Pular para o conteúdo principal

Velociraptor.



Classificação científica.
 

  • Reino: Animalia;  
  • Filo: Chordata;   
  • Ordem: Saurischia;  
  • Subordem: Theropoda; 
  • Infraordem: Tetanurae;  
  • Família: Dromaeosauridae;
  • Subfamília: Velociraptorinae;  
  • Gênero: Velociraptor;  
  • Comprimento: de 1,5 a 2 metros; 
  • Altura: por volta de 75 cm (animal adulto);  
  • Peso: em média 90 quilos (animal adulto);  
  • Velocidade: conseguiam atingir 100 km/h.

Velociraptor é um gênero de dinossauros terópodes que viveram aproximadamente a 75 a 71 milhões de anos atrás, durante a última parte do período Cretáceo. Duas espécies são reconhecidas atualmente, embora outras tenham sido atribuídas no passado. A espécie-tipo é V. mongoliensis; fósseis desta espécie foram descobertos na Mongólia. A segunda espécie, V. osmolskae, foi nomeado em 2008 a partir do crânio encontrado na Mongólia Interior, China.

Menor do que outros dromaeossaurídeos como os Deinonychus e Achillobator, o Velociraptor, no entanto, compartilhou muitas das mesmas características anatômicas. Era um carnívoro bípede, emplumado com uma longa cauda e uma garra em forma de foice em cada pata traseira, que é pensado para ter sido usado para combater a presa. Velociraptor pode ser distinguido de outros dromaeossaurídeos por seu crânio longo e baixo, com um nariz voltado para cima.

Velociraptor é um membro da subfamília Velociraptorinae, um sub-grupo derivado da grande família dos Dromaeosauridae. Em taxonomia filogenética, Velociraptorinae é geralmente definido como "todas os Dromaeosaurus mais estreitamente relacionadas com o Velociraptor do que os Dromaeosaurus". Classificação dos dromaeossaurídeos é altamente variável. Originalmente, a subfamília Velociraptorinae foi construída exclusivamente para conter os Velociraptor's. Outras análises incluíram outros gêneros, os Deinonychus e Saurornitholestes.


Descoberta.


Durante uma expedição ao deserto de Gobi na Mongólia organizada pelo Museu Americano de História Natural, em 11 de agosto de 1923 Peter Kaisen recuperou o primeiro fóssil de Velociraptor conhecido pela ciência, um crânio esmagado, mas completo, com uma das garras do segundo dedo do pé. Em 1924, o presidente do museu Henry Fairfield Osborn designou o crânio e a garra como espécime-tipo do seu novo gênero, Velociraptor. Este nome é derivado das palavras em latim velox ('rápido') e raptor ('ladrão' ou 'saqueador') e refere-se ao animal da natureza cursória e dieta carnívora. Osborn nomeou a espécie-tipo de V. mongoliensis em relação com o país de origem.

Na cultura popular.


Velociraptor são bem conhecidos por seu papel no livro Jurassic Park de 1990 escrito por Michael Crichton e sua adaptação para o cinema de 1993, dirigido por Steven Spielberg.

Embora relativamente desconhecido antes do lançamento de Jurassic Park de Crichton, o Velociraptor se tornou um representante familiar de dinossauros na cultura popular após o lançamento do livro e dos filmes. Hoje a criatura e seus parentes são encontrados em inúmeras linhas de brinquedos, filmes de animação, videogames, séries de televisão e documentários. Em 1995, a cidade de Toronto nomeou a sua nova equipe de NBA de Toronto Raptors.


Esqueleto. 




Retirado do site:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Velociraptor

 
https://www.suapesquisa.com/dinossauros/velociraptor.htm     

Comentários

Top 5 da Semana

O Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos representam o Yin Yang.

Eu não sei se vocês notaram, mas o Dragão Branco de Olhos Azuis e o Dragão negro de Olhos Vermelhos podem representar o Yin Yang, o bem e o mal, o dia e a noite, etc... O Dragão Branco de Olhos Azuis representa o Yang à luz. O Dragão negro de Olhos Vermelhos representa o Yin à escuridão.     Poderia existir uma fusão para dois os juntos com o nome mais ou menos assim: Dragão do Yin Yang.

Fênix.

A fênix ou fénix (em grego ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo. A fênix é repleta de penas vermelhas e douradas que emite raios de luz através de seu corpo e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo relata algumas lendas, como a que é contada por Ovídio, essa criatura teria nascido nas terras do Oriente e se alimentava com incenso, raízes cheirosas e óleos de bálsamo. Sendo muito comum na literatura greco-romana, essa criatura tem também sua representação registrada em diferentes bestiários do período medieval. Diferente de tantos outros animais encontrados na natureza, a fênix tinha a incrível capacidade de se reproduzir sem a necessidade de um parceiro. De fato, a concepção de ...

Mamãe querida!!!

Grifo.

 Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Sua conotação é (geralmente) positiva; pois representa a águia (rainha das aves) e o leão (rei dos animais terrestres). Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata. Os grifos eram seres guardiães, que se cria guardarem tanto a cratera de vinho do deus Dioniso como o tesouro de Apolo situado no país dos Hiperbóreos, na Cítia. Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros. Figura do Grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas ...