Pular para o conteúdo principal

Estegossauro.



Classificação científica.

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Reptilia;

Superordem: Dinosauria;

Ordem: Ornithischia;

Subordem: Thyreophora;

Infra ordem: Stegosauria;

Família: Stegosauridae;

Género: Stegosaurus;

Comprimento: cerca de 9 metros;

Altura: cerca de 4 metros (animal adulto);

Peso: de 2 a 4 toneladas (animal adulto);

Velocidade: de 5 a 15 km/h.

O estegossauro (Stegosaurus, do latim "lagarto telhado") foi um gênero de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico na América do Norte e em Portugal. Media no máximo 9 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesava de 2 a 4 toneladas.

Os estegossauros possuíam enormes placas ósseas nas costas, estas eram usadas tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa.

O primeiro fóssil foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico.

Marsh relatou que havia próxima à cauda um espaço oco semelhante ao de um crânio, o que levou à especulação de que os estegossauros poderiam ter centros nervosos no corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar. A hipótese de Marsh não foi, porém, comprovada, e hoje se supõe que o espaço lombar na verdade abrigaria um órgão fornecedor de glicogênio.

Curiosidades:

O Estegossauro era um dinossauro de porte médio a grande, que viveu no final do período Jurássico (de 155 a 145 milhões de anos atrás).

Possuíam dupla fileira de placas ósseas nas costas, que atingiam cerca de 80 centímetros de altura. Estas placas tinham como objetivo principal fazer a regulação da temperatura corporal do estegossauro. Quando este dinossauro precisava aquecer o corpo, bastava ficar ao sol que estas placas absorviam o calor. Já na sombra, tinha o efeito contrário.

Podiam ser verde ou marrom, sendo que as placas nas costas podiam ser da mesma cor do animal ou de cor forte (vermelha, amarela ou laranja).

Na parte final da cauda do Estegossauro havia quatro grandes espinhos. Estes serviam para proteger o animal em caso de ataque de outro dinossauro. Ao balançar a causa, estes espinhos se transformavam numa arma mortal.

O Alossauaro era o principal predador do Estegossauro.


Esqueleto.



Retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estegossauro

http://www.suapesquisa.com/dinossauros/estegossauro.htm

 

Comentários

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

O Dragão Luminoso de Olhos Azuis.

(ATK - 3000 , DEF - 2500 ) Atributo: Luz   Tipo: Dragão/efeito     Nível: 10     Número: 53347303     Tipo de efeito de uma carta (s): Convocar/Contínuo/Rápido     Descrição da carta: Está Carta Não Pode Ser Normal Summoned ou invocada virada parágrafo Baixo. Essa Carta Ser Pode Não Special Summoned exceto Por se oferecer um "Blue-Eyes Ultimate Dragon" de Seu lado do campo Como Tributo. Aumente o ATK Dessa Carta em 300 Pontos por cada monstro Tipo Dragon no seu cemitério . Você Pode negar o Efeito de Cartas Magic, Trap e de Monstros Carta essa que você designe.     Falando um pouco da carta: É a versão luminosa do Dragão, que só pode ser invocada sacrificando um dragão supremo de olhos azuis e que possui o ataque "Super Nova", que destrói tudo no duelo, este ataque necessita de tanto poder, que o dragão é destruído junto aos outros monstros.Só que para poder ser posto na batalha deve-se oferecer o dragão branco supremo.E ele ta...

Sparda.

  Sparda ( スパーダ Supāda?)    Sparda, quando pronunciada em japonês ( スパーダ Supāda?), Soa como "Espada" (Espanhol / Português: Espada), ou "Spada", que também significa espada em italiano. É um demônio poderoso que é conhecido como o "Lendário Cavaleiro das Trevas" ( 伝説 の 魔 剣士 Densetsu no Makenshi?). Dois mil anos atrás, ele "acordou para a justiça" e sozinho derrotou Mundus e suas legiões. Ao selar o submundo, sentindo seu poder tinha crescido muito forte, ele intencionalmente selou a si mesmo e seu próprio poder demoníaco dentro também.   Mais tarde, ele escapou de sua prisão e em silêncio reinou no mundo humano e continuou a preservar a harmonia. Antes de sua morte, ele ressurgiu nos dias de hoje e se casou com Eva, que deu à luz a seus filhos gêmeos, Dante e Vergil. Em seu disfarce humano, Sparda era um homem alto, bonito, com olhos azuis, um rosto jovem e penteado para trás com os cabelos brancos. Ele é mostrado usado um...

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...

Dragões.

Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano, muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como era inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de ser presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras. Origem dos mitos. Os Dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações cul...