Pular para o conteúdo principal

Raijin.


Raijin (雷神) é um deus do trovão e das tempestades na religião Xintoísta e na mitologia japonesa. Seu nome é derivado das palavras japonesas "rai" (雷, trovão) e "shin" (神, deus). Tipicamente descrito como um demônio que cria trovões batendo em seus tambores. É irmão de Ajisukitakahikone, pai do Deus da Chuva Takitsuhiko.
Normalmente aparece como um demónio tocando um tambor (taiko) para criar trovões. As crenças tradicionais atribuem o falhanço dos mongoles em sua tentativa de invadir o Japão em 1274 a uma tormenta chamada normalmente kamikaze (神風 vento divino) criado por ele.
Raijin é um deus-demônio com dentes e garras afiadas, cabelos longos e com um tambor com o qual produz os trovões. Por vezes é representado como um deus vermelho que adora comer umbigos humanos, tanto que os pais japoneses dizem para seus filhos esconderem seus umbigos durante uma tempestade, se não são devorados pelo deus. Também é conhecido por Kaminari, Raiden e Narukami. Uma lenda budista conta que Raijin e Fuijin eram demônios malvados, inimigos de Buda. Então Buda ordenou a seu exército celestial que os capturassem. Após diversas batalhas entre os demônios e 33 deuses, eles finalmente foram derrotados e presos. Como castigo, Fujin e Raijin tiveram de trabalhar para o céu.

Na cultura ocidental, Raijin é geralmente conhecido como Raiden, "rai" (雷 trovão) + "den" (电 raios), e retratado como um monge alto, usando um grande chapéu de palha, e com o poder de criar tempestades, trovões e relâmpagos.
Raijin é acompanhado por Raijuu (雷 獣, "besta do trovão") que é uma lendária da mitologia japonesa. Seu corpo é composto tanto de eletricidade como de fogo e pode aparecer na forma de um gato, tanuki, macaco, ou doninha. A forma de um lobo azul e branco (ou mesmo um lobo envolvido em raios) é comum e seu rugido soa como um trovão.



Na cultura popular.
Enel - One Piece

Raijin tem entrado na cultura ocidental com o jogo de ação Mortal Kombat onde aparece uma personagem baseada em Raijin (chamado Rayden). Este é o personagem protetor do reino Earthrealm. É do lado do bem, ainda que no jogo Mortal Kombat: Deception converte-se em mal; Harto de ter que corrigir todos os erros que cometem os humanos. Supõe-se que volta ao lado do bem em Mortal Kombat: Armageddon. Também aparece em outros contextos como o filme Golpe na Pequena China junto a outros deuses orientais.
 Raijin tem tido diversos confrontos com o Deus do vento, Fujin, cujas brigas viram-se simbolizadas em várias mangas como Naruto (no qual está seu símbolo no sharingan), ou Yaiba. Em um de seus confrontos, Fujin lhe cortou o braço direito a Raijin.
Na Manga One Piece aparece um inimigo que representa a Raijin chamado Enel, quem se autoproclama Deus em uma ilha sobre as nuvens chamadas Skypiea.

Também esta Raiden protagonista do vídeo Game metal gear solid 2 sons of liberty e como cyborg ninja em metal gear solid 4 guns of the patriots.

Retirado do site: http://www.umikizu.com/2011/05/deuses-do-trovao-mitologia.html

http://porco-pimenta.blogspot.com.br/2013/01/mitologia-japonesa-os-kamis-e-criacao.html

http://pt.encydia.com/es/Raijin



Comentários

Top 5 da Semana

Vampiro.

Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas, independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria colectiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo. Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do roma...

Dragões.

Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano, muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como era inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de ser presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras. Origem dos mitos. Os Dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações cul...

Fauno.

Fauno (do latim Faunus , "favorável" ou também Fatuus , "destino" ou ainda "profeta") é nome exclusivo da mitologia romana , de onde o mito originou-se, como um rei do Lácio que foi transmutado em deus e, a seguir, sofreu diversas modificações, sincretismo com seres da religião grega ou mesmo da própria romana, causando grande confusão entre mitos variados, ora tão mesclados ao mito original que muitos não lhes distinguem diferenças (como, por exemplo, entre as criaturas chamadas de faunos – em Roma – e os sátiros , gregos). Assim, para compreender a figura de Fauno , é preciso inicialmente saber que o nome era usado para denominar, essencialmente, três figuras distintas: Fauno , rei mítico do Lácio , deificado pelos romanos , muitas vezes confundido com Pã , com Silvano e/ou com Lupércio (como deus, era imortal); Faunos (no plural, embora possa ser usado no singular, quando individuado o ser) – criaturas que, tal como os sátiros gre...

Filme de ninja.

Músicas Rosario + Vampire.