Pular para o conteúdo principal

Hércules.


Hércules (em latim: Hercules) era o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles.
Hércules foi um grande herói da Mitologia Grega. Filho de Zeus e da mortal Alcmena, que era esposa de Anfitrião.
Segundo o mito, aproveitando o fato de Anfitrião estar ausente, em batalha, Zeus se caracterizou como ele, e se fez passar pelo mesmo. Ao retornar da batalha, Anfitrião descobriu a traição, e, irado construiu uma grande fogueira para queimar Alcmena viva. Zeus então mandou nuvens de chuva para apagar o fogo, o que acabou fazendo com que Anfitrião aceitasse a situação. Hércules, portanto, nasceu do encontro de Zeus e Alcmena.
Hera, esposa de Zeus, enciumada com o nascimento de Hércules, pois desejava elevar o primo Euristeu ao trono da Grécia, enviou duas serpentes para matá-lo no berço, mas o herói, com sua força prodigiosa, destruiu-as.
Casado com Mégara, uma das princesas reais, Hércules matou-a, e aos três filhos, num acesso de fúria provocado por Hera.
Para expiar o crime, ofereceu seus serviços a Euristeu, que o incumbiu das tarefas extremamente arriscadas conhecidas como os 12 Trabalhos de Hércules:

São eles:

estrangulou um leão, de pele invulnerável, que aterrorizava o vale de Neméia;

matou a hidra de Lerna, monstro de muitas cabeças;

capturou viva a corça de Cerinéia, de chifres de ouro e pés de bronze;

capturou vivo o javali de Erimanto;

limpou os estábulos de três mil bois do rei Augias, da Élida, não cuidados durante trinta anos;

matou com flechas envenenadas as aves antropófagas dos pântanos da Estinfália;

capturou vivo o touro de Creta, que lançava chamas pelas narinas;

capturou as éguas antropófagas de Diomedes;

levou para Edmeta, filha de Euristeu, o cinturão de Hipólita, rainha das guerreiras amazonas;

10º levou para o rei de Micenas o imenso rebanho de bois vermelhos de Gerião;

11º recuperou as três maçãs de ouro do jardim das Hespérides, por intermédio de Atlas, que sustentava o céu sobre os ombros e executou por ele esse trabalho, enquanto Hércules o substituía;

12º apoderou-se do cão Cérbero, guardião das portas do inferno, de três cabeças, cauda de dragão e pescoço de serpente.

Enquanto os seis primeiros trabalhos se passam no Peloponeso, os últimos levaram Hércules a vários lugares na orla do mundo grego e além.
Durante os trabalhos, Hércules foi perseguido pelo ódio da deusa Hera, que tinha ciúmes dos filhos de Zeus com outras mulheres.
A deusa Atena, por outro lado, era uma defensora entusiasta de Hércules; ele também desfrutou da companhia e ajuda ocasional de seu sobrinho, Iolau.
Hércules realizou outros atos de bravura e participou da viagem dos argonautas em busca do velocino de ouro.
Ao realizar as doze tarefas, além de se redimir pela morte de sua esposa e de seus filhos, Hércules conquistou a imortalidade.
Casou-se com Dejanira, que sem querer lhe causou a morte. Na condição de imortal, Hércules foi transportado ao Olimpo, onde se reconciliou com Hera e casou-se com Hebe, deusa da juventude.

Personagem.

Nas obras de arte romanas e na arte renascentistas e pós-renascentistas que adaptou a iconografia romana, Hércules pode ser identificado por seus atributos, como a pele de leão e a clava: nos mosaicos era mostrado com a pele bronzeada, quase negra, um aspecto considerado viril. Apesar de ser um campeão e um grande guerreiro, Hércules também se utilizava de trapaças e de truques sujos a seu favor. No entanto, tornou-se renomado por ter "deixado o mundo seguro para a humanidade" ao destruir diversos monstros perigosos. Seu auto sacrifício lhe obteve a ascensão aos reinos do Monte Olimpo, onde recebeu as boas-vindas dos deuses.

Associações com os germânicos.

O historiador romano Tácito registra uma afinidade especial dos povos germânicos por Hércules. No terceiro capítulo de sua obra Germania, escrita em 98 d.C., ele afirma:
"Entre eles existira a memória de Hércules, celebrado, como o primeiro dos heróis, ao marcharem para as pugnas. Têm eles também da mesma forma cânticos, cujos versos, a que chamam 'barito', acendem os ânimos e, de acordo com a nota cantada, auguram a fortuna da luta vindoura; tremem ou se agitam, segundo o que cantam as tropas."
Maças de Hércules do período romano aparecem a partir do século II, espalhando-se por todo o império, incluindo a Britânia romana, a maioria feitos de ouro. Um exemplar descoberto em
Köln-Nippes apresenta a inscrição "DEO HER[culi]" ("Ao Deus Hércules"), confirmando a associação com Hércules.

Arte.

As imagens romanas de Hércules baseavam-se nas imagens gregas helenísticas, e são muito diferentes das imagens do deus que aparecem nas pinturas em vasos da Ática. Pelo menos um dos aspectos do Héracles grego não foi adotado pela cultura romana: a sua relação ambígua com a sua patrona/antagonista, Hera.

Cultura popular.

Desde o Renascimento, poucas vezes fez-se a distinção entre Hércules e Héracles; a figura romana acabou assumindo o lugar da grega. Interpretações posteriores da lenda de Hércules o retrataram como um líder sábio e um bom amigo. Sua lenda perdurou, embora frequentemente utilizada para se adequar à moda política do período. O personagem também teve uma influência inegável em diversos personagens da cultura pop moderna, além de ter sido adaptado diversas vezes para televisão, filmes e quadrinhos.

Numismática.

Hércules foi o motivo de diversas moedas e medalhas comemorativas, a mais recente delas sendo a célebre moeda austríaca de prata 'Barroca', de 20 euros, lançada em 11 de setembro de 2002; um dos seus lados mostra a Grande Escadaria do palácio do príncipe Eugênio de Savoia, em Viena (atual sede do Ministério das Finanças da Áustria), com diversos deuses e semideuses em seus degraus, entre eles Hércules.


Comentários

Top 5 da Semana

Algumas músicas Aerosmith.

Donzela com Azul nos Olhos.

( ATK , 0 - DEF 0); Atributo: Luz;   Tipo: Mago; Nível: 1; Número: 88241506; Tipo de efeito de uma carta (s): Regulador e Efeito. Descrição da carta: Quando esta carta for alvo de um ataque: você pode negar o ataque e, se isso acontecer, mude a posição de batalha desta carta e, depois, você pode Invocar por Invocação Especial 1 "Dragão Branco de Olhos Azuis" da sua mão, Deck ou Cemitério. Durante o turno de qualquer duelista, quando uma carta ou efeito que escolha esta carta com a face para cima como alvo (exceto durante a Etapa de Dano): você pode Invocar por Invocação-Especial 1 "Dragão Branco de Olhos Azuis" da sua mão, Deck ou Cemitério. Você só pode usar 1 efeito de " Donzela com Azul nos Olhos " por turno e apenas uma vez no turno em questão.  Falando um pouco da carta: Representa a Kisara, que na série Yu-gi-oh era a portadora do dragão branco de olhos azuis, no arco das memorias do Pharaoh (Mundo Memorial). Carta. Retir...

João e Maria: Caçadores de Bruxas.

Titulo Original: Hansel and Gretel: Witch Hunters; Elenco: Jeremy Renner, Gemma Arterton, Peter Stormare, Famke Janssen, Zoe Bell, Monique Ganderton, Derek Mears, Thomas Mann, Christian Rubeck; Direção: Tommy Wirkola; Gênero: Ação/Suspense; Duração: 88 min.; Distribuidora: Paramount Pictures; Orçamento: US$ 60 milhões; Estreia: 25 de Janeiro de 2013; Sinopse: Depois de pegarem um gostinho por sangue quando crianças, João (Jeremy Renner) e Maria (Gemma Arterton) se tornaram vigilantes extremos, determinados a defender seu povo. Agora, sem que eles saibam, João e Maria passaram a ser a caça e têm que enfrentar um mal muito maior do que as bruxas seu passado. Curiosidades: » Após a versão moderna de ‘Alice no País das Maravilhas’, de Tim Burton, e três projetos sobre ‘O Mágico de Oz‘ e ‘A Branca de Neve‘, mais um clássico conto ganha sua reencarnação nas telonas: ‘João e Maria‘. Trailer: Retirado do site: http://cinepop.com.br/joao-e-maria-cacadores-de-brux...

Ninja.

Um ninja ( 忍者 ) ou Shinobi ( 忍び ) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. Ninjas foram os criadores de uma arte marcial japonesa conhecida como ninjutsu. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate. As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras". Os ninjas antigos desenvolveram suas técnicas por necessidade, devido a grande opressão existente no lugar onde viviam, especialmente na China e no Japão. As atividades dos ninjas antigos datam do período Heian na China (794-1185) até a era Kamakura no Japão (1192-1333). Essa época foi o apogeu do ninjutsu antigo. Essa arte se baseava na mistura de truques mágicos e suas capacidades técn...

Toy Story 3.

Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, John Ratzenberger, Wallace Shawn, Ned Beatty, Don Rickles. Direção: Lee Unkrich Gênero: Animação/Aventura Duração: 102 min. Distribuidora: Buena Vista Estréia: 18 de Junho de 2010 Sinopse: Toy Story 3 traz Woody (dublado por Tom Hanks), Buzz (dublado por Tim Allen) e toda a turma de volta às telonas quando Andy se prepara para ir para a faculdade e seus leais brinquedos vão parar numa… creche! Mas esses bravos baixinhos com seus dedinhos pegajosos não estão para brincadeira, então, serão todos por um e um por todos, enquanto implementam seu plano da grande fuga. Embarcam com eles nesta aventura, muitos rostos novos — alguns de plástico, outros de pelúcia, incluindo o famoso solteiro e festeiro acompanhante da Barbie, Ken (dublado por Michael Keaton); o ator e ouriço de jardineira, Espeto (dublado por Timothy Dalton); e um ursinho de pelúcia rosa com cheiro de morango, chamado Lotso Ursinho Fofo (dublado por Ned Beatty). ...