Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Reptilia;
Superordem: Dinosauria;
Ordem: Ornithischia;
Subordem: Thyreophora;
Infra ordem: Stegosauria;
Família: Stegosauridae;
Género: Stegosaurus;
Comprimento: cerca de 9 metros;
Altura: cerca de 4 metros (animal adulto);
Peso: de 2 a 4 toneladas (animal adulto);
Velocidade: de 5 a 15 km/h.
O estegossauro (Stegosaurus, do latim "lagarto telhado") foi um gênero de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico na América do Norte e em Portugal. Media no máximo 9 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesava de 2 a 4 toneladas.
Os estegossauros possuíam enormes placas ósseas nas costas, estas eram usadas tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa.
O primeiro fóssil foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico.
Marsh relatou que havia próxima à cauda um espaço oco semelhante ao de um crânio, o que levou à especulação de que os estegossauros poderiam ter centros nervosos no corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar. A hipótese de Marsh não foi, porém, comprovada, e hoje se supõe que o espaço lombar na verdade abrigaria um órgão fornecedor de glicogênio.
Curiosidades:
O Estegossauro era um dinossauro de porte médio a grande, que viveu no final do período Jurássico (de 155 a 145 milhões de anos atrás).
Possuíam dupla fileira de placas ósseas nas costas, que atingiam cerca de 80 centímetros de altura. Estas placas tinham como objetivo principal fazer a regulação da temperatura corporal do estegossauro. Quando este dinossauro precisava aquecer o corpo, bastava ficar ao sol que estas placas absorviam o calor. Já na sombra, tinha o efeito contrário.
Podiam ser verde ou marrom, sendo que as placas nas costas podiam ser da mesma cor do animal ou de cor forte (vermelha, amarela ou laranja).
Na parte final da cauda do Estegossauro havia quatro grandes espinhos. Estes serviam para proteger o animal em caso de ataque de outro dinossauro. Ao balançar a causa, estes espinhos se transformavam numa arma mortal.
O Alossauaro era o principal predador do Estegossauro.
Esqueleto.
Retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estegossauro
http://www.suapesquisa.com/dinossauros/estegossauro.htm
Comentários
Postar um comentário