Pular para o conteúdo principal

Djinn.

Djinns são criaturas mágicas com poderes para fazer o bem e o mal, sua origem remota a criação dos tempos!
Jinns ou Djinns (Dinns, gênio ou génio) são seres espirituais maléficos ou benéficos. Eles possuem o poder de presidir o destino das pessoas e das cidades as quais têm domínio. Eles foram criados por Deus num período que fica entre criação dos Anjos e a criação do homem.
No Alcorão (Livro sagrado dos Mulçumanos), exatamente na Surata 55, intitulada "AR RAHMAN" (O CLEMENTE) nos Versículos 14 e 15, o Arcanjo Gabriel relata que o homem foi criado do barro, ao passo que os Jinns (gênios) foram criados de uma chama de fogo. No versículo 50 da 18ª Surata, diz que Iblis (Lúcifer) era um dos Djinns, dando a entender que foi por isso que ele desobedeceu à ordem de Deus. Foram criados dois mil anos antes da criação de Adão e eram possuidores de elevada posição no paraíso, grosso modo igual ao dos anjos, embora na hierarquia celeste fossem provavelmente considerados inferiores àqueles. Depois que Deus fez Adão, todavia, sob a liderança do seu orgulhoso líder Iblis, os jinnis se recusaram a curvar-se perante a nova criatura. Pela sua má conduta, os jinnis foram expulsos do paraíso, tornando-se entes perversos e asquerosos. Iblis, que foi atirado com eles na Terra, tornou-se o equivalente do Satanás cristão.
Na mitologia árabe, um Djinns é um espírito capaz de assumir a forma de um homem ou de certos animais e exercer influências sobrenaturais sobre pessoas, para o mal ou para o bem.
A palavra árabe Djinns deriva do verbo "Djanna" que significa "ser coberto ou escondido", e com o verbo na voz ativa, significa: "cobrir ou esconder". Algumas pessoas dizem que Djinns, portanto, significa as qualidades ou capacidades ocultas do homem. Segundo a crença islâmica os gênios vivem na Terra em um mundo paralelo ao da humanidade do qual podem ir e voltar à vontade sendo invisíveis aos olhos humanos sempre que desejam. Apesar de seus poderes sobre-humanos os gênios das histórias populares podiam ser presos em anéis, lâmpadas ou garrafas especiais, por um feiticeiro habilidoso. Neste caso feiticeiro poderia obrigar o gênio a realizar tarefas sobrenaturais ao seu comando mantendo sempre acessa a esperança de um dia o libertar.
Sua definição varia muito de cultura para cultura, em suma os Djinns pertencem à mesma categoria dos Anjos, a chamada categoria dos Gênios, conhecida pelos esotéricos como "categoria dos elementais". Os Anjos são gênios assim como os Djinns. Os Anjos (Gênios) são seres celestiais que praticam o bem. Os Djinns (Gênios-contrários) são seres espirituais que praticam tanto o bem quanto o mal. Anjos Caídos ou Demônios, assim são chamados todos os anjos que deixaram o plano celestial e se tornaram seguidores de Lúcifer.
Através de rituais é possível invocá-los, mas atenção; os Djinns não são sempre aqueles seres bonzinhos do tipo, 'Gênio do Aladim'. Eles podem ser perversos e traiçoeiros, a ponto de matar aqueles que o invocaram ao invés de realizar seus desejos.

Tipos de jinns.

Ghul: espíritos traiçoeiros que mudam de forma; 

Ifrit: espíritos diabólicos; 

Si'la: espíritos traiçoeiros de forma invariável.

Suas características.

Existem basicamente 4 categorias de Djinns, elas estão divididas de acordo com os elementos: fogo, água, ar e terra.

O Djinns do AR e marcada pela sensação de cansaço, falta de ânimo para fazer as coisas. Eles podem ser presos em garrafas especiais, como nas lendas. 

O Djinns da ÁGUA tem o poder de influenciar negativamente a pessoa no aspecto emocional, levando-as a depressão e a choros compulsivos. Em casos de suicídio a pessoa deprimida escolhe morrer afogada. 

O Djinns da TERRA; as pessoas que sofrem com as influencias deste espírito não conseguem ficar dentro de casa, sentem um forte desejo de ir para o campo, suas roupas a incomodam, só ficando a vontade quando estão despidas. 

O Djinns do FOGO é responsável pelo sentimento de ódio, inveja. Ele é mais ativo, geralmente não mata seu possuído, porém pode usá-lo para matar outro ser humano.

Jinns na cultura ocidental.

Os jinns deram o ar de sua graça em produções ocidentais para cinema e TV e que não tinham necessariamente o mundo árabe como tema, como no caso dos vários filmes e desenhos como "Aladim" e Shazzan.
Na literatura populares do oriente médio do período pré-islâmico como no clássico Alf Lailah Oua Lailah, conhecido no ocidente como As Mil e Uma Noites.
O melhor exemplo desta "diluição de conteúdo" ocorreu com o seriado "I Dream of Jeannie" ("Jeannie é um Gênio"), onde a protagonista Jeannie, interpretada pela voluptuosa Barbara Eden, é uma jinns que vive dentro de uma garrafa sob os cuidados de um escrupuloso oficial da USAF.
Em pelo menos dois episódios da série Supernatural, os irmãos Winchester enfrentam jinns: 2x20 e 6x01.

Retirado do site: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4260/djinn/

http://www.mortesubita.org/monstruario/bestiario/genios

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnio

Comentários

Top 5 da Semana

Conde de Saint Germain.

  O Conde de Saint Germain (28/05/1696 – 27/02/1784) é uma das figuras mais enigmáticas da história, viveu no século XVIII, por muitos ele era considerado místico pelas coisas que podia fazer e até mesmo poderia ser um alquimista, ele era um homem de vários talentos isso é inegável. O Conde de Saint Germain nunca revelou sua real identidade, sendo esse um de seus muitos mistérios, mas existem várias especulações em relação a sua origem sendo elas: filho do príncipe da Transilvânia Francis II Rákóczi, outras seria filho ilegítimo de Maria Ana de Neuburgo, viúva de Carlos II da Espanha e segundo historiadores portugueses filho ilegítimo do rei D. João V de Portugal. A vida de Saint Germain. O que realmente se sabe sobre ele é que suas primeiras aparições registradas foram em Londres em 1743, Horace Walpole (aristocrata e romancista inglês, criador gênero romance gótico) que conheceu Saint Germain em 1745, o descreveu: "Ele canta, toca o violino maravilhosamente, compõe, mas é louco ...

Dragões chineses.

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói, mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império. É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas". A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente. Fenghuang O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes d...

O que é o Corredor Infinito de Castlevania?

Tanto nas versões dos jogos como na animação o Corredor Infinito tem a mesma característica, faz parte de um plano alternativo. O Corredor Infinito apareceu no jogo Castlevania: Curse of Darkness, e ele só podia ser aberto com o sangue de um Belmont, e ele é cheio de plataformas flutuantes e o chefe dessa área é o Dullahan . Já na animação o Corredor Infinito ganhou um destaque maior, servindo como corredor para diversas realidades, através do espaço tempo. Podendo ir para o céu ou inferno ou até mesmo para outros mundos distantes como outros jogos da Konami, histórias em quadrinhos e até filmes. Segundo Saint Germain "O Corredor Infinito é uma rota para muitos outros mundos, e certamente é possível que um deles seja o Inferno. No entanto, na experiência daqueles de minha especialidade, é na verdade um sistema de portas para outras terras, separadas de nossos próprios por espaço e tempo. Portais para o Corredor são poucos e distantes entre si, e eles entram e saem da existência. ...

Machado Leviatã.

O Machado Leviatã é a principal arma de Kratos em God of War, ele ganhou o machado de sua esposa Faye (Laufey) antes dela vir a falecer. Os irmãos anões Huldra, Sindri e Brok ao forjarem o Mjölnir e verem a destruição que o Thor fazia com sua criação, decidiram criar uma arma para se opor a ela com isso houve a criação do Machado Leviatã que era inspirado em Jörmungandr a serpente do mundo e inimiga de Thor, para mostrar que essa arma foi feita para se rivalizar com o Mjölnir. Quem nomeou o machado de Leviatã foi o Brok. A lâmina possui várias runas talhadas que lhe conferem vários poderem sendo os principais a capacidade de recuperar a arma a qualquer distância igual ao Mjölnir e também as inscrições que dão o poder de gelo, pois a lâmina foi infundida com os gritos ecoantes de vinte trolls do gelo. Ao levar para Brok e Sindri uma Chama Congelada eles melhoram o machado aumentando o tamanho da lâmina e adicionando ouro ornamentado à lâmina e ao cabo. Imagens do Google   ...

Tio Patinhas.

Ficha técnica. Nome original: Scrooge McDuck; Outro(s) nome(s): Patinhas McPato Patinhas Mac Patinhas Patinhas McAnjo; Nascimento: 1867; Origem: Glasgow, Escócia; Sexo: Masculino; Ocupação: Empresário; Criado por: Carl Barks; Primeira aparição: Natal nas Montanhas (Dezembro de 1947). Scrooge McDuck, comumente chamado de Tio Patinhas por seu sobrinho Pato Donald (Uncle Scrooge), é um personagem americano de ficção criado pelo cartunista Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947. É considerado um típico exemplo de Self-Made Man. O nome original de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do Conto de Natal de Charles Dickens. Ao longo das décadas, Patinhas foi promovido de coadjuvante nas histórias do universo de Patópolis a protagonista de suas próprias aventuras, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. A série de animação de 1987 DuckTales acompa...