Pular para o conteúdo principal

Shisa.




Shisa é um leão dragão de origem chinesa, usado como um amuleto ou carranca, na província deOkinawa, ao extremo sul do Japão. As pessoas colocar pares de shisa em seus telhados ou de acompanhamento dos portões de suas casas. Acredita-se que Shisa proteja a casa dos acidentes naturais. O cão shisa ou leão é um artefato cultural de Okinawa. Eles podem ser classificados como gárgula.
São tradicionalmente usados para afastar os maus espíritos. Geralmente colocavam-se dois nos telhados das casas para protegê-las, um de boca aberta (fêmea) e outro de boca fechada (macho). A cultura de colocar Shisa sobre os telhados deu origem pelo fato de haver muitos casos de tufões.
Acredita-se que eles protegem de alguns males. A boca aberta espanta os maus espíritos, e a boca fechada mantém o bom humor em casa.
A partir do período Edo, eles passaram a ser chamados de "cães de guarda", em geral, no Japão continental. Alguns habitantes de Okinawa acreditam que a fêmea tem a boca fechada para manter o mal fora de casa, enquanto a macho tem a boca aberta para compartilhar bondade. Outros acreditam que a fêmea tem a boca fechada "manter a bondade", enquanto o macho tem a boca aberta para "afugentar o mau". Como o komainu, o shisa é uma variação dos leões guardiões ("cães Fu") a partir de China. O shisa, ou cão leão, é um artefato cultural em Okinawa. Em magia tipologia, eles também podem ser classificados como gárgula. Eles são tradicionalmente usados para afastar os maus espíritos.

A lenda do Shisa.



Quando um emissário chinês de voltar de uma viagem para o tribunal em Castelo de Shuri, ele
trouxe um presente para o rei, um colar decorado com uma estatueta de um shisa. O rei usava por baixo de suas roupas. No Naha Porto Bay, a vila de Madanbashi foi muitas vezes aterrorizada por um dragão do mar que comeram os aldeões e destruíram suas propriedades.
Um dia, o rei foi visitar a aldeia, e um desses ataques aconteceu, todo o povo correu e se escondeu.
O local, noro tinha sido dito em um sonho para instruir o rei quando ele visitou a ficar na praia e levanta a sua estatueta para o dragão, ela mandou o menino, Chiga, para dizer-lhe a mensagem.
Ele enfrentou o monstro com a estatueta erguida, e imediatamente um rugido gigante soou por toda a aldeia, um rugido tão profundo e poderoso que até mesmo balançou o dragão. Uma pedra enorme em seguida, caiu do céu e esmagou a cauda do dragão. Ele não podia mover-se, e foi morto.
Esta pedra e o corpo do dragão ficaram coberto com plantas e rodeado por árvores, e ainda pode ser visto hoje. As pessoas da cidade construiu um grande shisa de pedra para protegê-lo de espírito e outras ameaças.


Grande estátua de Shisa de Tomimori.




Na Vila de Tomimori perto de Kochinda cidade no extremo sul de Okinawa, havia muitas vezes muitos incêndios. As pessoas da área buscaram Saiouzui, um mestre de Feng Shui, para perguntar lhe por que havia tantos incêndios. Ele acreditava que eles eram por causa do poder do Mt. Nas proximidades Yaese, e sugeriu que os habitantes da cidade construir um shisa de pedra para enfrentar a montanha. Eles o fizeram, e, assim, ter protegido sua aldeia de fogo desde então.


Okinawa.


Seasarmon


Na cultura das ilhas são colocados flanqueando as portas de entrada ou no telhado da frente da casa, onde eles desempenham um papel protetor como guardiões contra os maus espíritos.
Originalmente o Shisa foi colocado nos telhados de palácios, templos e outros edifícios onde potências imperiais resolvidos.
O Shisa distingue-se por animais, incluindo leão e cão muito provavelmente, como o Koma-inu, uma filial local de Fu Dogs budista chinês possui.




Na cultura Popular.



No anime Pokémon Arcanine é um Shisa. Em Digimon existe um digimon chamado Seasarmon sendo ele baseado na mitologia do Shisa.
Em Cavaleiro dos Zodíacos (Saint Seiya), a armadura de leão menor tem a aparência das estátuas do Shisa.



Retirado do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shisa

http://en.wikipedia.org/wiki/Shisa

http://japontotal.com/post/58629320619/mitologia-japonesa-los-shisa-de-okinawa-esta

http://campodocs.com/articulos-de-todos-los-temas/article_27824.html


Comentários

Top 5 da Semana

Horóscopo segundo Naruto.

Behemoth.

Behemoth ou também Beemote (בהמות em hebraico) é uma criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, 40:15–24. Ela é descrita como uma criatura gigante, sendo semelhante a um hipopótamo, em algumas descrições ele pode ser semelhante a um leão monstruoso, um Saurópode (normalmente um Braquiossauro ) ou até um touro de três chifres, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedira para matar o Leviatã , ao qual nessa batalha os dois Titãs irão morrer. O Behemoth é um dos maiores monstros criados por Deus e um dos maiores a habitar a Terra, servindo para mostrar a força de Deus e também ser o o representante da terra e o guardião dela, tendo como objetivo derrotar o Leviatã . O Behemoth é um animal herbívoro, extremamente forte, possui o corpo couraçado e ossos duros como bronze, podendo ter o deserto como seu habitat e ele é o rival do Leviatã , o Behemoth é o monstro da terra e o Leviatã é o monstro dos mares por isso a rivalidade dos dois, também existe o monstro do ar o Ziz. Diz a l...

Ziz.

  Ziz ao qual pode também ser conhecido como Renainn ou também Seqwi é uma ave gigante, podendo ser semelhante aos Grifos , dizem que suas assas podem bloquear as luzes do Sol com suas envergaduras, sua cabeça pode atingir os céus enquanto os seus tornozelos tocam o chão. As batidas de suas asas são tão fortes que elas podiam mudar a direção dos ventos, possui uma voz musical e celeste. Ele é da mitologia Judaica e representa o Ar e faz uma trindade com Behemoth representante da Terra e Leviatã representante do Mar. Ziz não possui muitos relatos na Bíblia, sendo algumas menções a ele os trechos: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16); "Eu conheço todos os pássaros das montanhas e Zīz śāday é meu" Salmos 50:11; "O javali da floresta a devasta, e Zīz śāday וְזִיז שָׂדַי se alimenta dele " Salmos 80: 13-14 Curiosidades. Acredita-se que o Ziz teria sido um...

O Dragão Branco de Olhos Azuis do Mundo da Fantasia.

(ATK - 3000 , DEF - 2500 ) Atributo: Luz Tipo: Dragão/toon Nível : 8 Número: 53183600 Tipo de efeito de uma carta (s): Convocar/Contínuo Descrição da carta: esta Carta não Pode ser Normal Summoned ou Set. esta Carta Somente Ser Pode enquanto Special Summoned "Toon World estiver" no Seu lado do campo (Tributos São requeridos para Monstros de Nível 5 ou Maior). ESTA Carta Não Pode atacar No mesmo turno e EM Que Special Summoned. Quando "Toon World" no campo É destruído, Destrua ESTA Carta. ESTA Carta Não atacar, exceto se VOCÊ Pagar 500 LPs. Se o Seu oponente Não Controla monstro Toon um, esta Carta Pode atacar Diretamente Seu oponente. Se Existir hum monstro Toon Virado para Cima nenhum lado do campo do oponente seu, você deve selecionar o monstro Toon Como Alvo de Ataque. Falando um pouco da carta: É a versão do dragão do Mundo da Fantasia, e ele possui desvios especiais de ataques e é considerado mais poderoso que o dragão original. O mesmo s...

Kamaitachi.

Kamaitachi ( 鎌 鼬 ) é um Yokai com forma de fuinha, com garras de foice afiadas. Kama significa foice e itachi, doninha. Este monstro estaria associado a cortes que as pessoas sofrem quando são atingidas por um golpe de ar frio. Este corte seria supostamente muito fraco a ponto de inicialmente não machucar, porém, invariavelmente, o corte ficaria infeccionado. Ele possuiria a forma de uma ou mais doninhas com dentes afiados como foices que cortariam suas vítimas com extrema rapidez.A primeira pessoa a conceber este yokai foi Toriyama Sekien em seu livro Gazu Hyakki Yakō ("O desfile ilustrado noite centenas de demônios"). Diz-se que o "Kamaitachi" é causado por um kami maléfico que suga o sangue humano. Ou que três doninhas se reúnem para atacar uma vítima. A primeira a derruba; a segunda corta-a com seus dentes e a terceira cicatriza o ferimento. A ferida cicatrizada pelo Kamaitachi é profunda, mas sangra muito pouco. Nos dias de hoje no Japão, o...