Pular para o conteúdo principal

Produto geneticamente modificado.


O que é um Organismo Geneticamente Modificado?

Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgênicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um OGM é um organismos cujo material genético foi manipulado e um transgênico é um organismo que possui um ou mais genes (uma porção de DNA que codifica uma ou mais proteínas) de outro organismo no seu material genético. Em síntese, um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgênico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser.

Produto alimentar geneticamente modificado.

O que é um produto alimentar geneticamente modificado?

Um tomate concebido para se manter fresco durante muito tempo é um exemplo de um alimento geneticamente modificado.
Os produtos alimentares geneticamente modificados são, por exemplo, tipos de plantas cujas características genéticas foram alteradas. Os cientistas ajustam as suas características introduzindo neles novo material genético, por exemplo, de uma bactéria capaz de resistir aos pesticidas.
Os animais também podem ser geneticamente modificados. Os cientistas estão a investigar a modificação genética de peixes, vacas e porcos, entre outros. Mas, atualmente, não existe no mercado carne geneticamente modificada.

Quais os alimentos que se podem criar por modificação genética?

Colza, milho doce, arroz e tomate são apenas alguns exemplos dos muitos produtos alimentares que foram já geneticamente modificados. Existem muitos cientistas por todo o mundo a trabalhar no desenvolvimento de culturas geneticamente modificadas.
Nem todas as plantas do milho, do arroz e do tomate são geneticamente modificadas sem que isso viole a lei. As culturas geneticamente modificadas podem encontrar-se em diversas partes do mundo.
A modificação genética é complexa e leva muitos anos. Ainda não é possível modificar tudo geneticamente.

Os países que produzem alimentos geneticamente modificados.

4 países produzem 99% das culturas geneticamente modificadas do mundo. São eles: 

EUA (68%) 
Argentina (22%) 
Canadá (6%) 
China (3%)

Os 3 alimentos geneticamente modificados que são mais comuns são o feijão de soja, a colza e o milho. 46 % do feijão de soja, 11% da colza e 7 % do milho existente são geneticamente modificados.

É seguro consumir alimentos geneticamente modificados?

Para ser aprovado, um alimento geneticamente modificado deverá ser sujeito à Avaliação de Risco Alimentar. Entre outros, são considerados os seguintes pontos:
Existe diferença entre os alimentos geneticamente modificados e os seus equivalentes não modificados?
As novas substâncias ou matérias dos alimentos geneticamente modificados podem afetar os consumidores? Os valores nutricionais estão alterados? Os alimentos poderão tornar-se tóxicos ou causar reações alérgicas?
Em alguns casos, são efetuada experiências de alimentação de cobaias animais com estes produtos.
Os americanos são os que consomem alimentos geneticamente modificados há mais tempo, ingerindo hoje em dia este tipo de alimentos diariamente. Estima-se que cerca de 65% dos produtos disponíveis nos supermercados americanos contenham ingredientes geneticamente modificados em maior ou menor percentagem.
Estudos realizados nos EUA mostram que os americanos encaram com tranquilidade a modificação genética.

É seguro cultivar alimentos geneticamente modificados?

É difícil avaliar o risco envolvido na modificação genética. Os cientistas não podem ter certezas quanto às consequências a longo prazo, uma vez que as culturas geneticamente modificadas existem há relativamente pouco tempo.
Para uma cultura geneticamente modificada ser aprovada para utilização agrícola, tem de ser efetuada uma avaliação de risco ambiental. Essa avaliação consiste de vários elementos.
Consequências ambientais, consequências para a agricultura e consequências relacionadas com a saúde.
Se as autoridades considerarem que existe risco para o ambiente ou para a saúde humana, a cultura geneticamente modificada não será aprovada.

Alimentos Transgênicos pontos positivos e negativos.

Pontos positivos.

- Aumento da produção de alimentos; 
- Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos;
 - Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

Pontos negativos.

- Aumento das reações alérgicas; 
- As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
 - Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto; 
- Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
Os críticos dos alimentos geneticamente alterados dizem que a ciência não tem controle total sobre o funcionamento dos genes. Para eles, as pesquisas devem ser aprofundadas antes que os novos produtos sejam liberados.
Além da aplicação da biotecnologia pela indústria alimentícia, plantas e animais vêm sendo alterados para outras finalidades, como a produção de tecidos. Uma das mais recentes novidades desse campo, lançada em 1999 nos EUA, é um algodão que nasce colorido, conforme o interesse do produtor. Outra linha de pesquisa avançada é a da modificação de organismos para a produção de medicamentos.

Curiosidades.

# O primeiro organismo geneticamente modificado ou transgênico criado foi a bactéria Escherichia coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980. 
# Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # A primeira vacina geneticamente modificada criada foi contra a hepatite B, em 1984.
 # As plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos, vírus e bactérias foram testadas em plantações pela primeira vez em 1985. 
# Em 1987, no Reino Unido, foram adicionados genes em plantas de batata para que estas produzissem mais proteínas e aumentassem o seu valor nutricional.
 # Em 1990 foi criada a primeira vaca transgênica. O leite produzido pelo animal possuía proteínas idênticas ao leite humano (materno) para crianças. 
# Em 1994 foi aprovado para a comercialização o primeiro produto destinado a alimentação proveniente da biotecnologia vegetal: o tomate transgênico. Esse tomate além de saboroso tem seu amadurecimento retardado, isto é, demora muito mais tempo para estragar mesmo fora da geladeira. 
# Foi aprovada em 1994 a primeira planta transgênica. Trata-se de uma soja designada com grande resistência a um herbicida (glifosato). 
# O arroz dourado, enriquecido com betacaroteno, foi desenvolvido na Alemanha em 2000.

Retirado do site: http://www.ogmespan.blogspot.com/

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont1.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont2.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont4.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont7.htm

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont6.htm

http://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html

http://diariodebiologia.com/2009/07/organismos-geneticamente-modifcados-curiosidades/

Comentários

Top 5 da Semana

Conde de Saint Germain.

  O Conde de Saint Germain (28/05/1696 – 27/02/1784) é uma das figuras mais enigmáticas da história, viveu no século XVIII, por muitos ele era considerado místico pelas coisas que podia fazer e até mesmo poderia ser um alquimista, ele era um homem de vários talentos isso é inegável. O Conde de Saint Germain nunca revelou sua real identidade, sendo esse um de seus muitos mistérios, mas existem várias especulações em relação a sua origem sendo elas: filho do príncipe da Transilvânia Francis II Rákóczi, outras seria filho ilegítimo de Maria Ana de Neuburgo, viúva de Carlos II da Espanha e segundo historiadores portugueses filho ilegítimo do rei D. João V de Portugal. A vida de Saint Germain. O que realmente se sabe sobre ele é que suas primeiras aparições registradas foram em Londres em 1743, Horace Walpole (aristocrata e romancista inglês, criador gênero romance gótico) que conheceu Saint Germain em 1745, o descreveu: "Ele canta, toca o violino maravilhosamente, compõe, mas é louco ...

Dragões chineses.

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império. É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas". A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente. Fenghuang O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes d...

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. ...

Machado Leviatã.

O Machado Leviatã é a principal arma de Kratos em God of War, ele ganhou o machado de sua esposa Faye (Laufey) antes dela vir a falecer. Os irmãos anões Huldra, Sindri e Brok ao forjarem o Mjölnir e verem a destruição que o Thor fazia com sua criação, decidiram criar uma arma para se opor a ela com isso houve a criação do Machado Leviatã que era inspirado em Jörmungandr a serpente do mundo e inimiga de Thor, para mostrar que essa arma foi feita para se rivalizar com o Mjölnir. Quem nomeou o machado de Leviatã foi o Brok. A lâmina possui várias runas talhadas que lhe conferem vários poderem sendo os principais a capacidade de recuperar a arma a qualquer distância igual ao Mjölnir e também as inscrições que dão o poder de gelo, pois a lâmina foi infundida com os gritos ecoantes de vinte trolls do gelo. Ao levar para Brok e Sindri uma Chama Congelada eles melhoram o machado aumentando o tamanho da lâmina e adicionando ouro ornamentado à lâmina e ao cabo. Imagens do Google   ...

Tio Patinhas.

Ficha técnica. Nome original: Scrooge McDuck; Outro(s) nome(s): Patinhas McPato Patinhas Mac Patinhas Patinhas McAnjo; Nascimento: 1867; Origem: Glasgow, Escócia; Sexo: Masculino; Ocupação: Empresário; Criado por: Carl Barks; Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947). Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens. Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompa...