Tifão era a personificação do terremoto e dos ventos fortes. Sendo ele tão Grande que sua cabeça tocava as estrelas e suas mãos iam do Oriente ao Ocidente e suas asas abertas eram grandes o bastante para tampar o Sol e dos seus ombros saiam 50 dragões de cada lado, seus olhos vermelhos aterrorizavam qualquer ser que olhassem diretamente para ele, sendo ele uma criatura horrenda rejeitadas pelos seus irmãos titãs.
Luta contra o Olimpo.
Tifão que nasceu com o objetivo de vingar a morte de Cronos escalou até o monte Olimpo, os deuses não conseguiram derrotar ele e fugiram assustados se transformando em animais e indo para o Egito.
Zeus enfrentou Tifão no monte Cássio, na Siria, mesmo com seus raios Zeus não foi pareô para Tifão, ao qual ao derrotar o deus cortou seus músculos e guardou junto com seus raios no antro córciro, na Cilícia guardados por Delfim um Dragão, Hermes salva Zeus antes desse ser morto por Tifão.
Zeus convence Hermes a se disfarçando de pastor, fizesse uma choupana e, com o som de sua flauta, atraísse o monstro, atraído pela música, Tifão se aproxima e Hermes finge estar assustado com os raios e o monstro, para acalmá-lo, Tifão deixa os relâmpagos numa caverna onde Zeus, fazendo baixar uma nuvem para não ser percebido, recupera suas armas e músculos.
De posse novamente de seus poderes, Zeus faz Tifão fugir para o monte Nisa onde as Parcas dão-lhe frutos que lhe diminuem a força. Ainda em fuga chega à Trácia onde pelo tanto do sangue derramado deu nome ao monte Hemos.
Ainda perseguido, vai Tifão para a Sicília e depois Itália onde Zeus lança Tifão de volta para o Tártaro, e joga o Monte Etna em cima dele, para sempre prendendo-o sob o seu peso. Dizem que ele luta constantemente por sua liberdade, causando terremotos e erupções vulcânicas.
Na cultura popular.
Tifão já apareceu no desenho do Hercules da Disney.
No jogo God Of War 2, após a Grande Guerra, Tifão foi aprisionado numa caverna. Após Gaia instruir Kratos a ir a Caverna de Tifão, o Titã se recusa a ver Kratos, e ainda prende Pegasus em uma de suas mãos, obrigando o Kratos a descer dentro da montanha. O espartano corta o olho do Titã e pega a Typhon’s Bane.
Nos Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) ele aparece em vários Spin.-off, sendo que no Gigantomachia ele se apresenta como o principal antagonista da história o rei dos gigantes que foi preso ao lado de sua espécie por Atena e Zeus no Monte Etna, na Sicília. Buscando vingança quando o selo que o prende começa a enfraquecer.
Imagem do Google.
Comentários
Postar um comentário