Pular para o conteúdo principal

Quimera.




Na mitología grega, Quimera (em grego antigo Χίμαιρα Khimaira; latín Chimæra) é uma figura mítica que, apesar de algumas variações, costuma ser apresentada como um ser de cabeça e corpo de leão, além de duas outras cabeças, uma de dragão e outra de cabra. Outras descrições trazem apenas duas cabeças ou até mesmo uma única cabeça de leão, desta vez com corpo de cabra e cauda de serpente, bem como a capacidade de lançar fogo pelas narinas.

Origens.

Oriunda da Anatólia e cujo tipo surgiu na Grécia durante o século VII a.C.. Sempre exerceu atração sobre a imaginação popular.
De acordo com a versão mais difundida da lenda, a quimera era um monstruoso produto da união entre Equidna - metade mulher, metade serpente - e o gigantesco Tífon.
Outras lendas a fazem filha da hidra de Lerna e do leão de Neméia, que foram mortos por Hércules. Habitualmente era descrita com cabeça de leão, torso de cabra e parte posterior de dragão ou serpente. Criada pelo rei de Cária, mais tarde assolaria este reino e o de Lícia com o fogo que vomitava incessantemente, Quimera foi derrotada finalmente por Belerofonte com a ajuda de Pegaso, o cavalo alado, às ordens do rei Iobates de Licia. Há várias descrições de sua morte: algumas dizem simplesmente que Belerofonte a atravessou com seu lança, enquanto outras sustentam que a matou cobrindo a ponta da lança com chumbo que se fundiu ao ser exposto à ardente respiração de Quimera.
A representação plástica mais frequente da quimera era a de um leão com uma cabeça de cabra em sua espádua.
Quimera também pode ser considerada como um ser com corpo e cabeça de leão, com duas cabeças anexas, uma de cabra e outra de serpente.
Com o passar do tempo, chamou-se genericamente quimera a todo monstro fantástico empregado na decoração arquitetônica.
Figurativamente ou em linguagem popular mais ampla, o termo quimera alude a qualquer composição fantástica, absurda ou monstruosa, constituída de elementos disparatados ou incongruentes, significando também utopia.
Em Alquimia, é um ser artificial (assim como o homúnculo), criado a partir da fusão de um ser humano e animal.
A palavra quimera, por derivação de sentido, significa também o produto da imaginação, um sonho ou fantasia (por exemplo: A Quimera de Ouro).
Quimera procede do grego Χίμαιρα Khimaira, que significa ‘macho cabrío’.
Existia também uma ninfa na Sicília chamada Quimera, a qual se apaixonou por Dáfnis.

Outros significados.

O termo quimera ou quimérico usa-se com frequência como paradigma do fantasioso, não passa de fruto da imaginação, uma ilusão, um sonho,
sobretudo se é favorável: o utópico. Em contextos técnicos, usa-se metaforicamente para descrever coisas que têm atributos combinados procedentes de fontes diferentes. Em genética, por exemplo, um organismo ou
tecido criado a partir de dois ou mais fontes genéticas diferentes denomina-se quimérico, como em pacientes submetidos a transplante s com órgãos de outros doadores. Esse sentido de mistura ou hibridación também tem passado ao espanhol através de ficções modernas (jogos de computador, anime, manga, etc).
Também se costuma denominar quimeras aos leões chineses ou cães de Fu.
A palavra quimera, tornada um substantivo comum veio a ser sinônimo de "criação ilusória da imaginação", de "ideia falsa", tendo também alimentado alguma iconografia medieval.

Retirado do site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Quimera

http://pt.wikilingue.com/es/Quimera_%28mitolog%C3%ADa%29

http://www.infopedia.pt/$quimera

Comentários

Postar um comentário

Top 5 da Semana

O novo Digimon V-Pet o Vital Bracelet.

Vocês se lembram do Digimon V-Pet? Os Tamakoshi do Digimon, no dia   13 de Março de 2021 no Japão lançou sua nova versão o   Vital Bracelet Digital Monster, uma versão fitness do Digimon Pet, mas chega a ser parecido com o Pokémon Go pela ideia. O legal desse novo virtual pet é que o seu treino, atividades físicas refletem no estado de seu Digimon, então quando mais você treina e cumpre as missões dadas pelo Vital Bracelet mais forte seu Digimon fica e ao contrario acontece também como se você não cumpre essas condições o Digimon fica fraco e pode até morrer.   O sistema de evolução é simples, leva em conta o valor Vital, aliado à percentagem de vitórias e ao número de troféus obtidos com isso vai influenciar o crescimento e a evolução do Digimon. E depois de certo tempo ocorre a evolução de seu parceiro Digimon. DIM CARDS. Digimon Identified Memory Card ou simplesmente DIM CARD. São cartões que permitem desbloquear Digimons, missões e itens cosméticos, sendo que a...

Glossário da 2ª Guerra Mundial.

Antissemitismo: é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor antissemita Wilhelm Marr, uma forma de eufemizar o “ódio aos judeus”.  Adolf Hitler: (1889-1945) foi um político alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista o símbolo era a bandeira vermelha com a suástica. Hitler é nomeado chanceler pelo presidente alemão, em janeiro de 1933, em meio a uma séria crise política. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países. No dia 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e o Chanceler Golbbels suicidaram-se. Arianismo: é uma heresia cristã fundada no século IV por Ario, um presbítero de Alexandria, no Egito. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Para os arianos, Cristo não é mais do que a primeira das criat...

Ninja.

Um ninja ( 忍者 ) ou Shinobi ( 忍び ) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. Ninjas foram os criadores de uma arte marcial japonesa conhecida como ninjutsu. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate. As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras". Os ninjas antigos desenvolveram suas técnicas por necessidade, devido a grande opressão existente no lugar onde viviam, especialmente na China e no Japão. As atividades dos ninjas antigos datam do período Heian na China (794-1185) até a era Kamakura no Japão (1192-1333). Essa época foi o apogeu do ninjutsu antigo. Essa arte se baseava na mistura de truques mágicos e suas capacidades técn...

Talismãs de Shendu.

  Os Talismãs do Shendu são 12 amuletos que representam os 12 signos do Zodíaco Chinês, esses amuletos surgiram quando o Shendu foi transformado em estátua por Lo Pei que usou um feitiço de extração e com isso criou 12 talismãs que abrigavam os poderes do Dragão Shendu e os espalhou por todo o mundo para que ele nunca recuperasse seu poder. Os 12 Talismãs. Os 12 talismãs concedem a seu usuário algum dos poderes pertencente ao próprio Shendu, sendo os talismãs: Talismã do Dragão: Concede a seu usuário o controle completo sobre o fogo. Talismã do Coelho: Concede a seu usuário a super velocidade. Talismã do Rato: Concede vida a objetos inanimados. Talismã do Carneiro: Concede a seu usuário a habilidade de fazer projeção astral e entrar nos sonhos de outras pessoas e o podendo controlar também. Talismã do Cão: Concede a seu usuário a imortalidade e a invulnerabilidade enquanto ativado Talismã do Tigre: Concede a seu usuário o equilíbrio espiritual entre o Yin Yang , fazendo o usuário...

O que vai fazer?