Pular para o conteúdo principal

Espectro das ondas eletromagnéticas.



É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas eletromagnéticas.
A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell. E a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz, em 1887.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de frequências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama. O conhecimento sobre as ondas eletromagnéticas tem evoluído desde a época de Maxwell. Atualmente, sabemos que as mesmas são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético, os quais se propagam perpendicularmente um em relação ao outro.

PRINCIPAIS RADIAÇÕES.

Ondas de Rádio.

"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde frequências muito pequenas, até 1012 Hz , acima da qual estão os raios infravermelhos.

Ondas de TV.

As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz). É costume classificar as ondas de TV em bandas de frequência.

Micro-ondas.

Micro-ondas correspondem à faixa de mais alta frequência produzida por osciladores eletrônicos. Frequências mais altas que as micro-ondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas.

 Luz visível.

Note que nosso olho só tem condições de perceber frequências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visível.

Raios X.

Os raios X têm frequência alta e possuem muita energia. São capazes de atravessar muitas substâncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo.

Raios Gama.

As ondas eletromagnéticas com frequência acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g ). Raios g de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.

Região do espectro                         Intervalo de frequências (Hz)

Radio-micro-ondas                          0-3.0·1012

Infravermelho                                  3.0·1012-4.6·1014

Luz visível                                       4.6·1014-7.5·1014

Ultravioleta                                     7.5·1014-6.0·1016

Raios X                                        6.0·1016-1.0·1020

Radiação gama                              1.0·1020-….




James Clerk Maxwell

LEIS DE MAXWELL.

Maxwell estabeleceu algumas leis básicas de eletromagnetismo.
Na realidade, Maxwell reuniu os conhecimentos existentes e descobriu as correlações que havia em alguns fenômenos, dando origem à teoria de que eletricidade, magnetismo e óptica são de fato manifestações diferentes do mesmo fenômeno físico.
Embora Maxwell tenha estabelecido quatro equações para descrever os fenômenos eletromagnéticos analisados, podemos ter uma noção de sua teoria baseados em duas conclusões: 
  • Um campo elétrico variável no tempo produz um campo magnético. 
  • Um campo magnético variável no tempo produz um campo elétrico.
Maxwell mostrou que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética, no vácuo, é dada pela expressão:

 



Onde E0 é a permissividade elétrica do vácuo e U0 é a permeabilidade magnética do vácuo.
 Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: 


  • São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis.
  •   O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético. 
  • São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação). 
  • Propagam-se no vácuo com a velocidade "c". 
  • Pode propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.

Retirados do site:

http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html

http://www.brasilescola.com/fisica/espectro-eletromagnetico.htm

http://www.fisica.ufs.br/egsantana/cuantica/negro/espectro/espectro.htm


Comentários

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

O Dragão Luminoso de Olhos Azuis.

(ATK - 3000 , DEF - 2500 ) Atributo: Luz   Tipo: Dragão/efeito     Nível: 10     Número: 53347303     Tipo de efeito de uma carta (s): Convocar/Contínuo/Rápido     Descrição da carta: Está Carta Não Pode Ser Normal Summoned ou invocada virada parágrafo Baixo. Essa Carta Ser Pode Não Special Summoned exceto Por se oferecer um "Blue-Eyes Ultimate Dragon" de Seu lado do campo Como Tributo. Aumente o ATK Dessa Carta em 300 Pontos por cada monstro Tipo Dragon no seu cemitério . Você Pode negar o Efeito de Cartas Magic, Trap e de Monstros Carta essa que você designe.     Falando um pouco da carta: É a versão luminosa do Dragão, que só pode ser invocada sacrificando um dragão supremo de olhos azuis e que possui o ataque "Super Nova", que destrói tudo no duelo, este ataque necessita de tanto poder, que o dragão é destruído junto aos outros monstros.Só que para poder ser posto na batalha deve-se oferecer o dragão branco supremo.E ele ta...

Sparda.

  Sparda ( スパーダ Supāda?)    Sparda, quando pronunciada em japonês ( スパーダ Supāda?), Soa como "Espada" (Espanhol / Português: Espada), ou "Spada", que também significa espada em italiano. É um demônio poderoso que é conhecido como o "Lendário Cavaleiro das Trevas" ( 伝説 の 魔 剣士 Densetsu no Makenshi?). Dois mil anos atrás, ele "acordou para a justiça" e sozinho derrotou Mundus e suas legiões. Ao selar o submundo, sentindo seu poder tinha crescido muito forte, ele intencionalmente selou a si mesmo e seu próprio poder demoníaco dentro também.   Mais tarde, ele escapou de sua prisão e em silêncio reinou no mundo humano e continuou a preservar a harmonia. Antes de sua morte, ele ressurgiu nos dias de hoje e se casou com Eva, que deu à luz a seus filhos gêmeos, Dante e Vergil. Em seu disfarce humano, Sparda era um homem alto, bonito, com olhos azuis, um rosto jovem e penteado para trás com os cabelos brancos. Ele é mostrado usado um...

Dragões.

Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano, muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como era inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de ser presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras. Origem dos mitos. Os Dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações cul...

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...