Pular para o conteúdo principal

Shisa.




Shisa é um leão dragão de origem chinesa, usado como um amuleto ou carranca, na província deOkinawa, ao extremo sul do Japão. As pessoas colocar pares de shisa em seus telhados ou de acompanhamento dos portões de suas casas. Acredita-se que Shisa proteja a casa dos acidentes naturais. O cão shisa ou leão é um artefato cultural de Okinawa. Eles podem ser classificados como gárgula.
São tradicionalmente usados para afastar os maus espíritos. Geralmente colocavam-se dois nos telhados das casas para protegê-las, um de boca aberta (fêmea) e outro de boca fechada (macho). A cultura de colocar Shisa sobre os telhados deu origem pelo fato de haver muitos casos de tufões.
Acredita-se que eles protegem de alguns males. A boca aberta espanta os maus espíritos, e a boca fechada mantém o bom humor em casa.
A partir do período Edo, eles passaram a ser chamados de "cães de guarda", em geral, no Japão continental. Alguns habitantes de Okinawa acreditam que a fêmea tem a boca fechada para manter o mal fora de casa, enquanto a macho tem a boca aberta para compartilhar bondade. Outros acreditam que a fêmea tem a boca fechada "manter a bondade", enquanto o macho tem a boca aberta para "afugentar o mau". Como o komainu, o shisa é uma variação dos leões guardiões ("cães Fu") a partir de China. O shisa, ou cão leão, é um artefato cultural em Okinawa. Em magia tipologia, eles também podem ser classificados como gárgula. Eles são tradicionalmente usados para afastar os maus espíritos.

A lenda do Shisa.



Quando um emissário chinês de voltar de uma viagem para o tribunal em Castelo de Shuri, ele
trouxe um presente para o rei, um colar decorado com uma estatueta de um shisa. O rei usava por baixo de suas roupas. No Naha Porto Bay, a vila de Madanbashi foi muitas vezes aterrorizada por um dragão do mar que comeram os aldeões e destruíram suas propriedades.
Um dia, o rei foi visitar a aldeia, e um desses ataques aconteceu, todo o povo correu e se escondeu.
O local, noro tinha sido dito em um sonho para instruir o rei quando ele visitou a ficar na praia e levanta a sua estatueta para o dragão, ela mandou o menino, Chiga, para dizer-lhe a mensagem.
Ele enfrentou o monstro com a estatueta erguida, e imediatamente um rugido gigante soou por toda a aldeia, um rugido tão profundo e poderoso que até mesmo balançou o dragão. Uma pedra enorme em seguida, caiu do céu e esmagou a cauda do dragão. Ele não podia mover-se, e foi morto.
Esta pedra e o corpo do dragão ficaram coberto com plantas e rodeado por árvores, e ainda pode ser visto hoje. As pessoas da cidade construiu um grande shisa de pedra para protegê-lo de espírito e outras ameaças.


Grande estátua de Shisa de Tomimori.




Na Vila de Tomimori perto de Kochinda cidade no extremo sul de Okinawa, havia muitas vezes muitos incêndios. As pessoas da área buscaram Saiouzui, um mestre de Feng Shui, para perguntar lhe por que havia tantos incêndios. Ele acreditava que eles eram por causa do poder do Mt. Nas proximidades Yaese, e sugeriu que os habitantes da cidade construir um shisa de pedra para enfrentar a montanha. Eles o fizeram, e, assim, ter protegido sua aldeia de fogo desde então.


Okinawa.


Seasarmon


Na cultura das ilhas são colocados flanqueando as portas de entrada ou no telhado da frente da casa, onde eles desempenham um papel protetor como guardiões contra os maus espíritos.
Originalmente o Shisa foi colocado nos telhados de palácios, templos e outros edifícios onde potências imperiais resolvidos.
O Shisa distingue-se por animais, incluindo leão e cão muito provavelmente, como o Koma-inu, uma filial local de Fu Dogs budista chinês possui.




Na cultura Popular.



No anime Pokémon Arcanine é um Shisa. Em Digimon existe um digimon chamado Seasarmon sendo ele baseado na mitologia do Shisa.
Em Cavaleiro dos Zodíacos (Saint Seiya), a armadura de leão menor tem a aparência das estátuas do Shisa.



Retirado do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shisa

http://en.wikipedia.org/wiki/Shisa

http://japontotal.com/post/58629320619/mitologia-japonesa-los-shisa-de-okinawa-esta

http://campodocs.com/articulos-de-todos-los-temas/article_27824.html


Comentários

Top 5 da Semana

Chicote Estrela da Manhã.

Apareceu pela primeira vez no primeiro Castlevania em 26 de setembro de 1986, com o seu usuário o grande caçador de vampiros Simon Belmont. O chicote Estrela da Manhã é uma arma recorrente que apareceu em vários jogos da série Castlevania , sendo que em alguns jogos é a forma mais poderosa do Vampire Killer . Nos jogos antigos ele era um power up em formato de cristal ou chicote que elevava sua arma para o próximo nível. O chicote Estrela da Manhã consiste numa corrente de metal mais longo que outros chicotes da série, terminando com sua ponta com uma bola de ferro de metal cheia de espinhos. Quando esse chicote encostava em criaturas das trevas , essas criaturas explodiam, sendo essa a melhor arma contra as criaturas das trevas e inclusive contra o próprio Drácula. Imagem do Google

Fênix.

A fênix ou fénix (em grego ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo. A fênix é repleta de penas vermelhas e douradas que emite raios de luz através de seu corpo e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo relata algumas lendas, como a que é contada por Ovídio, essa criatura teria nascido nas terras do Oriente e se alimentava com incenso, raízes cheirosas e óleos de bálsamo. Sendo muito comum na literatura greco-romana, essa criatura tem também sua representação registrada em diferentes bestiários do período medieval. Diferente de tantos outros animais encontrados na natureza, a fênix tinha a incrível capacidade de se reproduzir sem a necessidade de um parceiro. De fato, a concepção de ...

Jiban.

Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, da Central City, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do Dr. Igarashi e de Ayumi de um monstro do Biolon. Foi ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta. O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Armas. Maximilian: Na verdade, a Maximilian é uma junção de três armas numa só. Acoplada na perna direita de Jiban, pode disparar grandes choques em sua forma original. Na forma de pistola, a Maximilian Gun, pode disparar raios, tanto destrutivos quanto neutralizadores. E no formato de espada, Jiban aplicava o golpe derradeiro que destruia os bionóides. Era o principal trunfo do Policial de Aço, até o surgimento do Auto-Canhão. Mesmo sem o Maximilian, Jiban possui um...

Quem são os Viltrumitas?

  Para quem assim como eu assistiu a animação Invencível na Amazon e pensou o que é são os Viltrumitas? Esse post é para você !!! Os Viltrumitas são uma raça de conquistadores do planeta Viltrum, eles alcançaram a “utopia” eliminando os mais fracos na guerra civil que ocorreu em seu planeta, o objetivo deles é simples dominar os outros mundos por meio de duas opções o povo do planeta invadido se renda e se submete ao império Viltrumita entregando tributos a eles ou não se rende e tem todo o planeta destruído, toda sua espécie extinta e os recursos do planeta saqueados. Sobre Viltrum, é um planeta lindo, tem uma atmosfera rica em carbono, é duas vezes o tamanho da Terra e sua gravidade 1,25 maior que a nossa. Os recursos naturais do planeta se esgotou a muito tempo, e esse planeta é atormentada por terremotos e tempestades de metano. Características da raça. Os habitantes de Viltrum são os Viltrumitas uma raça humanoide, tem o tamanho aproximado de um humano médio, possuem um imenso...

Roupas para as crianças.