Pular para o conteúdo principal

Estegossauro.



Classificação científica.

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Reptilia;

Superordem: Dinosauria;

Ordem: Ornithischia;

Subordem: Thyreophora;

Infra ordem: Stegosauria;

Família: Stegosauridae;

Género: Stegosaurus;

Comprimento: cerca de 9 metros;

Altura: cerca de 4 metros (animal adulto);

Peso: de 2 a 4 toneladas (animal adulto);

Velocidade: de 5 a 15 km/h.

O estegossauro (Stegosaurus, do latim "lagarto telhado") foi um gênero de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico na América do Norte e em Portugal. Media no máximo 9 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesava de 2 a 4 toneladas.

Os estegossauros possuíam enormes placas ósseas nas costas, estas eram usadas tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa.

O primeiro fóssil foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico.

Marsh relatou que havia próxima à cauda um espaço oco semelhante ao de um crânio, o que levou à especulação de que os estegossauros poderiam ter centros nervosos no corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar. A hipótese de Marsh não foi, porém, comprovada, e hoje se supõe que o espaço lombar na verdade abrigaria um órgão fornecedor de glicogênio.

Curiosidades:

O Estegossauro era um dinossauro de porte médio a grande, que viveu no final do período Jurássico (de 155 a 145 milhões de anos atrás).

Possuíam dupla fileira de placas ósseas nas costas, que atingiam cerca de 80 centímetros de altura. Estas placas tinham como objetivo principal fazer a regulação da temperatura corporal do estegossauro. Quando este dinossauro precisava aquecer o corpo, bastava ficar ao sol que estas placas absorviam o calor. Já na sombra, tinha o efeito contrário.

Podiam ser verde ou marrom, sendo que as placas nas costas podiam ser da mesma cor do animal ou de cor forte (vermelha, amarela ou laranja).

Na parte final da cauda do Estegossauro havia quatro grandes espinhos. Estes serviam para proteger o animal em caso de ataque de outro dinossauro. Ao balançar a causa, estes espinhos se transformavam numa arma mortal.

O Alossauaro era o principal predador do Estegossauro.


Esqueleto.



Retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estegossauro

http://www.suapesquisa.com/dinossauros/estegossauro.htm

 

Comentários

Top 5 da Semana

South Park - Triquenta (A história do Monstro do Lago Ness).

Quem são os Viltrumitas?

  Para quem assim como eu assistiu a animação Invencível na Amazon e pensou o que é são os Viltrumitas? Esse post é para você !!! Os Viltrumitas são uma raça de conquistadores do planeta Viltrum, eles alcançaram a “utopia” eliminando os mais fracos na guerra civil que ocorreu em seu planeta, o objetivo deles é simples dominar os outros mundos por meio de duas opções o povo do planeta invadido se renda e se submete ao império Viltrumita entregando tributos a eles ou não se rende e tem todo o planeta destruído, toda sua espécie extinta e os recursos do planeta saqueados. Sobre Viltrum, é um planeta lindo, tem uma atmosfera rica em carbono, é duas vezes o tamanho da Terra e sua gravidade 1,25 maior que a nossa. Os recursos naturais do planeta se esgotou a muito tempo, e esse planeta é atormentada por terremotos e tempestades de metano. Características da raça. Os habitantes de Viltrum são os Viltrumitas uma raça humanoide, tem o tamanho aproximado de um humano médio, possuem um imenso...

Fênix.

A fênix ou fénix (em grego ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo. A fênix é repleta de penas vermelhas e douradas que emite raios de luz através de seu corpo e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo relata algumas lendas, como a que é contada por Ovídio, essa criatura teria nascido nas terras do Oriente e se alimentava com incenso, raízes cheirosas e óleos de bálsamo. Sendo muito comum na literatura greco-romana, essa criatura tem também sua representação registrada em diferentes bestiários do período medieval. Diferente de tantos outros animais encontrados na natureza, a fênix tinha a incrível capacidade de se reproduzir sem a necessidade de um parceiro. De fato, a concepção de ...

Sem capas.

Espinossauro.

Classificação científica. Reino: Animalia;  Filo: Chordata;    Classe: Reptilia;  Superordem: Dinosauria;  Ordem: Saurischia;  Subordem: Theropoda;  Infraordem: Tetanurae;  Micro-ordem: Carnosauria;  Família: Spinosauridae;  Género: Spinosaurus; Época: Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás.  Peso: entre 6 e 9 toneladas;  Tamanho: 15 a 18 metros de comprimento;  Alimentação: Carnívoro;  Predadores: Não tinha. O maior dinossauro carnívoro de todos os dinossauros carnívoros com certeza foi o espinossauro. Até hoje, duas espécies de espinossauros foram encontradas, e receberam o nome da região que foram descobertas: o Spinosaurus aegyptiacus (lagarto espinha egípcio) e o Spinosaurus maroccanus (lagarto espinha marroquino). O Espinossauro (Lagarto Espinho) foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede. Viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região...