Pular para o conteúdo principal

Estegossauro.



Classificação científica.

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Reptilia;

Superordem: Dinosauria;

Ordem: Ornithischia;

Subordem: Thyreophora;

Infra ordem: Stegosauria;

Família: Stegosauridae;

Género: Stegosaurus;

Comprimento: cerca de 9 metros;

Altura: cerca de 4 metros (animal adulto);

Peso: de 2 a 4 toneladas (animal adulto);

Velocidade: de 5 a 15 km/h.

O estegossauro (Stegosaurus, do latim "lagarto telhado") foi um gênero de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico na América do Norte e em Portugal. Media no máximo 9 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesava de 2 a 4 toneladas.

Os estegossauros possuíam enormes placas ósseas nas costas, estas eram usadas tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa.

O primeiro fóssil foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico.

Marsh relatou que havia próxima à cauda um espaço oco semelhante ao de um crânio, o que levou à especulação de que os estegossauros poderiam ter centros nervosos no corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar. A hipótese de Marsh não foi, porém, comprovada, e hoje se supõe que o espaço lombar na verdade abrigaria um órgão fornecedor de glicogênio.

Curiosidades:

O Estegossauro era um dinossauro de porte médio a grande, que viveu no final do período Jurássico (de 155 a 145 milhões de anos atrás).

Possuíam dupla fileira de placas ósseas nas costas, que atingiam cerca de 80 centímetros de altura. Estas placas tinham como objetivo principal fazer a regulação da temperatura corporal do estegossauro. Quando este dinossauro precisava aquecer o corpo, bastava ficar ao sol que estas placas absorviam o calor. Já na sombra, tinha o efeito contrário.

Podiam ser verde ou marrom, sendo que as placas nas costas podiam ser da mesma cor do animal ou de cor forte (vermelha, amarela ou laranja).

Na parte final da cauda do Estegossauro havia quatro grandes espinhos. Estes serviam para proteger o animal em caso de ataque de outro dinossauro. Ao balançar a causa, estes espinhos se transformavam numa arma mortal.

O Alossauaro era o principal predador do Estegossauro.


Esqueleto.



Retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estegossauro

http://www.suapesquisa.com/dinossauros/estegossauro.htm

 

Comentários

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

Ilusões de ótica.

Vampiro.

Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas, independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria colectiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo. Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do roma...

Behemoth.

Behemoth ou também Beemote (בהמות em hebraico) é uma criatura descrita na Bíblia, no livro de Jó, 40:15–24. Ela é descrita como uma criatura gigante, sendo semelhante a um hipopótamo, em algumas descrições ele pode ser semelhante a um leão monstruoso, um Saurópode (normalmente um Braquiossauro ) ou até um touro de três chifres, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedira para matar o Leviatã , ao qual nessa batalha os dois Titãs irão morrer. O Behemoth é um dos maiores monstros criados por Deus e um dos maiores a habitar a Terra, servindo para mostrar a força de Deus e também ser o o representante da terra e o guardião dela, tendo como objetivo derrotar o Leviatã . O Behemoth é um animal herbívoro, extremamente forte, possui o corpo couraçado e ossos duros como bronze, podendo ter o deserto como seu habitat e ele é o rival do Leviatã , o Behemoth é o monstro da terra e o Leviatã é o monstro dos mares por isso a rivalidade dos dois, também existe o monstro do ar o Ziz. Diz a l...

Enquanto isso num estúdio de tatoo.