Sem ética no ambiente de trabalho, os processos internos de uma empresa e negócios externos poderiam chegar a uma parada brusca. O mundo dos negócios depende de princípios éticos gerais no local de trabalho para evitar a fraude, desonestidade e manipulação para clientes. Se uma empresa é visto como antiético, investidores e clientes podem estar relutantes em comprar produtos ou afundar dinheiro em operações.
Há sempre desculpas para explicar porque as pessoas fazem o contrário do que gostariam de ter feito, mostrando que as barreiras organizacionais são uma realidade.
Além de estereótipos de que a pessoa precisa ser “corajosa, assertiva, extrovertida, ou agressiva”, foi constatado que essas pessoas tiraram a força para fazer o certo a partir de seus próprios valores e enfrentaram a situação com naturalidade.
Definição.
Um conflito ético ocorre quando você ou um colega toma uma decisão que poderia ser visto como ilegal ou inapropriado para um terceiro. Resultado conflitos éticos dos menores mentiras para decisões que podem afetar os funcionários dentro da empresa, os investidores ou clientes.
Tipos de conflitos no trabalho.
A fraude ocorre quando uma empresa sabidamente apresenta informações incorretas aos empregados ou ao público.
Um conflito de sigilo ético ocorre quando a informação é visto ou acessado por um partido que não devem ser informados a essas informações.
Conflitos financeiros normalmente envolvem roubo, ou em quantidades pequenas ou grandes.
Conflitos éticos que se desenvolvem a partir de desonestidade geralmente ocorrem porque uma empresa não fornece um quadro completo de informações para clientes ou funcionários.
Resolução.
Resolução de conflitos éticos pode ser tão simples como uma discussão com o partido se engajar em comportamento antiético, ou, em circunstâncias extremas, a intervenção legal.
Prevenção.
Conflitos éticos podem ser evitados no ambiente de trabalho através de uma abordagem de dois lados.
Primeiro, sua empresa deve educar os funcionários sobre o que é considerado um conflito ético.
Segundo, os líderes da empresa devem ser um exemplo para empregados de nível inferior.
Retirado do site: http://finslab.com/recursos-humanos/artigo-1146.html
http://irume.net/?p=91
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