Morrígan ou ainda como Morrígu, Mórríghean, Mór-Ríogain, é uma figura divina da mitologia irlandesa (céltica).
Essa Deusa é associada com o destino, sendo descrita como uma guerreira que tem, sobretudo, o poder de prever o futuro em batalha e o poder de mudar sua forma física. Nesse papel, ela aparece como um corvo, que sobrevoa o campo de batalha. Morrigan é equiparada às Valquírias e às Nornes da mitologia nórdica, sendo guerreiras e seres divinos que interferem no destino, respectivamente.
Morrigan é frequentemente descrita como um trio de mulheres, chamadas Morrígna. Suas integrantes variam de lenda a lenda, mas as ocorrências mais comuns são Badb (outra Deusa Corvo da Irlanda, sobrevoa o campo de batalha), Macha (Deusa pré-celta cujo símbolo também é o Corvo e o Cavalo, se alimenta dos cadáveres oriundos da batalha) e Nemain (outra Deusa, responsável por confundir os guerreiros adversários causando medo e pânico durante a batalha). Portanto, devido à essa natureza, ela também pode ser considerada Deusa Tríplice. Morrigan é uma das principais Deusas Celta e, como característica forte desta cultura, também tem o número três como sagrado.
Ela possui um vasto domínio na mitologia celta, sendo deusa da guerra, da vingança, da fertilidade, das premonições, da destruição, da morte em batalha, e da magia. Domínios que tem certa conexão. A guerra destrói, abrindo caminho para algo novo renascer. A figura da mulher, que ficava em casa curando os feridos, preocupando-se com os filhos e dando-lhes a vida, e trazendo a comida à mesa e é justamente isso que significa a sua "fertilidade", no sentido de um novo ciclo livre para florescer.
É também vista nas visões como uma metamorfa que assume ora a forma de um corvo, ora a forma de um lobo, dois dos animais sagrados da deusa.
Natureza e atributos.
Morrígan é frequentemente considerada como uma deusa trina, mas a sua suposta natureza tripla é ambígua e inconsistente. Às vezes surge como uma de três irmãs, as filhas de Ernmas: Morrígan, Badb e Macha. Morrígan, porém, muitas vezes aparece só, e seu nome por vezes é transmutado para Badb, sem a terceira "forma" mencionada. A Deusa nas mitologias celtas, e na religião da Wicca, por exemplo, pode se apresentar em suas 3 formas, ou apenas em uma, e há ainda uma face oculta, que é a da Morte. Esta metamorfose se atribui ao fato de que a existências de seres como ela é etérea, ou será como ela o desejar.
Retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Morr%C3%ADgan
http://deusas.santuariolunar.com.br/2016/03/morrigan-deusa-batalha-ciclo-vida.html
Comentários
Postar um comentário