No começo dos anos 50, o mangaká Osamu Tezuka mudaria os rumos da cultura pop ao desenhar suas primeiras histórias em quadrinho sobre Atom (Astro Boy, no Ocidente), um pequeno robô-garoto que enfrentava robôs gigantes e procurava seu lugar no mundo. O personagem infantil tornou-se um ícone e, nas últimas seis décadas, geraram uma série de desenhos animados e mangás, amados por pais e filhos. Em 22 de janeiro, Astro Boy - o filme, uma releitura em computação gráfica do clássico, terá sua estreia nos cinemas brasileiros.
Astro Boy é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968, ganhando diversas adaptações para a televisão em anime.
Por ter sido a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área. As transmissões tiveram início a partir de 1963, com seu sucesso deram origem à indústria japonesa de animação.
Astro Boy é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968, ganhando diversas adaptações para a televisão em anime.
Por ter sido a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área. As transmissões tiveram início a partir de 1963, com seu sucesso deram origem à indústria japonesa de animação.
Enredo.
Astro Boy é uma série de ficção científica ambientada em mundo futurístico, onde androides convivem com seres humanos. A série tem seu foco nas aventuras do personagem título, "Astro Boy" (às vezes chamado Astro), um poderoso robô criado pelo chefe do Ministério da Ciência, Dr. Tenma, para substituir seu filho Toby, que havia falecido em um acidente automobilístico. Dr. Tenma construiu Astro à semelhança de Toby e o tratava com tanto afeto quanto tratava o Toby verdadeiro, mas logo percebeu que aquele pequeno androide não poderia preencher o vazio da perda de seu filho, principalmente porque Astro não podia crescer ou expressar a estética humana. Na edição original de 1960, Tenma rejeitou Astro e acabou vendendo-o para um dono de circo cruel chamado Hamegg.
Algum tempo depois o Professor Ochanomizu, o novo chefe do Ministério da Ciência, viu uma apresentação de Astro Boy no circo e convenceu Hammeg a entregar-lhe Astro. Então, ele o levou e passou a tratá-lo de maneira gentil e afetuosa, tornando-se seu tutor legal. Logo ele percebeu que Astro era dotado de poderes e habilidades superiores, e também da capacidade de expressar emoções humanas.
Astro então começa a combater crimes, o mal e a injustiça. A maior parte de seus inimigos são robôs que odeiam humanos, robôs raivosos ou aliens invasores. Quase todas as histórias incluíam uma batalha de Astro contra outros robôs.
No Brasil.
Anime.
No Brasil, o anime original nunca foi exibido, nos anos 80 foi exibido o anime O Menino Biônico, uma série inspirada em Astro Boy criada pelo próprio Osamu Tezuka.
Um novo anime foi exibido na década de 2000 pelo Cartoon Network e pela Rede Globo na TV Globinho.
Mangá.
Em 2007, a Panini Comics publicou 3 edições de uma releitura do mangá feita por Akira Himekawa.
Cronologia básica de Astro Boy.
1951 - O personagem aparece pela primeira vez em mangá no começo da década de 50. Seus olhos expressivos e a temática futurista causam impacto. Astro torna-se um ícone. Osamu Tezuka produziu essa primeira série até 1968. Posteriormente, ele produziria mais duas entre 1972 e 1973 e entre 1980 e 1981;
1963- Astro estreia em uma série de televisão japonesa em preto e branco. Ele se torna padrão para uma nova forma de animação japonesa, mundialmente conhecida como anime. O desenho estreia nos Estados Unidos no mesmo ano;
1982- Uma nova série animada de Astro Boy é produzida, dessa vez em cores e focando mais as atenções nas habilidades robóticas de Astro. A história torna-se mais sombria;
2003- O anime ganha uma versão mais atual, produzida pela produtora de Tezuka em parceira com o canal Animax. O visual fica mais moderno e elaborado;
2009- Astro ganha um longa-metragem em computação gráfica.
Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Astro_Boy
http://madeinjapan.uol.com.br/2010/01/14/astro-boy-o-grande-heroi-japones/
Comentários
Postar um comentário