Pular para o conteúdo principal

Espectro das ondas eletromagnéticas.



É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas eletromagnéticas.
A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell. E a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz, em 1887.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de frequências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama. O conhecimento sobre as ondas eletromagnéticas tem evoluído desde a época de Maxwell. Atualmente, sabemos que as mesmas são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético, os quais se propagam perpendicularmente um em relação ao outro.

PRINCIPAIS RADIAÇÕES.

Ondas de Rádio.

"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde frequências muito pequenas, até 1012 Hz , acima da qual estão os raios infravermelhos.

Ondas de TV.

As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz). É costume classificar as ondas de TV em bandas de frequência.

Micro-ondas.

Micro-ondas correspondem à faixa de mais alta frequência produzida por osciladores eletrônicos. Frequências mais altas que as micro-ondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas.

 Luz visível.

Note que nosso olho só tem condições de perceber frequências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visível.

Raios X.

Os raios X têm frequência alta e possuem muita energia. São capazes de atravessar muitas substâncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo.

Raios Gama.

As ondas eletromagnéticas com frequência acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g ). Raios g de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.

Região do espectro                         Intervalo de frequências (Hz)

Radio-micro-ondas                          0-3.0·1012

Infravermelho                                  3.0·1012-4.6·1014

Luz visível                                       4.6·1014-7.5·1014

Ultravioleta                                     7.5·1014-6.0·1016

Raios X                                        6.0·1016-1.0·1020

Radiação gama                              1.0·1020-….




James Clerk Maxwell

LEIS DE MAXWELL.

Maxwell estabeleceu algumas leis básicas de eletromagnetismo.
Na realidade, Maxwell reuniu os conhecimentos existentes e descobriu as correlações que havia em alguns fenômenos, dando origem à teoria de que eletricidade, magnetismo e óptica são de fato manifestações diferentes do mesmo fenômeno físico.
Embora Maxwell tenha estabelecido quatro equações para descrever os fenômenos eletromagnéticos analisados, podemos ter uma noção de sua teoria baseados em duas conclusões: 
  • Um campo elétrico variável no tempo produz um campo magnético. 
  • Um campo magnético variável no tempo produz um campo elétrico.
Maxwell mostrou que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética, no vácuo, é dada pela expressão:

 



Onde E0 é a permissividade elétrica do vácuo e U0 é a permeabilidade magnética do vácuo.
 Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: 


  • São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis.
  •   O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético. 
  • São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação). 
  • Propagam-se no vácuo com a velocidade "c". 
  • Pode propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.

Retirados do site:

http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html

http://www.brasilescola.com/fisica/espectro-eletromagnetico.htm

http://www.fisica.ufs.br/egsantana/cuantica/negro/espectro/espectro.htm


Comentários

Top 5 da Semana

Cachorrossauros.

Wolverine.

A primeira aparição de Wolverine foi na revista The Incredible Hulk #180, em Outubro de 1974, em história escrita por Len Wein e desenhada por Herb Trimpe. A partir daí, o personagem fez aparições em várias publicações da Marvel Comics, até fazer sua maior participação em The Incredible Hulk #181, em Novembro de 1974 novamente em história de Wein e Trimpe. John Romita desenhou o personagem em uniforme amarelo e azul e foi apresentado apenas como sendo um agente super-humano do governo canadense. Nessas aparições, suas garras não eram mostradas retráteis, embora Len Wein já tenha dito que elas sempre foram desenhadas com essa ideia.                                                            ...

Ninja.

Um ninja ( 忍者 ) ou Shinobi ( 忍び ) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. Ninjas foram os criadores de uma arte marcial japonesa conhecida como ninjutsu. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate. As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras". Os ninjas antigos desenvolveram suas técnicas por necessidade, devido a grande opressão existente no lugar onde viviam, especialmente na China e no Japão. As atividades dos ninjas antigos datam do período Heian na China (794-1185) até a era Kamakura no Japão (1192-1333). Essa época foi o apogeu do ninjutsu antigo. Essa arte se baseava na mistura de truques mágicos e suas capacidades técn...

Força de Aceleração.

  A Força de Aceleração foi nos apresentados em diversas histórias em quadrinhos, series e filmes da DC Comics, sempre que acontece um reboot o conceito da Força de Aceleração altera alguma coisa, mas nunca muda o conceito dela, que não é só dar a Super Velocidade para o Flash, mas sim o conceito de viagem no tempo, pois sempre vai ter um flash viajando no tempo para “arrumar” algum evento. Sobre A Força de Aceleração. A Força de Aceleração é um campo de energia que representa a realidade em movimento, sendo equivalente ao próprio tempo, mostrando que ela tem relação direta com o fluxo temporal. Essa força existe desde o início dos tempos pertencendo como parte Elemental do Multiverso, ela é composta por partículas de táquions misturadas com matéria escura. A própria Força de Aceleração demostra possuir consciência e inteligência, de maneira que ela possa se comunicar com os velocistas que usam do seu poder. Como a Força de Aceleração viaja entre passado, presente e futuro ela acum...

Gifs diversos 9.

Kobayashi e Tooru Miia Aqua Alguns membros do time do universo 7 Kanna Kamui Ryu Lucoa TK e Patamon