Pular para o conteúdo principal

A história da fotografia.



A história da fotografia pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mais remota antiguidade. Por volta de 350 a.C., aproximadamente na época em que viveu Aristóteles na Grécia antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem de luz através de um pequeno orifício. O físico e matemático Alhazen torno do século X, descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura. A câmara escura na época, consistia de um quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior.
Joseph Nicéphore Niépce
Entre os inventores mais famosos da fotografia está o francês Joseph Niépce, que começou a desenvolver experiências no fim do século 18. Em 1826, ele conseguiu fazer a primeira foto da história por meio da câmera escura. Em branco e preto e bastante embaçada, mostra a vista de uma janela. A técnica de Niépce ganhou o nome de heliografia. Nela, a imagem era gravada em uma placa de estanho coberta por substância química sensível à luz do sol.
A criação de Niépce foi aperfeiçoada pelo também francês Louis Daguerre, que elaborou o daguerreotipo em 1837. O aparelho captava a imagem usando outros metais (prata e bronze) e compostos químicos. Além de caro, o processo não permitia fazer cópias.
Na época de Daguerre, o inglês Henry Fox-Talbot também realizava experimentos fotográficos. Em 1835, desenvolveu a imagem em negativo. O negativo permitia fazer cópias das fotos. Evoluiu ao longo do tempo. Tornou-se menor e muito popular até o surgimento da câmera digital, entre os anos 1980 e 1990.
 Em 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. A data escolhida é a mesma em que o daguerreotipo foi anunciado oficialmente ao mundo em Paris, na França, em 1839.
Alguns historiadores brasileiros garantem ter provas irrefutáveis de que a fotografia foi inventada no Brasil, em 1833, por outro francês, Hercule Florence, que se utilizou de uma câmara escura. D Pedro II, o nosso Imperador fotógrafo, deu à fotografia o status de arte, sendo ele o responsável pela preservação de grande parte de nossa memória visual do século XIX.
Fotos coloridas.
A primeira fotografia colorida foi produzida em 1861 pelo cientista escocês James Clerk Maxwell. Os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière aperfeiçoaram o processo no início do século 20, utilizando vidro e milhões de minúsculos grãos de fécula de batata tingidos de várias tonalidades. A técnica recebeu o nome de autódromo.
Mas o primeiro filme colorido de qualidade surgiu apenas em 1935. Chamado kodachrome, reproduzia as cores das paisagens fotografadas com grande fidelidade.
Desde que foi inventada, a fotografia tornou-se responsável pela documentação e consequente memória de muitos acontecimentos e fatos históricos, registrando imagens importantes para a humanidade ou mesmo guardando os momentos felizes.




Comentários

Top 5 da Semana

Cronologia de obras.

Ziz.

  Ziz ao qual pode também ser conhecido como Renainn ou também Seqwi é uma ave gigante, podendo ser semelhante aos Grifos , dizem que suas assas podem bloquear as luzes do Sol com suas envergaduras, sua cabeça pode atingir os céus enquanto os seus tornozelos tocam o chão. As batidas de suas asas são tão fortes que elas podiam mudar a direção dos ventos, possui uma voz musical e celeste. Ele é da mitologia Judaica e representa o Ar e faz uma trindade com Behemoth representante da Terra e Leviatã representante do Mar. Ziz não possui muitos relatos na Bíblia, sendo algumas menções a ele os trechos: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16); "Eu conheço todos os pássaros das montanhas e Zīz śāday é meu" Salmos 50:11; "O javali da floresta a devasta, e Zīz śāday וְזִיז שָׂדַי se alimenta dele " Salmos 80: 13-14 Curiosidades. Acredita-se que o Ziz teria sido um...

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

Behemoth.

Behemoth ou também Beemote (בהמות em hebraico) é uma criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, 40:15–24. Ela é descrita como uma criatura gigante, sendo semelhante a um hipopótamo, em algumas descrições ele pode ser semelhante a um leão monstruoso, um Saurópode (normalmente um Braquiossauro ) ou até um touro de três chifres, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedira para matar o Leviatã , ao qual nessa batalha os dois Titãs irão morrer. O Behemoth é um dos maiores monstros criados por Deus e um dos maiores a habitar a Terra, servindo para mostrar a força de Deus e também ser o o representante da terra e o guardião dela, tendo como objetivo derrotar o Leviatã . O Behemoth é um animal herbívoro, extremamente forte, possui o corpo couraçado e ossos duros como bronze, podendo ter o deserto como seu habitat e ele é o rival do Leviatã , o Behemoth é o monstro da terra e o Leviatã é o monstro dos mares por isso a rivalidade dos dois, também existe o monstro do ar o Ziz. Diz a l...