar um comentário