Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, semente de girassol, mamona, milho, soja, entre outras.
O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo ou utilizado puro. Os principais biocombustíveis são: etanol, metanol, biodiesel, bio-óleo, biogás, bioetanol, óleo vegetal e E85. Algumas dessas substâncias possuem uma porcentagem de derivados de petróleo.
O que fez com que os biocombustíveis virassem moda nos últimos anos foi, principalmente, uma melhora na tecnologia para utilização desses combustíveis e o crescente aumento no preço do petróleo, além é claro do apelo ambiental.
O que trouxe de volta toda essa discussão em torno de fontes de energia limpa é a necessidade de se reduzir as emissões de poluentes devido aos diversos problemas ambientais. Fato que só se concretizará com uma mudança significativa nos padrões de consumo atuais e um maior investimento no transporte público em detrimento do transporte individual.
O biocombustível emite menos gases poluentes durante a combustão, é uma fonte renovável e reduz a dependência de fontes de origem fóssil.
Os 2 principais biocombustíveis.
O etanol.
Pode ser produzido com várias fontes vegetais; porém, a cana-de-açúcar é a melhor opção no aspecto energético e econômico. No Brasil, a produção de etanol é somente com a cana. São dois tipos de etanol combustível que são distribuídos no país: o hidratado e o anidro, que é o misturado à gasolina em diversas proporções.
Álcool Etílico Anidro Combustível: é o produto que é adicionado à gasolina e é isento de água. É obtido com a fermentação da cana-de-açúcar. Álcool Etílico Hidratado Combustível: é o álcool utilizado em carros próprios e possui água. Nesse caso, não é utilizada gasolina misturada.
Biodiesel.
Combustível biodegradável feito com fontes renováveis que é obtido por meio dos processos de craqueamento, esterificação ou pela transesterificação.
O biodiesel pode ser produzido com várias espécies de vegetais como o dendê, babaçu, amendoim, mamona, girassol, pinhão manso, soja, dentre outros.
O Brasil possui condições favoráveis para a produção do biodiesel, pois tem ampla possibilidade de utilização da água e da terra e possui clima favorável. Pode substituir o óleo diesel de petróleo total ou parcialmente em motores automotivos ou estacionários.
Retirado do site: http://www.brasilescola.com/geografia/biocombustiveis.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/biocombustiveis.htm
http://www.infoescola.com/geografia/biocombustiveis/
http://fontes-de-energia.info/mos/view/Biocombust%C3%ADveis/
Comentários
Postar um comentário