Pular para o conteúdo principal

Ártemis.


Ártemis (Άρτεμις) é uma Deusa Grega também conhecida como Diana na cultura Romana, ela é filha de Zeus com Leto, sendo a irmã gêmea de Apolo, a Ártemis é a deusa da caça, vida selvagem, da magia e da Lua. O Templo de Ártemis na antiguidade era considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo, ele ficava na antiga cidade Éfeso (atual Turquia).

Como irmã gêmea de Apolo ela possuía as mesmas habilidades e como seu irmão o arco e flecha é sua arma favorita. Seus símbolos incluem o arco, a flecha de ouro, o cão de caça, o veado (em algumas versões é um urso) e a Lua. Desde criança Ártemis busca coisas para se tornar a melhor caçadora como o arco e flechas que obteve na ilha de Lípara, onde Hefesto e os Ciclopes o construíram.

Um dos mitos diz que Artêmis e Apolo antes de nascer de Leto, a própria Hera Rainha dos Deuses a tinha proibido ela de dar à luz a seus filhos em terra firme ou em uma ilha, Poseidon comovido pela história leva Leto para a ilha de Delos, uma ilha flutuante, pois ela não era uma ilha ou um continente. Quando finalmente ia dar à luz outra coisa aconteceu a Deusa dos partos a Ilícia foi proibida de sair do Monte Olimpo, mas Zeus consegui dar um jeito dela sair para fazer o parto, segundo alguns mitos Ártemis nasceu primeiro.

Quando criança Artêmis depois de brigar com Hera vai até Zeus senta no colo de seu pai e pediu para conceder-lhe seis desejos que foram: manter-se sempre virgem; ter muitos nomes para diferenciá-la de seu irmão Apolo; ser a Portadora da Luz; ter um arco e flecha; uma túnica na altura do joelho para que ela pudesse caçar e ter sessenta "filhas " sendo que todas devem ter nove anos e seriam conhecidas como "as caçadoras de Ártemis" e para ser uma de suas filhas, poderia ser uma Ninfa, uma Mortal ou Semideusa o que elas deveriam fazer era um voto de castidade eterno com a própria Ártemis assim elas ganhariam a imortalidade e a benção da Deusa. Embora ela não tenha cidades em seu nome ela governa as montanhas e tem a capacidade de ajudar as mulheres que estão tendo dores no parto.

Ártemis e Órion.

Ártemis era conhecida também coma a deusa da castidade, ela nunca teve um envolvimento amoroso, nem casou ou teve filhos, o mais próximo de um relacionamento que ela teve foi a amizade dela com Órion seu companheiro de caçada, mas essa amizade causava ciúmes em Apolo por ver que estava perdendo sua irmã.

Quando Apolo estava passeando pelo céu, ele viu Órion de costas só com a cabeça suspensa na água, sendo difícil reconhecê-lo e com ciúmes das amizades dos dois Apolo desafia a sua irmã Ártemis a acertar qualquer coisa na água com o seu arco e flecha. A inocente Ártemis ao atirar a fecha acerta a cabeça de Órion o matando, cheio de tristeza em seu coração Ártemis coloca Órion entre as constelações, sendo essa uma das origens da constelação de Órion.

Outras versões do mito quem mata Órion é um escorpião enviado por Gaia, em outras o próprio Órion tenta seduzir a Deusa e a violentar ao qual ela o mata em legitimar defesa. Outra versão diz que Apolo envia um escorpião para matar Órion, pois a sua irmã estava se apaixonando por ele, e Apolo queria proteger a virgindade dela.

Guerra de Troia.

Na Guerra de Troia Ártemis teve grande participação, pois ela sua mãe e irmão foram amplamente adorados pelos troianos, na jornada dos gregos para Troia, Ártemis calmou o vento e parou a viagem até o sacrifício de Ifigénia, Eneias que foi encontrado ferido por Apolo, que o levou para o céu onde ele, sua mãe e irmã o curam secretamente.

Culto.

Ártemis era representada em pinturas e estátuas em um ambiente de floresta, carregando um arco e flechas, e acompanhado por um veado, sendo adorada por toda a Grécia Antiga, seus cultos mais conhecidos eram: na ilha de Delos (sua cidade natal), em Ática no santuário Brauron e em Esparta.

Normalmente faziam sacrifícios de animais para a Deusa, por ela ser a deusa da caça, os antigos espartanos costumavam sacrificar animais a ela antes de iniciar uma nova campanha militar. Os atenienses enviavam meninas ao santuário de Ártemis para servir a Deusa por um ano.

Curiosidade.

O nome Diana inspirou a criação da Mulher Maravilha.

Imagem do Google 

Comentários

Top 5 da Semana

Ninguém nasce grande,

Gifs diversos 9.

Kobayashi e Tooru Miia Aqua Alguns membros do time do universo 7 Kanna Kamui Ryu Lucoa TK e Patamon

Ninja.

Um ninja ( 忍者 ) ou Shinobi ( 忍び ) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. Ninjas foram os criadores de uma arte marcial japonesa conhecida como ninjutsu. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate. As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras". Os ninjas antigos desenvolveram suas técnicas por necessidade, devido a grande opressão existente no lugar onde viviam, especialmente na China e no Japão. As atividades dos ninjas antigos datam do período Heian na China (794-1185) até a era Kamakura no Japão (1192-1333). Essa época foi o apogeu do ninjutsu antigo. Essa arte se baseava na mistura de truques mágicos e suas capacidades técn...

Behemoth.

Behemoth ou também Beemote (בהמות em hebraico) é uma criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, 40:15–24. Ela é descrita como uma criatura gigante, sendo semelhante a um hipopótamo, em algumas descrições ele pode ser semelhante a um leão monstruoso, um Saurópode (normalmente um Braquiossauro ) ou até um touro de três chifres, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedira para matar o Leviatã , ao qual nessa batalha os dois Titãs irão morrer. O Behemoth é um dos maiores monstros criados por Deus e um dos maiores a habitar a Terra, servindo para mostrar a força de Deus e também ser o o representante da terra e o guardião dela, tendo como objetivo derrotar o Leviatã . O Behemoth é um animal herbívoro, extremamente forte, possui o corpo couraçado e ossos duros como bronze, podendo ter o deserto como seu habitat e ele é o rival do Leviatã , o Behemoth é o monstro da terra e o Leviatã é o monstro dos mares por isso a rivalidade dos dois, também existe o monstro do ar o Ziz. Diz a l...

Protoceratops.

  O protocerátopo ( Protoceratops andrewsi , do latim "primeiro com chifre") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo . Ao contrário de membros posteriores da infra-ordem Ceratopsia , estes não tinham chifres na cabeça tão desenvolvidos. O Protoceratops viveu na Ásia e foi descoberto na Mongólia na década de 1920 . O Protoceratops caracterizava-se por uma pequena crista em forma de leque ao redor do pescoço, ou seja, uma estrutura óssea coberta de pele que além de fixar a forte musculatura maxilar, também servia de escudo. Seu corpo parecia um barril, a cabeça era grande e saiam-lhe elevações sobre os olhos e focinho. O Protoceratops andava sobre as quatro patas, porém, como as dianteiras eram mais curtas, acredita-se que também podia erguer-se nas patas traseiras. A fêmea cavava buracos na areia onde botava seus ovos cuidadosamente em círculo. Classificação científica Nome Científico : Protoc...