Pular para o conteúdo principal

Ártemis.


Ártemis (Άρτεμις) é uma Deusa Grega também conhecida como Diana na cultura Romana, ela é filha de Zeus com Leto, sendo a irmã gêmea de Apolo, a Ártemis é a deusa da caça, vida selvagem, da magia e da Lua. O Templo de Ártemis na antiguidade era considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo, ele ficava na antiga cidade Éfeso (atual Turquia).

Como irmã gêmea de Apolo ela possuía as mesmas habilidades e como seu irmão o arco e flecha é sua arma favorita. Seus símbolos incluem o arco, a flecha de ouro, o cão de caça, o veado (em algumas versões é um urso) e a Lua. Desde criança Ártemis busca coisas para se tornar a melhor caçadora como o arco e flechas que obteve na ilha de Lípara, onde Hefesto e os Ciclopes o construíram.

Um dos mitos diz que Artêmis e Apolo antes de nascer de Leto, a própria Hera Rainha dos Deuses a tinha proibido ela de dar à luz a seus filhos em terra firme ou em uma ilha, Poseidon comovido pela história leva Leto para a ilha de Delos, uma ilha flutuante, pois ela não era uma ilha ou um continente. Quando finalmente ia dar à luz outra coisa aconteceu a Deusa dos partos a Ilícia foi proibida de sair do Monte Olimpo, mas Zeus consegui dar um jeito dela sair para fazer o parto, segundo alguns mitos Ártemis nasceu primeiro.

Quando criança Artêmis depois de brigar com Hera vai até Zeus senta no colo de seu pai e pediu para conceder-lhe seis desejos que foram: manter-se sempre virgem; ter muitos nomes para diferenciá-la de seu irmão Apolo; ser a Portadora da Luz; ter um arco e flecha; uma túnica na altura do joelho para que ela pudesse caçar e ter sessenta "filhas " sendo que todas devem ter nove anos e seriam conhecidas como "as caçadoras de Ártemis" e para ser uma de suas filhas, poderia ser uma Ninfa, uma Mortal ou Semideusa o que elas deveriam fazer era um voto de castidade eterno com a própria Ártemis assim elas ganhariam a imortalidade e a benção da Deusa. Embora ela não tenha cidades em seu nome ela governa as montanhas e tem a capacidade de ajudar as mulheres que estão tendo dores no parto.

Ártemis e Órion.

Ártemis era conhecida também coma a deusa da castidade, ela nunca teve um envolvimento amoroso, nem casou ou teve filhos, o mais próximo de um relacionamento que ela teve foi a amizade dela com Órion seu companheiro de caçada, mas essa amizade causava ciúmes em Apolo por ver que estava perdendo sua irmã.

Quando Apolo estava passeando pelo céu, ele viu Órion de costas só com a cabeça suspensa na água, sendo difícil reconhecê-lo e com ciúmes das amizades dos dois Apolo desafia a sua irmã Ártemis a acertar qualquer coisa na água com o seu arco e flecha. A inocente Ártemis ao atirar a fecha acerta a cabeça de Órion o matando, cheio de tristeza em seu coração Ártemis coloca Órion entre as constelações, sendo essa uma das origens da constelação de Órion.

Outras versões do mito quem mata Órion é um escorpião enviado por Gaia, em outras o próprio Órion tenta seduzir a Deusa e a violentar ao qual ela o mata em legitimar defesa. Outra versão diz que Apolo envia um escorpião para matar Órion, pois a sua irmã estava se apaixonando por ele, e Apolo queria proteger a virgindade dela.

Guerra de Troia.

Na Guerra de Troia Ártemis teve grande participação, pois ela sua mãe e irmão foram amplamente adorados pelos troianos, na jornada dos gregos para Troia, Ártemis calmou o vento e parou a viagem até o sacrifício de Ifigénia, Eneias que foi encontrado ferido por Apolo, que o levou para o céu onde ele, sua mãe e irmã o curam secretamente.

Culto.

Ártemis era representada em pinturas e estátuas em um ambiente de floresta, carregando um arco e flechas, e acompanhado por um veado, sendo adorada por toda a Grécia Antiga, seus cultos mais conhecidos eram: na ilha de Delos (sua cidade natal), em Ática no santuário Brauron e em Esparta.

Normalmente faziam sacrifícios de animais para a Deusa, por ela ser a deusa da caça, os antigos espartanos costumavam sacrificar animais a ela antes de iniciar uma nova campanha militar. Os atenienses enviavam meninas ao santuário de Ártemis para servir a Deusa por um ano.

Curiosidade.

O nome Diana inspirou a criação da Mulher Maravilha.

Imagem do Google 

Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Ziz.

  Ziz ao qual pode também ser conhecido como Renainn ou também Seqwi é uma ave gigante, podendo ser semelhante aos Grifos , dizem que suas assas podem bloquear as luzes do Sol com suas envergaduras, sua cabeça pode atingir os céus enquanto os seus tornozelos tocam o chão. As batidas de suas asas são tão fortes que elas podiam mudar a direção dos ventos, possui uma voz musical e celeste. Ele é da mitologia Judaica e representa o Ar e faz uma trindade com Behemoth representante da Terra e Leviatã representante do Mar. Ziz não possui muitos relatos na Bíblia, sendo algumas menções a ele os trechos: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16); "Eu conheço todos os pássaros das montanhas e Zīz śāday é meu" Salmos 50:11; "O javali da floresta a devasta, e Zīz śāday וְזִיז שָׂדַי se alimenta dele " Salmos 80: 13-14 Curiosidades. Acredita-se que o Ziz teria sido um...

Pedra Vermelha da Aja.

  A Pedra Vermelha da Aja ou também como é conhecido Super Aja, é uma gema que possui uma forma perfeita, capaz de absorver a luz, sendo ela um amplificador perfeito para o Hamon , entretanto ao combiná-la com a Máscara de Pedra ela concede poderes inimagináveis aos Homens dos Pilares podendo dizer que a mais notável habilidade é a capacidade de andar na luz do Sol. Essa pedra há dois mil anos estava em posse do Império Romano, após o ataque dos Homens dos Pilares a Pedra Vermelha da Aja ficou em posse dos mestres de Hamon , sendo os mestres portadores dessa joia mais conhecidos o Mestre Tonpetti, o Mestre Straights e a Mestra Lisa Lisa, porém o líder dos Homens dos Pilares Kars consegue a joia e a combina com a Máscara dePedra para se tornar o ser perfeito. Imagem do Google.

Pedras Evolutivas.

  As Pedra Evolutivas são pedras que possuem um tipo de energia que faz determinados Pokémons evoluírem ao encostarem nelas, até o momento existem Dez tipos de Pedra Evolutiva, essas pedras não são muito queridas por alguns treinadores por forçar uma evolução ao seu Pokémon. As evoluções que se conseguem com ela são relacionadas com o tipo de pedra que usa em seu Pokémon, normalmente são usados em tipos específicos que precisam delas para evoluir devido a falta de energia no Pokémon para alcançar uma evolução e essas pedras possibilitam tão energia faltante. Os tipos de Pedra Evolutiva conhecidas são: Pedra do Fogo: Evolução para Pokémon do tipo Fogo. Pedra da Água: Evolução para Pokémon do tipo Água. Pedra do Trovão: Evolução para Pokémon do tipo Trovão. Pedra da Folha: Evolução para Pokémon do tipo Grama. Pedra do Gelo: Evolução para Pokémon do tipo Gelo. Pedra da Lua: Serve para evoluir alguns Pokémons como poder da luz da Lunar. Pedra do Sol: Serve para evoluir alguns Pokémo...

Behemoth.

Behemoth ou também Beemote (בהמות em hebraico) é uma criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, 40:15–24. Ela é descrita como uma criatura gigante, sendo semelhante a um hipopótamo, em algumas descrições ele pode ser semelhante a um leão monstruoso, um Saurópode (normalmente um Braquiossauro ) ou até um touro de três chifres, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedira para matar o Leviatã , ao qual nessa batalha os dois Titãs irão morrer. O Behemoth é um dos maiores monstros criados por Deus e um dos maiores a habitar a Terra, servindo para mostrar a força de Deus e também ser o o representante da terra e o guardião dela, tendo como objetivo derrotar o Leviatã . O Behemoth é um animal herbívoro, extremamente forte, possui o corpo couraçado e ossos duros como bronze, podendo ter o deserto como seu habitat e ele é o rival do Leviatã , o Behemoth é o monstro da terra e o Leviatã é o monstro dos mares por isso a rivalidade dos dois, também existe o monstro do ar o Ziz. Diz a l...