Pular para o conteúdo principal

O sal.


Basicamente existem dois tipos de sal, um deles é o sal marinho que é extraído através da evaporação da água do mar, e o outro é o sal de rocha também conhecido como sal-gema que é retirado das minas subterrâneas que são resultantes de mares e lagos antigos que secaram.
Durante um longo tempo o sal foi considerado muito precioso para a preservação dos alimentos e foi chamado de ouro branco.
O sal em seu estado puro consiste de cloreto de sódio e é encontrado em grande quantidade na natureza, em alguns casos são adicionados a ele substâncias ou temperos para o seu uso culinário.
O Sal de cozinha, de mesa ou refinado: é o mais comum e também mais usado para preparar os alimentos; neste sal pelas leis brasileiras deve-se ser adicionado iodo para se evitar o bócio.

Tipos de sal.

Sal marinho: Existem diversos tipos, dependendo da procedência e a cor de seus cristais pode variar. Muito usado na cozinha macrobiótica.

Sal grosso: Não refinado, apresenta-se na forma em que sai da salina. Na culinária é comumente usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.

Sal light: seu teor de sódio é reduzido, sendo fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. É ideal para pessoas em dietas com restrição ao sal.

Sal kosher: Este sal contém cristais grossos e irregulares que tanto pode ser extraído de mina ou do mar, desde que seja sob supervisão de rabinos. Sendo sua granulação mais grossa, tem a preferência dos chefes de cozinha, porque adere com muito mais facilidade a superfície das carnes.

Sal de Guérande: Considerado como o melhor do mundo este sal tem sua produção artesanal. Extraído da cidade de Guérande, região da Grã-Bretanha, França, torna-se um condimento caro.

Sal defumado: Tem sabor e aroma próprios que dão um toque especial às preparações.

Sal de aipo: É um sal de mesa misturado com grãos de aipo secos e moído. É utilizado para dar melhor sabor aos grelhados de peixes, carnes e caldos consommés.

Gersal: Também muito utilizado na cozinha macrobiótica. É um sal misturado com sementes de gergelim tostadas e amassadas.

História do sal..

A historia do sal é antiga, e então vamos citar alguns de seus usos.
Os gregos e os romanos utilizavam o sal também como moeda para suas operações de compra e venda. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas.
Até o século XVIII, a ordem dos comensais num banquete era indicada em relação ao saleiro de prata maciça colocado na mesa. . No final do século XIX e começo do século XX o sal, além de ser usado como condimento e produto medicinal, passou a ser uma das matérias-primas essenciais para a indústria química e têxtil.
Desde a Idade Média os Europeus fizeram fortunas com o tempero e introduziram o hábito de consumo no Brasil a partir de 1801. Desde o inicio do século passado começou-se a associá-lo como um elemento determinante de malefícios a saúde humana, sobretudo como fator que contribui para a Hipertensão, quando usado em proporções elevadas.
Na época colonial, as "estradas de sal" eram caminhos de penetração de bandeirantes, por onde se mandavam aquele condimento às aglomerações do sertão.

Outras aplicações do sal.

O sal na sua forma natural é conhecido por sal de cozinha, sal grosso e ainda por cloreto de sódio. Tem propriedades expectorantes a alivia a tosse, auxiliando nas gripes e constipações. Por estas características o sal alivia problemas de asma.
O sal tem ainda propriedades anti-inflamatórias.
Pés inchados podem ser aliviados com uma bacia de água muito quente com um punhado de sal grosso.
O sal tem a capacidade de aliviar o cansaço muscular.
Sua falta pode acarretar a doença denominada bócio, vulgarmente conhecida pelo papo.
Os médicos aconselham que devemos reduzir o consumo de sal, para prevenir doenças no coração, principalmente a hipertensão, porém na maioria dos casos de hipertensão, a redução de sal na alimentação apenas ajuda. A elevada ingestão de sal de cozinha faz
com que o organismo retenha mais líquido e aumente seu volume, podendo elevar a pressão sanguínea causando a hipertensão que é responsável pelo infarto e a AVC (Acidente Vascular Cerebral), além disso, o excesso de sal pode também prejudicar os rins.

Algumas curiosidades sobre o sal.

*Os primeiros a extraírem o sal do oceano foram os chineses;
*O termo salário foi popularizado pelos romanos, primeiros grandes mercadores e consumidores do tempero mais popular que existe;
*Para os orientais era um símbolo de concórdia e amizade chamado de "aliança do sal". Para os hebreus era um elemento purificador;
*A mulher de Ló, segundo a Bíblia Sagrada, foi transformada numa estátua de sal;
*Desperdiçar sal na Idade Média era sinal de catástrofes. A tela de Leonardo da Vince A Última ceia retratou isso, pois Judas foi colocado frente a um saleiro tombado;
*No século XVII, avaliava-se o status para um banquete pelo lugar ocupado em relação ao saleiro de prata;
*Na região da atual Mauritânia, os mercadores africanos trocavam sal por ouro (um peso pelo outro). Na Etiópia, na África Oriental, era a moeda do reino;
*Hoje é tão barato e essencial que a maioria das pessoas não passa um dia sem ele.
* O sal é uma das riquezas típicas do nordeste, responsável por 60% da produção
Nacional. O segundo centro produtor é o estado do Rio de Janeiro.

Retirado do site:

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/2141

http://www.laboratoriolpc.com.br/compos.php?idioma=br&m=site.item&item=55

http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1725253-hist%C3%B3ria-sal/

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/sais/aplicacao.html

http://www.naturais.info/2010/11/propriedades-sal.html

http://www.viaki.com/home/saude/sal.php

Comentários

Top 5 da Semana

Ziz.

  Ziz ao qual pode também ser conhecido como Renainn ou também Seqwi é uma ave gigante, podendo ser semelhante aos Grifos , dizem que suas assas podem bloquear as luzes do Sol com suas envergaduras, sua cabeça pode atingir os céus enquanto os seus tornozelos tocam o chão. As batidas de suas asas são tão fortes que elas podiam mudar a direção dos ventos, possui uma voz musical e celeste. Ele é da mitologia Judaica e representa o Ar e faz uma trindade com Behemoth representante da Terra e Leviatã representante do Mar. Ziz não possui muitos relatos na Bíblia, sendo algumas menções a ele os trechos: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16); "Eu conheço todos os pássaros das montanhas e Zīz śāday é meu" Salmos 50:11; "O javali da floresta a devasta, e Zīz śāday וְזִיז שָׂדַי se alimenta dele " Salmos 80: 13-14 Curiosidades. Acredita-se que o Ziz teria sido um...

Motoqueiro Fantasma.

Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider no original) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Criado pelo desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich, tendo estreado em Marvel Spotlight #05 (agosto de 1972). O primeiro Motoqueiro Fantasma foi Johnny Blaze, que trabalhava num show de motociclismo de um circo antes de fazer um acordo com o demônio Mefistofelis, com o intuito de salvar seu mentor e pai adotivo, transformando-se assim no Motoqueiro Fantasma. O segundo Motoqueiro Fantasma foi Denny Ketch. O Motoqueiro surgia inicialmente logo após pôr-do-sol, ou quando seu hospedeiro experimenta um estado de grande sofrimento psicológico. A transformação é muito dolorosa, com a carne do hospedeiro derretendo para dar lugar à forma cadavérica do Motoqueiro. O Motoqueiro Fantasma não compartilha da personalidade do hospedeiro, tendo a sua própria. Ele se auto-intitula o Espírito da Vingança e persegue os criminosos que considera "pecadores". Seus poderes consistem ...

Espera ai!!!

Horóscopo Chinês Boi.

Ficha Técnica. Nome em chinês: Niu; As horas governadas pelo Boi: entre a 1 a.m. e as 3 a.m; Sentido do seu Signo: Norte-Nordeste; Princípio da estação e mês: Inverno e Janeiro; Corresponde ao Signo ocidental: Capricórnio. Personalidade do Boi. O Boi ( 牛 ) é um dos animais do ciclo de 12 anos que aparece no Zodíaco da Astrologia chinesa e no Calendário chinês. O signo do boi simboliza a prosperidade através da força e do trabalho duro. Uma pessoa nascida durante este ano será segura, calma e metódica. Um trabalhador paciente e resistente, foge à rotina e às convenções. Embora seja geralmente justo e um bom ouvinte, é difícil fazê-lo mudar de opinião porque é teimoso e tem frequentemente fortes preconceitos. Ainda por causa de seu caráter constante e verdadeiro, a pessoa do signo boi tende a ter posições de autoridade e de responsabilidade. O nativo do Boi tem tendências dinásticas. Cuidadoso e consciencioso, constrói coisas até ao fim. Esta qualidade nos seus genes tenderá a...

Meu Deus!