Pular para o conteúdo principal

Poseidon.


Na mitologia grega, Posídon (em grego antigo Ποζειδῶν, transl. Poseidōn), também conhecido como Poseidon, Possêidon ou Posidão, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno e pelos etruscos por Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terremotos e dos cavalos. Os símbolos associados à Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho.
Eram seus irmãos Zeus, o principal deus do panteão grego, e Hades, deus dos infernos. Quando os três irmãos depuseram o pai e partilharam entre si o mundo, coube a Poseidon o reino das águas.
As tempestades que, segundo Homero, Poseidon provocou para evitar que Ulisses (Odisseu), que o ofendera, retornasse à pátria, são um exemplo característico do temperamento irado que a Mitologia Grega atribuía a esse deus.
Seu palácio situava-se no fundo do Mar Egeu e sua arma era o tridente, com que provocava maremotos, tremores de terra e fazia brotar água do solo.
Os artistas plásticos acentuaram a ligação de Poseidon com o mar e representaram-no como um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.

A Mitologia Romana identificou-o com o deus Netuno.

Quando ele e Apolo, deus da música, foram enganados de receber suas recompensas depois de terem ajudado Laomedonte, rei de Tróia, a construir os muros da cidade, a vingança de Poseidon contra Tróia não teve limites.
Ele enviou um terrível monstro marinho para devastar a terra, e durante a Guerra de Tróia ele ajudou os gregos.

Mito.

Como primeiro filho de Cronos e Réia era um dos principais deuses do Olimpo e, de acordo com certas tradições, é irmão mais velho de Zeus e Hades. Primordialmente Zeus terá obrigado seu pai Cronos a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que este sistematicamente engolia, e entre os salvos está Poseidon, explicando assim Zeus como o irmão mais novo.
Poseidon fora criado entre os Telquines, os demônios de Rodes. Quando atinge a maturidade, ter-se-á apaixonado por Hália, uma das irmãs dos Telquines, e desse romance nascem seis filhos e uma filha, de nome Rodo, daí o nome da ilha de Rodes.
Em uma famosa disputa entre Poseidon e Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas, ele atirou uma lança ao chão para criar a fonte da Acrópole. Entretanto, Atena conseguiu superá-lo criando a oliveira.
Na Ilíada, Poseidon aparece-nos como o deus supremo dos mares, comandando não apenas as ondas, correntes e marés, mas também as tempestades marinhas e costeiras, provocando nascentes e desmoronamentos costeiros com o seu tridente. Embora seu poder pareça ter se estendido às nascentes e lagos, os rios, por sua vez, têm as suas próprias deidades, não obstante o fato de que Poseidon fosse dono da magnífica ilha de Atlântida.
Geralmente, Poseidon usava a água e os terremotos para exercer vingança, mas também podia apresentar um caráter cooperativo. Ele auxiliou bastante os gregos na Guerra de Tróia, mas levou anos se vingando de Odisseu, que havia ferido a cria de um de seus ciclopes.
Os navegantes oravam a ele por ventos favoráveis e viagens seguras, mas seu humor era imprevisível. Apesar dos sacrifícios, que incluíam o afogamento de cavalos, ele podia provocar tempestades, maus ventos e terremotos por capricho. Como Zeus, projetava seu poder e a sua masculinidade sobre as mulheres, tendo muitos filhos homens, pois não podia ter filhas mulheres.
Considerando que as inúmeras aventuras amorosas de Poseidon foram todas frutíferas em descendentes, é de notar que, ao contrário dos descendentes de seu irmão Zeus, os filhos do deus dos mares, tal como os de seu irmão Hades, são todos maléficos e de temperamentos violentos. Alguns exemplos: de Teosa nasce o ciclope Polifemo; de Medusa nasce o gigante Crisaor e o cavalo alado, Pégaso; de Amimone nasce Náuplio; com Ifimedia, nascem os irmãos gigantes Oto e Efialtes (os Aloídas), que chegaram mesmo a declarar guerra aos deuses. Por sua vez, os filhos que teve com Halia cometeram tantas atrocidades que o pai teve de enterrá-los para evitar-lhes maior castigo.
Casou ainda com Anfitrite, de quem nasceu o seu filho Tritão, o deus dos abismos oceânicos, que ajudou Jasão e os seus argonautas a recuperar o Velocino de ouro.

Filhos.

Existem várias listas de filhos deste deus. Higino enumera os seguintes filhos: 

Boeotus e Heleno, por Antíopa, filha de Éolo;

Agenor e Belo, por Líbia, filha de Épafo;

Belerofonte, por Eurínome, filha de Niso; 

Leuconoe por Themisto, filha de Hypseus;

Hirieu, por Alcíone (filha de Atlas);

Abas por Arethusa, filha de Nereu;

Ephoceus por Alcíone (filha de Atlas);

Um texto ilegível, que parece ter as palavras Belus e Actor;

Dictys por Agamede, filha de Augeas;

Evadne por *Lena, filha de Leucippus;

Megareus por Oenope, filha de Epopeus;

Cygnus por Calyce, filha de Hecato;

Periclymenus e Ancaeus por Astypale, filha de Phoenix;

Neleu e Pélias por Tiro (mitologia), filha de Salmoneu;

Eupemus e Lico e Nicteu por Celaeno, filha de *Ergeus;

Outro texto truncado, com palavras Peleus *Arprites e Antaeus;

Eumolpus por Chiona, filha de Aquilo;

Outro texto truncado, com palavras por Amymone assim como Cyclops Polyphemus;

*Metus por Melite, filha de Busiris.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pos%C3%ADdon

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia/poseidon.php

Comentários

Top 5 da Semana

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

Quem são os Viltrumitas?

  Para quem assim como eu assistiu a animação Invencível na Amazon e pensou o que é são os Viltrumitas? Esse post é para você !!! Os Viltrumitas são uma raça de conquistadores do planeta Viltrum, eles alcançaram a “utopia” eliminando os mais fracos na guerra civil que ocorreu em seu planeta, o objetivo deles é simples dominar os outros mundos por meio de duas opções o povo do planeta invadido se renda e se submete ao império Viltrumita entregando tributos a eles ou não se rende e tem todo o planeta destruído, toda sua espécie extinta e os recursos do planeta saqueados. Sobre Viltrum, é um planeta lindo, tem uma atmosfera rica em carbono, é duas vezes o tamanho da Terra e sua gravidade 1,25 maior que a nossa. Os recursos naturais do planeta se esgotou a muito tempo, e esse planeta é atormentada por terremotos e tempestades de metano. Características da raça. Os habitantes de Viltrum são os Viltrumitas uma raça humanoide, tem o tamanho aproximado de um humano médio, possuem um imenso...

Espinossauro.

Classificação científica. Reino: Animalia;  Filo: Chordata;    Classe: Reptilia;  Superordem: Dinosauria;  Ordem: Saurischia;  Subordem: Theropoda;  Infraordem: Tetanurae;  Micro-ordem: Carnosauria;  Família: Spinosauridae;  Género: Spinosaurus; Época: Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás.  Peso: entre 6 e 9 toneladas;  Tamanho: 15 a 18 metros de comprimento;  Alimentação: Carnívoro;  Predadores: Não tinha. O maior dinossauro carnívoro de todos os dinossauros carnívoros com certeza foi o espinossauro. Até hoje, duas espécies de espinossauros foram encontradas, e receberam o nome da região que foram descobertas: o Spinosaurus aegyptiacus (lagarto espinha egípcio) e o Spinosaurus maroccanus (lagarto espinha marroquino). O Espinossauro (Lagarto Espinho) foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede. Viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região...

As diferenças de Ascomiceto e Basidiomiceto.

Ascomicetos. Estes fungos, envolvendo cerca de 20 000 espécies, possuem um micélio muito desenvolvido, com hifas e células de um ou vários núcleos. Caracterizados pela presença de uma estrutura de reprodução chamada asco. Dentro dos ascos são produzidos os esporos: ascósporos, pelo processo de meiose. Após a meiose ocorre a mitose; assim, dentro de cada asco há sempre oito ascósporos. Os ascos reúnem-se, com frequência, numas estruturas chamadas himênios, que contêm as hifas estéreis. Em alguns fungos deste grupo, como as trufas, os ascos encontram-se incluídos numa massa que é, neste caso, um corpo comestível. Além dos ascósporos, os ascomicetos produzem também outro tipo de esporos, os chamados conídios, que se originam em hifas especiais. Os ascomicetos incluem espécies parasitas, saprófitas e simbiontes. Algumas delas causam doenças nas plantas, e a substâncias que tem aplicações médicas, como é o caso da cravagem do centeio, que contém vários alcalóides. Principais exem...

Pai Lung.

Título: O Dragão Branco;   Tipo / Espécie: Dragão oriental; Região: Kiangsu, China;  Período: Desconhecido;  Origem: mitologia chinesa. A lenda de Pai Lung começou em uma noite de tempestade. Uma jovem, respondendo a porta de sua casa, encontrou um homem idoso fora na tempestade na necessidade de abrigo. Eles permitiram entrar quando o velho partiu no dia seguinte, a jovem descobriu que ela estava grávida. Seus pais, enfurecido por isso, jogou-a para fora da casa. Quando a criança nasceu, ela parecia ser apenas uma pequena bola branca, que ela jogou no mar. Esta bola tornou-se um magnífico dragão branco. A menina, com medo e choque, desmaiou e nunca mais acordou. Outras variações desta história dizem que ela foi morta em uma grande tempestade, após o dragão branco subir para o céu. No entanto, sua reputação não foi apenas reparada, mas ela foi reverenciada por ser a mãe deste magnífico dragão. Pai Lung era o único rei dragão branco. A menina foi enterrada sob o pé...