Pular para o conteúdo principal

A vida de Haber.


Fritz Haber (Breslau, 1868 - Basiléia, 1934) químico alemão, vencedor do Prémio Nobel da Química de 1918, pela síntese da amónia a partir dos seus elementos e amigo de Einstein. Trabalhou no comércio de produtos químicos com o pai, Haber doutorou-se em química orgânica pela Technische Hochschule, de Berlim. Em 1911 assumiu a direção do Kaiser Wilhelm Institut für Physikalische Chemie und Elektrochemie, em Dahlem, Berlim, posto que conservou até 1933.
Durante a primeira guerra mundial, chefiou o serviço de guerra química alemã (1916-1918), principalmente na fabricação de gases venenosos. Dirigiu o primeiro ataque com gás cloro em Ypres (1915), porém sua origem judaica obrigou-o a emigrar para a Suíça (1933), fugindo do nazismo. Também pesquisou a termodinâmica de reações gasosas, a eletroquímica e acabou morreu em Basiléia, Suíça.
A investigação feita por Haber (1905-1911) do equilíbrio entre o nitrogénio, hidrogénio e amónia possibilitou-lhe estabelecer a temperatura e pressão exatas, bem como o catalisador que aumentava a formação da amónia. A amónia assim produzida podia ser transformada em ácido nítrico por oxidação, usando o processo de Ostwald. Este ácido tinha por fim a fabricação de explosivos de nitrato e fertilizantes que assim substituiu o adubo mineral.

Invenções.

Seus estudos sobre a propriedade dos gases levaram ao invento de diversos aparelhos de ordem prática, como o interferômetro, que tem seu nome e serve para a análise óptica dos gases. Também concebeu um manômetro de quartzo, destinado a medir as pressões dos gases, e um dispositivo de alarme para ser usado nas minas, contra o grisu.
Após a guerra, Haber elaborou um ambicioso projeto de aproveitamento do ouro existente no fundo do mar, que resultou em fracasso, atribuído a um erro de análise da percentagem do metal contido na água marítima. Além de numerosos ensaios e estudos, publicou: Termodinâmica das Reações de Gases na Técnica, em 1905; Sobre a Síntese do Amoníaco e A Química na Guerra, em 1922; e Sobre a Síntese do Amoníaco, do Nitrogênio e do Hidrogênio, em 1924.
Método econômico de síntese da amônia que permitiu o fabrico em larga escala de fertilizantes e adubos nitrogenados. Sua descoberta lhe valeu o Prêmio Nobel de Química em 1918.
Haber investigou também a termodinâmica de reações gasosas, a eletroquímica (especialmente a redução eletrolítica do nitrobenzeno), a composição de chamas e explosões de gás.

Retirado do site:

http://educacao.uol.com.br/biografias/fritz-haber.jhtm


http://www.brasilescola.com/biografia/fritz-haber.htm

http://www.biografiasyvidas.com/biografia/h/haber.htm

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/biog/b0045.html

Comentários

Top 5 da Semana

Ziz.

  Ziz ao qual pode também ser conhecido como Renainn ou também Seqwi é uma ave gigante, podendo ser semelhante aos Grifos , dizem que suas assas podem bloquear as luzes do Sol com suas envergaduras, sua cabeça pode atingir os céus enquanto os seus tornozelos tocam o chão. As batidas de suas asas são tão fortes que elas podiam mudar a direção dos ventos, possui uma voz musical e celeste. Ele é da mitologia Judaica e representa o Ar e faz uma trindade com Behemoth representante da Terra e Leviatã representante do Mar. Ziz não possui muitos relatos na Bíblia, sendo algumas menções a ele os trechos: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16); "Eu conheço todos os pássaros das montanhas e Zīz śāday é meu" Salmos 50:11; "O javali da floresta a devasta, e Zīz śāday וְזִיז שָׂדַי se alimenta dele " Salmos 80: 13-14 Curiosidades. Acredita-se que o Ziz teria sido um...

Cronologia de obras.

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

Behemoth.

Behemoth ou também Beemote (בהמות em hebraico) é uma criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, 40:15–24. Ela é descrita como uma criatura gigante, sendo semelhante a um hipopótamo, em algumas descrições ele pode ser semelhante a um leão monstruoso, um Saurópode (normalmente um Braquiossauro ) ou até um touro de três chifres, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedira para matar o Leviatã , ao qual nessa batalha os dois Titãs irão morrer. O Behemoth é um dos maiores monstros criados por Deus e um dos maiores a habitar a Terra, servindo para mostrar a força de Deus e também ser o o representante da terra e o guardião dela, tendo como objetivo derrotar o Leviatã . O Behemoth é um animal herbívoro, extremamente forte, possui o corpo couraçado e ossos duros como bronze, podendo ter o deserto como seu habitat e ele é o rival do Leviatã , o Behemoth é o monstro da terra e o Leviatã é o monstro dos mares por isso a rivalidade dos dois, também existe o monstro do ar o Ziz. Diz a l...

Talismãs de Shendu.

  Os Talismãs do Shendu são 12 amuletos que representam os 12 signos do Zodíaco Chinês, esses amuletos surgiram quando o Shendu foi transformado em estátua por Lo Pei que usou um feitiço de extração e com isso criou 12 talismãs que abrigavam os poderes do Dragão Shendu e os espalhou por todo o mundo para que ele nunca recuperasse seu poder. Os 12 Talismãs. Os 12 talismãs concedem a seu usuário algum dos poderes pertencente ao próprio Shendu, sendo os talismãs: Talismã do Dragão: Concede a seu usuário o controle completo sobre o fogo. Talismã do Coelho: Concede a seu usuário a super velocidade. Talismã do Rato: Concede vida a objetos inanimados. Talismã do Carneiro: Concede a seu usuário a habilidade de fazer projeção astral e entrar nos sonhos de outras pessoas e o podendo controlar também. Talismã do Cão: Concede a seu usuário a imortalidade e a invulnerabilidade enquanto ativado Talismã do Tigre: Concede a seu usuário o equilíbrio espiritual entre o Yin Yang , fazendo o usuário...