Pular para o conteúdo principal

Ancestrais do homem.


Provavelmente o ancestral de todos os grandes símios foi o Dryopithecus, animal de pequeno porte, tinha cerca de 1 metro de altura, que viveu a 20 milhões de anos atrás.
Mais ou menos a 10 milhões de anos apareceu, através da evolução do Dryopithecus, o gênero Pongidae. A 8 milhões outro gênero surgiu, os Hominidaes que engloba chimpanzés, Gorilas e homens. E somente a 4 milhões de anos atrás surgiu o subgênero homo.


Os ancestrais.

No ano de 1924 o professor Raymond Dart, de Johannesburgo anunciou a descoberta de um crânio que apresentava uma estranha combinação de características comuns aos crânios humanos e outras dos símios.
Posteriormente outros ossos foram encontrados e o esqueleto montado. Conclui-se que o tal animal caminhava de forma ereta e seu crânio tinha um volume médio de 600 cm3. A esse animal foi dado o nome de Australopiteco.
O Australopiteco tinha um metro e meio de altura e provavelmente usava ferramentas, entretanto não há provas que as inventava.
Análises da mandíbula do crânio mostraram que a língua não tinha muitos movimentos e por isso os antropólogos concluíram que o Australopiteco não tinha uma linguagem mais sofisticada que a de um chimpanzé.
O Australopiteco se espalhou por toda a África, de acordo com as exigências de cada ambiente o animal foi se diversificando até formar novas espécies. Uma das espécies formadas foi o Homo habilis que tinha um crânio de 650 cm3 e uma língua possivelmente mais livre que a do australopitecos, no entanto ainda estava longe de formar uma linguagem complexa.

O Homo habilis foi o primeiro primata, comprovadamente, a produzir, ainda que de forma muito rústica, ferramentas. Entretanto não era caçador, os instrumentos fabricados eram usados para auxiliar a coleta de frutos e o corte da carne de restos de caças de outros mamíferos.

As hipóteses.

Antigamente acreditava-se em uma linha evolutiva que seguia a seguinte ordem: Australopiteco, homo habilis, Homo erectus, homem de Neandertal e o homo sapiens. Entretanto com uma análise mais atenciosa dos crânios a teoria da linha evolutiva caiu por terra.
O crânio do Neandertal apresentava características evolutivas e regressivas.
Através de evidencias os antropólogos classificaram o Neandertal como um ramo paralelo da evolução.
Anos depois, com o aperfeiçoamento da datação de ossos através do carbono-14, descobriu-se que o Homo erectus, o Homo sapiens e o homem de Neandertal eram contemporâneos.
A parti desta descoberta veio uma dúvida: O porquê o homo erectus e o Neandertal se extinguiram, dando lugar a supremacia do Homo sapiens?

A hipótese mais aceita diz respeito a guerras. Através de guerras o homo Sapiens extinguiu as outras espécies de homo.

Evolução.

Australopitecos Boisei - É considerado o mais forte dos australopitecos. Seus fósseis foram achados na Tanzânia e no Quênia. Os machos tinham uma crista de osso na cabeça.

Homo Habilis - Seus restos procedem de Olduvai, na Tanzânia, e do Lago Turkana, no Quênia. Desenvolveu as primeiras ferramentas.

Australopitecos Robustus - Encontrado em Swartkrans na África do Sul, tinhas as mãos cujo formato permitia a construção de ferramentas.

 Homo Erectus - Muito mais evoluído que os australopitecos, migraram do berço africano para outras regiões. Dominou o uso do fogo, fabricava ferramentas e vivia em cavernas.

Neandertal - Conviveu por milhares de anos com o Homo Sapiens moderno. Fóssil achado em Portugal sugeriu que as duas espécies chegaram a se cruzar. Foi extinto na ultima idade do gelo.

Homo Sapiens arcaico - De cérebro grande, é o ancestral mais próximo do homem atual. Viveu principalmente na Europa e na Ásia, há cerca de 500 mil anos.

 Humanos Atuais - A civilização começou há cerca de 10 mil anos, com o fim da última idade do gelo e início da agricultura. As primeiras cidades surgiram há 5 mil anos.

Retirado do site: http://primatas.no.sapo.pt/homem.htm

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/1941021-ancestrais-homem/


Comentários

Top 5 da Semana

Ziz.

  Ziz ao qual pode também ser conhecido como Renainn ou também Seqwi é uma ave gigante, podendo ser semelhante aos Grifos , dizem que suas assas podem bloquear as luzes do Sol com suas envergaduras, sua cabeça pode atingir os céus enquanto os seus tornozelos tocam o chão. As batidas de suas asas são tão fortes que elas podiam mudar a direção dos ventos, possui uma voz musical e celeste. Ele é da mitologia Judaica e representa o Ar e faz uma trindade com Behemoth representante da Terra e Leviatã representante do Mar. Ziz não possui muitos relatos na Bíblia, sendo algumas menções a ele os trechos: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16); "Eu conheço todos os pássaros das montanhas e Zīz śāday é meu" Salmos 50:11; "O javali da floresta a devasta, e Zīz śāday וְזִיז שָׂדַי se alimenta dele " Salmos 80: 13-14 Curiosidades. Acredita-se que o Ziz teria sido um...

Cronologia de obras.

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

Behemoth.

Behemoth ou também Beemote (בהמות em hebraico) é uma criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, 40:15–24. Ela é descrita como uma criatura gigante, sendo semelhante a um hipopótamo, em algumas descrições ele pode ser semelhante a um leão monstruoso, um Saurópode (normalmente um Braquiossauro ) ou até um touro de três chifres, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedira para matar o Leviatã , ao qual nessa batalha os dois Titãs irão morrer. O Behemoth é um dos maiores monstros criados por Deus e um dos maiores a habitar a Terra, servindo para mostrar a força de Deus e também ser o o representante da terra e o guardião dela, tendo como objetivo derrotar o Leviatã . O Behemoth é um animal herbívoro, extremamente forte, possui o corpo couraçado e ossos duros como bronze, podendo ter o deserto como seu habitat e ele é o rival do Leviatã , o Behemoth é o monstro da terra e o Leviatã é o monstro dos mares por isso a rivalidade dos dois, também existe o monstro do ar o Ziz. Diz a l...

Talismãs de Shendu.

  Os Talismãs do Shendu são 12 amuletos que representam os 12 signos do Zodíaco Chinês, esses amuletos surgiram quando o Shendu foi transformado em estátua por Lo Pei que usou um feitiço de extração e com isso criou 12 talismãs que abrigavam os poderes do Dragão Shendu e os espalhou por todo o mundo para que ele nunca recuperasse seu poder. Os 12 Talismãs. Os 12 talismãs concedem a seu usuário algum dos poderes pertencente ao próprio Shendu, sendo os talismãs: Talismã do Dragão: Concede a seu usuário o controle completo sobre o fogo. Talismã do Coelho: Concede a seu usuário a super velocidade. Talismã do Rato: Concede vida a objetos inanimados. Talismã do Carneiro: Concede a seu usuário a habilidade de fazer projeção astral e entrar nos sonhos de outras pessoas e o podendo controlar também. Talismã do Cão: Concede a seu usuário a imortalidade e a invulnerabilidade enquanto ativado Talismã do Tigre: Concede a seu usuário o equilíbrio espiritual entre o Yin Yang , fazendo o usuário...